Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Decoração > Como organizar uma biblioteca pessoal

Como organizar uma biblioteca pessoal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Decoração
Visitas: 30
Comentários: 19
Como organizar uma biblioteca pessoal

Uma biblioteca pessoal pode ser o conjunto de coleções de todos os livros, revistas, recortes, CD’s e DVD’s que pertencem a uma pessoa. Normalmente, têm em comum os gostos e interesses individuais de cada pessoa, normalmente relacionados com o seu tipo de trabalho e com os hobbies a que se dedica.

Uma biblioteca pessoal deverá estar sempre organizada já que isso ajuda a administrar o tempo.

Mas como se organiza então uma biblioteca pessoal?

Um dos aspetos que tem de se levar em conta é aquilo que se pretende guardar. Assim, há que decidir, aquilo que é indispensável e necessário que, de acordo com as nossas necessidades e interesses, o espaço disponível que se tem para arrumação. Depois da seleção do que fica, terá de se organizar cada uma das coleções.

Numa coleção de livros, a organização vai depender em grande parte do número de livros que cada biblioteca tiver: se esta já for composta por mais de 200 livros, já se considera uma biblioteca de tamanho considerável e aqui o agrupamento dos livros deverá ser feito por grandes temas, como por exemplo Literatura, História, Filosofia, Religião, etc. Dentro de cada um destes temas, os livros deverão ser arrumados por frequência de uso e por tamanhos. Uma boa dica que pode levar em conta, é visitar uma biblioteca ou uma livraria para ver o modo como os livros se encontram organizados.

Se a coleção for mais pequena, poderá criar um código de letras e números, ou então de cores. Por exemplo, os livros de artes poderão ser organizados por A1, A2, os de filosofia por F1, F2. Ou então, escolher uma cor para cada tema. Cada livro deverá ter na sua lombada um autocolante com a codificação ou cor respetiva.

Os livros deverão ser ficar num ambiente seco que receba luz direta e com estantes abertas, que permitam que os livros respirem.

A coleção de revistas deverá ser organizada por assuntos, títulos, anos de edição e pelos números correspondentes a cada ano. Por exemplo, teremos as revistas de culinária, de turismo, de moda, de artes decorativas, de informática. Dentro de cada uma destas famílias, teremos os diversos títulos, que por sua vez se encontram divididos por anos e dentro de cada ano por número de revista. Simples, não? As revistas deverão ser acondicionadas em caixas arquivo ou em porta-revistas, com identificadores de título e por ano. Em seguida, deverão ser dispostas também em estantes

Quanto à coleção de recortes de jornais e de revistas, o ideal é serem organizados por pastas etiquetadas por assunto. Estas pastas deverão ser colocadas por ordem alfabética em estantes.

No que toca aos CD’s: estes deverão ser agrupados por géneros, e dentro de cada um de estes géneros por cantor, orquestra, conjuntos, ou qualquer outro aspeto. Diversão ser guardados verticalmente, dentro de gavetas ou então em arquivos próprios para CD’s. Estas regras aplicam-se também na coleção de DVD’s

Depois da organização física pronta, falta apenas pensar no modo como vai controlar cada uma das coleções. Aqui, poderá usar-se apenas um caderno com o registo da organização feita, uma base de dados no computador ou um arquivo com fichas. Qualquer uma das opções deverá estar sempre atualizada, de acordo com as mudanças que vai fazendo em cada uma das coleções.

Aqui ficam algumas dicas em como cuidar e manter a sua biblioteca.


Catarina Bandeira

Título: Como organizar uma biblioteca pessoal

Autor: Catarina Bandeira (todos os textos)

Visitas: 30

815 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 19 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    30-09-2014 às 22:50:21

    Que dicas sensacionais para organizar uma biblioteca pessoal. Eu quero muito ter uma na minha casa de foma bem organizada para que seja fácil encontrar tudo que quero. Uma boa divisão é excelente para separar livros, CDs, tipos de livros, etc.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    25-04-2014 às 19:10:36

    Adoraria ter uma biblioteca pessoal, assim que tiver minha própria casa, vou utilizar suas dicas. Muito obrigada, a Rua Direita agradece!

    ¬ Responder
  • gostei,gostaria de saber como evitar traças?

    21-05-2013 às 13:38:57

    como evitar traças?

    ¬ Responder
  • Jussara Rafaela

    25-02-2013 às 16:06:47

    Tenho uma biblioteca pequena ainda, no total são quase 2oo livros. Procuro mate-la muito bem organiza, mas essas dicas são muito bem-vindas.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    16-09-2012 às 21:15:22

    Sou uma leitora fiel dos melhores clássicos da literatura mundial. No entanto, não tenho uma biblioteca pessoal extensa, uma vez que tendo a recorrer a serviços públicos de bibliotecas. No entanto, os livros da minha área de estudos, a Antropologia, estão a crescer a bom ritmo, pelo que as suas dicas são bem-vindas. Julgo que o maior problema com todas as coleções é, mais do que organizá-las, mantê-las assim, daí ser necessária uma supervisão regular.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    12-09-2012 às 21:40:14

    eu tenho uma biblioteca pessoal, e está sempre muito bem organizada. contudo, aceito sempre novas dicas. para mim todos os livros são indispensáveis. tento trazer uma ordem por temas e por colecções, mas quando compro muitos de uma só vez, volta a desorganização. o pior é que a estante fica cheia num instante e tenho de estar sempre a sobrepo-los. encontram-se num sitio seco, sem probabilidade de ganhar humidade.

    ¬ Responder
  • ritarita

    06-05-2012 às 22:17:51

    olá

    ¬ Responder
  • ze godofredoze godofredo

    18-02-2012 às 01:39:22

    Você explicou O QUE FAZER e não COMO FAZER. Mas as dicas são interessantes

    ¬ Responder
  • Carlos AntakiCarlos Antaki

    27-01-2012 às 12:17:29

    @Vera Maria plaisant
    Vera, vc fez química na PUC-RJ ??

    ¬ Responder
  • Só Alegria e DiversãoConceição Alves

    24-08-2011 às 02:58:50

    Gostei do modo de explicação para ornizar uma bíblioteca, pois estou tentando montar uma pequena sala em "Sala de leitura", afim de favorecer crianças carentes,incentivando a leitura e integração social.

    ¬ Responder
  • Vera Maria plaisantVera Maria plaisant

    11-10-2010 às 15:08:48

    Quero aprender como organizar uma boblioteca9 mais simples possível), pois estou tentando organizar a biblioteca de um Centro Espírita, que possa atender a comunidade. Recebemos muitos livros por semana. A biblioteca está fechada faz algum tempo. Necessito saber por e como começar essa organização.No memento farei o trabalho sozinha. Se puderem enviar sugestões agradeço bastante.
    Atenciosamente
    Vera

    ¬ Responder
  • ERIVALDO DE JESUSERIVALDO DE JESUS

    07-05-2010 às 15:43:50

    Quero aprender como organizar uma boblioteca pois estou criando uma biblioteca comunitaria para poder a tender a nossa comunidade pois é muioto carente e distante do mundo do saber quro ajuda pois recebir uma grande quantidadfe de livraos porem não cei por onde começar.

    ¬ Responder
  • HIAOSMINHIAOSMIN

    04-03-2010 às 18:18:56

    Oi catarina, eu queria saber como é que faço para otiver um softwer livre....

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMateus

    26-02-2010 às 10:52:03

    @Jose Porfiro da Silva
    Eu uso o PMB, não exige muito do servidor e é bastante completo.
    Mas existem outros tal como:
    Biblivre
    Gnuteca
    OpenBiblio
    PHL
    PMB
    Xau!

    ¬ Responder
  • Jose Porfiro da SilvaJose Porfiro da Silva

    26-02-2010 às 04:21:44

    Gostei das dicas.
    Mas gostaria de uma indicação de qual o softwere livre mais indicado para organizar minha biblioteca.
    Faz tempo que estou procurando.

    ¬ Responder
  • marina santosmarina santos

    22-02-2010 às 19:23:35

    estou querendo organizar os livros de direitos aqui no escritório onde trabalho,estou precisando de uma pequena orientação ,pois são tantos os direitos as constiuições me ajude! fico no aguardo de uma breve resposta,pois eu tenho uma idéia mas preciso de outra opinião.

    ¬ Responder
  • MirianMirian

    24-01-2010 às 16:07:11

    Eu tenho uma quantidade de livros bem considerável, então, organizei minha biblioteca assim: (Por prateleira)
    1) Literatura brasileira (Quinhentismo, Realismo, Romantismo, etc)
    2) Autores europeus
    3) Autores Asiáticos (Oriente Médio, Extremo Oriente, etc)
    4) Autores latino americanos
    5) Estudos africanos
    6) Auto ajuda
    7) Didáticos (Português, Matemática, História, etc)
    8) Uma prateleira só para livros mais utilizados e os comprados recentemente
    9) Coleções (Que mão sejam compostas de livros muito pesados)
    9) Prateleira mais baixa (Dicionários e livros muito pesados)
    Espero que tenha ajudado a montar seu próprio critério.
    Abraços. Mirian

    ¬ Responder
  • MaristelaMaristela

    08-01-2010 às 18:04:33

    Meu armário está pequeno p/ minhas roupas, tanto que já ultilizei um espaço do armário de minha filha, faço doação das peças que não uso, e mesmo assim não consigo deixar organizado, sempre está apertado, já comprei uma comoda para por as peças de dobrar e parece que não tem jeito, poderia me dar uma orientação, por favor,obrigada

    ¬ Responder
  • vera lucia da cunhavera lucia da cunha

    09-12-2009 às 23:54:17

    Catarina obrigada pelas dicas me foram muito uteis.
    Vou organizar uma biblioteca pessoal com um acervo de mais ou menos 4500 unidades se vc tiver mais alguma dica para me ajudar ficarei eternamente agradecida

    Um grande abraço

    Vera

    ¬ Responder

Comentários - Como organizar uma biblioteca pessoal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Estratégia do arco-íris

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços
Estratégia do arco-íris\"Rua
Pessoas comuns estão a descobrir novas estratégias que supostamente fazem dinheiro rápido. Mas, a verdade da questão é que, isso é quase impossível. Ao longo de sua jornada de negociação, vai experimentar algumas vitórias e derrotas. Então, vejamos uma das estratégias que irá produzir mais vitórias do que derrotas: a estratégia do arco-íris. Esta é uma estratégia muito poderosa que qualquer um pode utilizar, especialmente novatos lá fora. Se é novo no comércio de opções binárias e gostaria de ganhar dinheiro online, esta é a estratégia ideal para si.

A estratégia do arco-íris envolve um período de 6, 14 e 26 períodos, períodos de média móvel exponencial. Estes permitem filtrar os movimentos menores no mercado e dar-lhe uma visão clara da tendência.

O mercado está numa tendência alta quando o período de 6 EMA está no topo dos 14 períodos EMA e dos 26 períodos EMA. A tendência baixa ocorre quando as EMA cruzam-se. Agora, os 26 períodos EMA devem estar no topo da EMA de 14 períodos. Em tendências altas, os comerciantes devem concentrar-se principalmente em opções de compra.

Uma opção de compra pode ser acionada quando o preço para baixo remonta à EMA 14 e começa a mover-se para cima. Uma opção de venda pode ser acionada quando o preço refaz para cima, e os períodos EMA 14 começam a mover-se para baixo.

As vantagens desta estratégia é que muitos dos sinais são precisos e não requerem muita análise para fazer um bom negócio. Com a gestão de risco adequada, pode fazer desta a sua principal estratégia. Mas, antes de tomar essa decisão, saiba que existem algumas desvantagens. O preço às vezes pode ir além dos 14 períodos de EMA. Alguns comerciantes podem não saber como reagir a isso.

Além disso, mesmo se os mercados são tendências, ainda existe a possibilidade de dar sinais falsos, mas com a gestão de riscos aplicadas, esses sinais falsos não causam muito dano. Combinar esta estratégia com coisas como Fibonacci, linhas de tendência ou médias móveis podem ajudar a reduzir as chances de perdas.

Em geral, a estratégia do arco-íris é um grande indicador. Ele faz maravilhas nos mercados de tendências e é muito fácil de usar para os comerciantes de todos os níveis. No fim de contas, é apenas uma questão de fazer uma boa gestão de risco. É uma ótima estratégia para iniciantes começarem a usar e obterem vitórias, experiência e bastante dinheiro.

Pesquisar mais textos:

Jerónimo Diogo Magalhães

Título:Estratégia do arco-íris

Autor:Jerónimo Diogo Magalhães(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios