Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Material Escritório > Carimbos autotintáveis

Carimbos autotintáveis

Visitas: 8
Comentários: 2
Carimbos autotintáveis

Os carimbos parecidos com os que utilizamos hoje surgiram em 1305 como uma criação do Rei português D. Diniz. Segundo ele, na época, para a validação de documentos oficiais, era necessário que tabeliães portugueses autenticassem os documentos com selos ou carimbos típicos de cada vila ou cidade na presença de cinco testemunhas. Esses carimbos continham o nome da vila ou cidade, o nome do Rei D. Diniz e símbolos reais. Os carimbos ficavam com um bom nomeado pelo rei com a reputação de ser um homem bom. Este homem deveria, para obter tal função, jurar fidelidade ao rei sobre os Santos Evangelhos. Contudo a ideia de marcar para dar autenticidade é bem mais antiga. Não há como determinar exatamente quando foi criada, mas nos tempos antigos adquiriu até a forma de anéis que lacravam documentos reais. Era através deste lacre ou selo ou ainda carimbo, como hoje denominamos, que o receptor de cartas e documentos verificava a veracidade dos dados.

Como todos os avanços tecnológicos, este objeto evoluiu na sua forma, peso e finalidade. Hoje o carimbo serve para reconhecer, dar prova ou autenticar informações contidas em documentos legais. Ou ainda adquire várias formas e finalidades diferentes. Atualmente qualquer pessoa pode adquirir carimbos para objetivos distintos e não somente fins legais. Entretanto a ideia do que estes selos contêm ainda é a mesma de muitos anos atrás. O que se espera sempre de um carimbo é a veracidade dos dados, sejam eles textos, números ou imagens.

Os carimbos de grande sucesso hoje são os autotintáveis ou automáticos ou ainda autotintados. Eles são máquinas pequeninas que permitem inúmeras impressões rápidas. Incorporada a cada carimbo já está a almofada. Esses tipos de carimbos permitem milhares de impressões, daí sua praticidade e funcionalidade. Dependendo do objetivo do carimbo ele adquire tamanhos variados. Os carimbos autotintáveis podem ser apresentados em várias cores e dimensões em proporção ao número de linhas desejados.

As marcas que produzem esses carimbos são muitas e cada uma delas possui códigos e características para seus carimbos autotintáveis. Os dizeres podem ser de uma a várias linhas de acordo com o desejo do cliente. É possível acrescentar o logotipo da empresa, foto, caracteres de qualquer tipo de fonte, números e data nos carimbos. Eles possibilitam, em algumas marcas, cinqüenta mil impressões, sem carregamento de tinta. Muitas empresas confeccionam os carimbos via encomenda e entregam no endereço do comprador. Há vários sites de material de escritório, vendas on-line que anunciam este tipo de carimbo. Além disso lojas de material de escritório também fornecem carimbos.

Rosana Fernandes

Título: Carimbos autotintáveis

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 8

795 

Imagem por: Creative Tools

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • joelmajoelma

    17-12-2011 às 00:40:24

    gostaria de saber se vcs vedem carimbo a prova d agua .vendo produtos comgelado ,e preciso datar.

    ¬ Responder
  • Fátima VivasFátima Vivas

    01-11-2010 às 17:08:09

    Gostaria que me ajudasse. Tenho um carimbo autotintável exausto. Já quase não carimba. Posso colocar alguma tinta nele, ou é necessário trocá-lo por um novo?
    Cumprimentos
    Fátima Vivas

    ¬ Responder

Comentários - Carimbos autotintáveis

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A arte de trabalhar a madeira

Ler próximo texto...

Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:A arte de trabalhar a madeira

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Creative Tools

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios