Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Trabalho voluntário

Trabalho voluntário

Categoria: Outros
Comentários: 1
Trabalho voluntário

Muito se fala em trabalho voluntário. Esse tipo de trabalho consiste em dedicar tempo e atenção através de uma tarefa ou função específica a pessoas que necessitem de auxílio sem receber nenhum tipo de remuneração. Há pessoas que genuinamente se dedicam de coração a este tipo de trabalho. Várias organizações não-governamentais, grupos de escola, entidades filantrópicas, igrejas e iniciativas privadas realizam projetos ou propõem atividades cujo objetivo é dar ao próximo, a companhia, a disponibilidade, a atenção, a dedicação e o conhecimento que possui.

No perfil de um voluntário devem estar as qualidades de responsabilidade, sensibilidade, solidariedade, capacidade de resolução de problemas, liderança e iniciativa. Não necessariamente todas essas qualidades, mas pelo menos algumas delas farão com que a pessoa busque este tipo de trabalho. É bastante gratificante realizar um serviço ou ajudar sem a pretensão de ganhar nada em troca, apenas na certeza de se estar fazendo a diferença para alguém.  Ao longo de um trabalho voluntário, muitas outras qualidades, que nem eram tão explícitas, são descobertas. A humildade é praticada e o amor ao próximo prevalece.

As oportunidades desse tipo de trabalho são muitas, basta tomar a iniciativa de procurar. Pode-se trabalhar nas próprias organizações internamente ou ir de encontro aos necessitados em um trabalho direto. Normalmente ao se engajar a projetos e ongs (organizações não-governamentais) que realizam este tipo de serviço, acontece uma preparação prévia feita por meio de formação de voluntários com palestras, dinâmicas e reuniões. Após há o cadastro do voluntário se realmente ele quiser realizar este tipo de trabalho e o encaminhamento para a tarefa. Em alguns projetos é possível escolher o local, o tipo de serviço e o horário das tarefas. Em outros as funções estão pré-determinadas e que se deve fazer é engajar-se a elas. Algumas dessas entidades ainda fazem um documento do voluntário, similar a uma carteira de trabalho, contendo os dados do voluntário e os trabalhos já realizados, assim como o nome das instituições e o tempo de serviço dedicado.

Para muitos, trabalho voluntário é sinônimo de amor gratuito, para outros é uma maneira de adquirir experiência e para outros ainda é uma oportunidade de realização pessoal e profissional já que muitas empresas valorizam este tipo de trabalho nos currículos dos candidatos a vagas de emprego. No entanto quem pensa em realizar trabalho voluntário apenas com o objetivo de conseguir um emprego fixo, não está no caminho correto. Os benefícios de se realizar este tipo de trabalho vêm naturalmente e devem ser consequências. Além do que quem não está pronto para doar-se ao próximo dificilmente levará essa atividade adiante.

As tarefas são muitas. Existem profissionais altamente qualificados que dedicam um espaço de tempo para realizar suas tarefas rotineiras, sem remuneração, para beneficiar pessoas que não têm condições. São o caso dos médicos, professores, assistentes sociais, psicólogos, desntistas, entre inúmeros outros especialistas. Muitos ainda não associam suas qualificações com as tarefas realzidas no voluntariados. Ou seja, médicos viram contadores de histórias, funcionárias públicas viram cozinheiras, e assim por diante. O importante é o que é realmente importante é ajudar o próximo. Como é só um instrumento. Por isso, só quem tem a sensibilidade e a humildade necessárias consegue realizar este tipo de trabalho.


Rosana Fernandes

Título: Trabalho voluntário

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • felipe

    19-02-2013 às 06:17:20

    o trabalho voluntarios é muito inportate para muitas crianças e jovem e idosos eu tenho muita vontade de fazer trabalho voluntário eu gosto de ajudar o procimo como eu fasso para me escrever para eu fazer trabalho voluntario eu tenho muita vontade de ajudar muito obrigada(o) por sua atenção

    ¬ Responder

Comentários - Trabalho voluntário

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios