Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > CAPITALISMO, SOCIALISMO OU COMUNISMO?

CAPITALISMO, SOCIALISMO OU COMUNISMO?

Categoria: Outros
Visitas: 179
CAPITALISMO, SOCIALISMO OU COMUNISMO?

Nenhum deles na essência.
O ser humano é por natureza complexo então como unificar todas as diferenças em um sistema fechado.
Todo ser humano precisa de concorrência para ativar suas aspirações, ampliar seus objetivos e aumentar a autoestima. Por este pensamento seria fácil dizer que o capitalismo é a melhor opção.

No entanto a falta de oportunidades iguais pode tornar essa concorrência totalmente desleal, levando a uma grande segregação da sociedade, entre os que têm muito e os que não têm nada. Por este pensamento seria fácil crer no socialismo.
Dizer que as pessoas gostam de ser governadas por alguém e não participar das decisões é totalmente equivocado. Então por isso poderíamos pensar em comunismo.
O importante é analisar que os seres humanos são capazes de querer todas as alternativas ao mesmo tempo, então, vejamos:

O povo poderia escolher seu governante e através de meios criados pela própria sociedade, participar ativamente das decisões mais importantes, exemplo por plebiscito.
O apoio aos mais fracos, visando levá-los ao mesmo patamar dos fortes, facilitando sua entrada na concorrência de forma mais legítima, poderia se dar através do cuidado com sua saúde e educação, dando-lhes chances concretas de vitória.
As crianças e jovens poderiam ter acesso total a história de seu país, orientação sexual, combate a toda forma de descriminação, arte, cultura, visão amplificada do mundo, além de uma forte noção das riquezas de seu país e sua valorização. O ambiente mais propício para dar esse acesso seriam as escolas e universidades.

Os ricos através de uma economia estável e do desenvolvimento podem ampliar suas riquezas, investindo, gerando empregos e fortalecendo ainda mais a economia.
A classe mediana poderia contar com a saúde pública ou particular, educação pública ou particular, tudo dependendo da sua condição em determinado momento.
Essa mistura de pensamentos e ações deveria gerar um bom modelo, então por que ele também não funciona, vejamos:

O ser humano também é egoísta e não quer deixar de ganhar tudo o que acredita ter direito, mesmo que o montante seja tão grande que se torne até imoral.
O individuo quando esta em dificuldades e alcança, com ajuda, um patamar superior, normalmente esquece a ajuda, só pensa no mérito da conquista e ainda acha que cresceu pouco.

Aqueles que não dependem muito da ajuda de políticas públicas e sim de emprego e renda, não estão dispostos a apoiar a ajuda aos mais fracos, afinal também chegaram onde estão por mérito próprio e acham que o desprovido de tudo, também pode chegar sozinho.
Refletindo sobre essas constatações gerais, porque se analisar de forma mais profunda encontraremos muitos outros pontos de interrogação, chegaremos à conclusão que o centro da questão não esta no modelo e sim nas pessoas.

E isso será impossível de resolver enquanto cada um não parar e ver o mundo como um espaço de convivência entre todos, sem dono ou habitantes preferenciais.


Maria Cecilia Barbosa de Oliveira

Título: CAPITALISMO, SOCIALISMO OU COMUNISMO?

Autor: Maria Cecilia Oliveira (todos os textos)

Visitas: 179

7 

Comentários - CAPITALISMO, SOCIALISMO OU COMUNISMO?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios