Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Música > Estilo Grunge – Musica alternativa

Estilo Grunge – Musica alternativa

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Música
Visitas: 6
Comentários: 17
Estilo Grunge – Musica alternativa

Muito se sabe sobre música e os acordes característicos de determinada musica, fazem-nos identificar bandas, sons e estilos de música. Desde o Jazz ao Pop, passando pela música clássica, pelo Blues, Salsa e até a música ligeira, o número de estilos musicais é quase impossível de ser contado. Gostos não se discutem, e é certo que mesmo que se seja um intelectual uns solos de guitarra de Jimmy Page (guitarrista de Led Zepelim) fazem o gosto a qualquer um.

Guitarra Portuguesa, Cavaquinho Brasileiro, Gaita de Foles entre tantos outros instrumentos fazem e caracterizam estilos de música, mas o casamento perfeito entre vários instrumentos em comunhão com vozes inconfundíveis fazem bandas que fazem história.

Quando já muito se achava que não se podia inventar na música e que os estilos musicais estavam definitivamente definidos, eis que surge nos anos 90 um novo estilo, por muitos considerado anarca e grito de revolta. O Grunge.

O Grunge surge em Seattle nos Estados Unidos da América no inicio da década de 90 com bandas de garagem que criavam o seu próprio ritmo e história.

Com um significado muito próprio (a palavra Grunge significa traduzida à letra, sujo – sujidade), o Grunge caracteriza-se por sons arrastados e muitas vezes descoordenados de guitarra, vozes roucas, e apresentações de tipos despenteados livres de cuidados especiais com a forma com que se apresentam.

As letras mostram-nos revolta e despertam-nos para uma sociedade viciada em consumo absurdo, vestida de preconceitos dos estratos sociais. Diz-se que sentir o Grunge é sentir a anarquia e ter a capacidade de se livrar de regras e leis e viver livre.

Com uma forte influencia no hardcore, heavy metal, e música alternativa, o Grunge conseguiu associar o espírito anarquista com a revolução hippie, tratando-se não só de um feito música histórico, mas um estilo muito próprio de vida.

É impossível não associar bandas como os Nirvana (considerados os pais do Grunge), Pearl Jam, Alice in Chains ou Stone Temple Pilots. As músicas traduzem na íntegra o que sentem e a revolta está presente em tudo o que tocam e cantam.

Musicas como “Smells like teen spirit” de Nirvana retratam exatamente a revolta e o verdadeiro sentimento de quem se sente excluído. Gritos de angústia, revolta, antissocial, sarcasmo, dor e exclusão social fazem parte deste tão único som musical. Para apreciadores e não só, o Grunge trouxe-nos músicas memoráveis e um infindável conhecimento do mais íntimo sentimento de solidão.


Carla Horta

Título: Estilo Grunge – Musica alternativa

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 6

805 

Imagem por: Giarc80HC

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 17 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-05-2014 às 19:04:31

    O estilo da música representa justamente isso: um pouco a falar sobre a sociedade que se vive. Assim como todos os outros estilos de música começaram, o Grunge, vieram das garagens! Sempre achei isso bem legal!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    07-10-2012 às 03:26:41

    Uma das principais referências do estilo Grunge, foram sem sombra de dúvida os Nirvana. Kurt Cobain, o vocalista da banda, tornou-se rapidamente um ídolo mundial, as suas letras retratavam o que muitos jovens sentiam e de forma genuína, fugindo aos principais cânones dos vocalistas da época.

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    07-10-2012 às 03:26:20

    As principais bandas Grunge tiveram uma aceitação do publico imediata, tanto a nível de compras de álbuns como na presença em concertos. Rapidamente se integrou nos movimentos jovens mais interventivos e criou novas formas de estar e viver a vida.

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    07-10-2012 às 03:26:09

    É importante perceber o sentido da música enquanto forma de expressão artísticas e contextualiza-la na época em que surgiu. O estilo Grunge é um dos estilos mais assentes na expressão de revolta dum mundo saturado, cheio de necessidade de fazer explodir sentimentos através da forma de expressão mais universal, a música.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    01-10-2012 às 18:19:10

    Pouco já ouvi falar sobre este estilo de música, o Grunge. Porém, já escutei algumas musicas deste estilo e o que mais de destaca nas músicas Grunge é a voz rouca dos cantores. Eu desconhecia o significado da palavra Grunge e agora percebo o quão diferente é este estilo musical. Como uma das principais bandas Grunge, conheço várias músicas da famosa banda Nirvana. Achei muito interessante saber um pouco mais sobre este estilo de música.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    30-09-2012 às 06:54:19

    Apesar de muita gente não gostar desse estilo de música, acho muito legal bandas como Nirvana, Pearl Jam e Stone Temple Pilots.O álbum Nevermind do Nirvana fez um sucesso tremendo alcançando em 1992 o primeiro lugar nas paradas da Bilbord americana e até hoje é considerado um clássico para os fãs desse estilo musical.Apesar do auge do grunge ter sido a década de 80 e 90, muita gente ainda é fã dessas bandas.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    27-09-2012 às 13:12:52

    Desde sempre houve uma variedade imensa de estilos musicais e ritmos diferentes e característicos de uma época ou povo.A atualidade não é uma excessão à regra pois a cada dia aparecem músicas diferentes e alternativas. Todas elas pretendem transmitir sentimentos e valores que se têm ou perderam.Há musicas que retratam a sociedade e sua política, problemas sociais ou tantos outros.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    26-09-2012 às 23:01:02

    A banda americana de rock Nirvana é uma das maiores bandas grunges já formadas na história da música.Na verdade,já foi.Atualmente,essa banda não existe mais.Porém entrou para a história juntamente com seu vocalista Kurt Cobain.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    25-09-2012 às 18:54:46

    Sinceramente e sem ofensas e males alguns, não é o meu estilo de música de todo, não aprecio vivamente este tipo de som, mas sei e tenho consciência que existem muitas bandas deste género muito famosas, muito conhecidas e seguidas dos seus fãs e espectadores, boa sorte a todos eles.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    23-09-2012 às 17:04:21

    Apesar de o grunge não ser um dos meus estilos de música favoritos, uma vez que prefiro a world music, há certamente bandas e músicas em particular que aprecio especialmente. É o caso dos Nirvana, que referiu no seu artigo (que, reconheço, denota a preferência do autor por este género de música), e do tema “Smells like teen spirit”. Também me atrai a mensagem por detrás da música grunge, com a crítica à sociedade.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoWellyton

    16-09-2012 às 04:23:34

    O GRUNGE NUNCA IRÁ MORRER

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoPriscila

    28-03-2012 às 17:32:36

    nossa o grunge foi definido em poucas palavras, mas as palavras reais,verdadeiras, certas..

    ¬ Responder
  • emily grungeemily grunge

    23-09-2011 às 18:41:01

    o GRUNGE nao morreu ainda estamos aky!!!

    ¬ Responder
  • novaselicnovaselic

    11-04-2011 às 03:00:52

    ,;,GRUNGE é o que preciso ouvir todos os dias de manhã antes de levantar....

    ¬ Responder
  • loizianeloiziane

    08-03-2011 às 17:24:13

    E um enorme prazer saber q existem pessoas que entendem de estilos musicais bons e que nunca serao esquecidos por nos, que ecreditamos que mesmo com a morte de varios artistas, dentro de nos sempre estara vivo o espirito musical.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoErico

    29-05-2010 às 00:01:41

    GRUNGE IN HEAD, estilo, modos , musicas e uma filosofia que nunca pode morrer...

    ¬ Responder
  • Felipe de Oliveira SantanaKurt

    18-01-2010 às 21:09:11

    Otimo.
    O grunge nunca vai morrer,é otimo saber q ainda existem pessoas q se importam(carla Horta)
    Abraço

    ¬ Responder

Comentários - Estilo Grunge – Musica alternativa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Imagem por: Giarc80HC

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios