Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Música > Cavaquinho de Portugal

Cavaquinho de Portugal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Música
Visitas: 10
Comentários: 11
Cavaquinho de Portugal

O cavaquinho é sem dúvida um instrumento tipicamente Português. No Minho, este instrumento é tocado em arraiais e festarolas, produzindo um som corrido.

Em conjunto com a viola, o violão e o acordeão, o cavaquinho é indispensável em qualquer festa ou romaria nortenha.

Dono de uma caixa de duplo bojo, são quatro as cordas presas a cravelhas de madeira dorsais. Com 52cm de comprimentos, este elemento musical, também conhecido por braguinha, colou moda também em Lisboa.

Diz-se que em Portugal existem dois tipos de cavaquinho. O do Minho e o de Lisboa.

Se no Minho o toque (e a forma como o cavaquinho é tocado) é feito de forma arrastada e faz lembrar arraial, em Lisboa, as coisas pouco diferem.

Associa-se aqui o cavaquinho às tunas universitárias, e à forma galanteia com que estes nos habituaram. Deferem aqui os cavaquinhos devido á altura do tampo até às cordas. Também o número destas é maior e o braço é mais largo.

Apesar de se identificarem muitas vezes só dois cavaquinhos, eles são utilizados, obviamente em outras localidades.

No Algarve também o cavaquinho é associado a serenatas e o seu uso é tão similar como em Lisboa e no Minho – para festins e bastante popular.

Na madeira, o seu molde é como o de Lisboa e do Algarve, mas muitas vezes a 1ª corda é trocada por fio de aço. Como instrumento rural, é considerado pobre (de aparência e nunca de som), mas o burguês, considera-o luxuoso devido ás madeiras com que é feito e aos adornos e trabalhados.

Há quem diga que a forma diferente com que o cavaquinho é utilizado na Madeira, influenciou a inclusão do instrumento no Brasil.

Quem nunca reparou no toque do cavaquinho num desfile de samba. Utilizado por estratos populares urbanos, o cavaquinho está presente na música brasileira como os ranchos, cateretês, choros, samba e outros. As Terras de Vera Cruz rendem-se ao cavaquinho, e transformam o seu som estridente, em perfeitos choros corridos e sentidos, num fado tão brasileiro, mas também ao ritmo do samba, este instrumento, faz sapatear a um ritmo tão verde e amarelo.

O cavaquinho chega entretanto ao Hawai. Diz-se que em 1879, quando João Fernandes desembarca em Honolulu, trazia na mão a braguinha (cavaquinho).

Apaixonados pelo som do cavaquinho, os havaianos batizaram o instrumento de “hukulele”, que significa “pulga saltadora”.

Pelo mundo, o cavaquinho tem vindo a ser cada vez mais utilizado. O seu som característico e único (como qualquer bom instrumento musical), tem apaixonado povos e sido incluído em muitos géneros de músicas.

Cada vez mais difundido e contagiante, qualquer dia ainda conseguimos ver um chinês a tocar braguinha.


Carla Horta

Título: Cavaquinho de Portugal

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 10

791 

Imagem por: midnightcomm

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 11 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-05-2014 às 19:19:09

    O som do cavaquinho é encantador mesmo. Sempre ouço as pessoas tocarem e acho bem alegre e divertido.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Bertoldo

    12-02-2013 às 06:40:18

    quero saber onde compro um cavaquinho de braco largo

    ¬ Responder
  • Bertoldo

    18-11-2012 às 00:07:47

    Como faco para comprar um cavaquinho de braco largo?

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    02-10-2012 às 07:14:51

    Meu avô recenteente em seu aniversário ganhou um cavaquinho. Acho muito legal o som que transmite e são lindos seus tamanhos. O cavaquinho de Portugal é extremamente alegre, pelo menos é o que vejo falarem, mas cada lugar possui sua própria individualidade e o legal são essas misturas. Como é bom saber tocar, isso distrai e dá uma sensação maravilhosa quando estamos tocando para alguém ou para si mesmo. Relaxa demais! Gostei do seu texto.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    01-10-2012 às 17:37:12

    O cavaquinho é um instrumento musical que faz um som agradável. Apesar de ser originalmente de Portugal, no Brasil ele é um instrumento muito popular e utilizado por várias pessoas, seja no samba, em chorinhos ou no pagode, dando um toque especial a todas as músicas. Realmente, Portugal é um país que teve e tem grande participação no cenário musical, tendo criado o cavaquinho e a tradição da música no estilo Fado. Ótimo texto, parabéns.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    30-09-2012 às 06:37:30

    Adoro som de cavaquinhos e apesar de ter surgido em Portugal, aqui no Brasil o cavaquinho se tornou um instrumento musical bem popular, sendo utilizada em chorinhos e também em sambas, dando um toque genuinamente tupiniquim nas melodias.Como se vê Portugal teve uma grande contribuição no cenário musical, apresentando o fado ao mundo e o cavaquinho também.E gostei muito da menção do chinês um dia tocar cavaquinho rs

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    26-09-2012 às 13:32:01

    O cavaquinho é muito apreciado em Portugal e em todo o mundo.Ele faz parte da cultura popular portuguesa que prima pela variedade e qualidade dos seus instrumentos.O cavaquinho é um exemplo, bem conhecido de todos e apreciado pelas melodias que transmite, associado a um sentimentalismo nobre e belo.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    24-09-2012 às 23:50:19

    Se nos até momentos prósperos é necessário preservar o nosso património único, tanto material como imaterial, conservando-o e até reinventando-o, nos momentos de crise a nível nacional como a que vivemos, a manutenção ou recuperação dessas tradições é ainda mais importante, levando-nos a não esquecer de admirar o nosso país. E o cavaquinho é um instrumento tipicamente português (como refere no início do seu texto), devendo como tal ser conservado e tocado.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    24-09-2012 às 18:30:14

    Um instrumento muito, muito popular em Portugal, e na música tradicional portuguesa, bem conhecido dos portugueses e também por outros países adversos. Um instrumento lindíssimo e com uma história fenomenal.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMarta Caseiro

    14-03-2011 às 18:07:55

    Este site não tem a informação que eu desejava...
    Não Presta....
    Por favor corrijam a informação...
    è um pouco mentira..

    ¬ Responder
  • DECIO B ARLINDODECIO B ARLINDO

    16-06-2010 às 16:59:14

    ola Carla
    esse tipo de cavaquinho o braço dele é mais largo do que costumamos usar aqui no Brasil.
    A afinação é a mesma que usamos

    Obrigado pela atenção

    ¬ Responder

Comentários - Cavaquinho de Portugal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: midnightcomm

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios