Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Música > Duran Duran sucesso nos anos 80

Duran Duran sucesso nos anos 80

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Música
Visitas: 10
Duran Duran sucesso nos anos 80

O Duran Duran é uma famosa banda inglesa que fez muito sucesso principalmente nos anos 80, sendo um dos precursores do movimento New Wave e New Romantic.

Em sua formação original tinha como integrantes Simon Le Bon ( vocal), Roger Taylor (bateria), John Taylor( baixo), Nick Rhodes ( teclados) e Andy Taylor ( guitarra).

O primeiro álbum de sucesso do Duran Duran foi lançado em 1981 e levava o mesmo nome da banda.




O álbum" Duran Duran" chegou ao terceiro lugar nas paradas da Inglaterra e em primeiro lugar em Portugal e fez o grupo ficar conhecido com vários hits como Girls on Film, Planet Earth e Careless Memories.

Em 1982 lançaram o álbum "Rio" que continha um de seus maiores hits, Save a Prayer e que muitos consideram como a responsável pela projeção definitiva da banda no cenário mundial.

Além de Save a Prayer, hits como Hungry Like the Wolf, Rio e My Own Way fizeram o Duran Duran ser apelidado de Fab Five , numa alusão aos Beatles.

O terceiro álbum da banda foi lançado em 1983 e se chamava " Seven and the Ragged Tiger", que trouxe ao mundo sucessos como The Reflex, Union of the Snake e New Moon on Monday.

Em 1984 lançaram um álbum ao vivo chamado "Arena",com a até então inédita canção "Wild Boys".

Depois disso, o Duran Duran fez uma pausa e seus integrantes tentaram projetos paralelos com grupos como Arcadia e Power Station, porém sem muito exito.

Em 1986 lançaram o álbum "Notorious" que apesar de trazer hits como Notorious, Skin Trade e A matter of feeling, trazia um Duran Duran sem o mesmo dinamismo de antes .

Em 1988 o álbum " Big Thing" mostrou ao mundo um som bem diferente do início da banda, com forte influência da house music, percetível em canções como All She Wants is e I Don´t Want Your Love.

O último álbum da banda que teve um relativo sucesso foi em 1993 intitulado "The Wedding Album" que continha sucessos como Ordinary World e Come Undone.

Atualmente a banda ainda está na ativa, teve mais álbuns lançados e realiza turnês pelo mundo, mas nada comparado ao Duran Duran dos anos 80.


Nilson Empreendedor

Título: Duran Duran sucesso nos anos 80

Autor: Nilson Empreendedor (todos os textos)

Visitas: 10

627 

Comentários - Duran Duran sucesso nos anos 80

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios