Barrancos - Os touros de morte
Esta ultima componente, dos quatro dias de festa, é a que mais atenção chama a esta celebração religiosa, sendo que faz parte da tradição da localidade. É no segundo dia das celebrações que é feita a largada inaugural de touros, realizada na improvisada ‘arena’ na Praça de Liberdade, no centro da vila.
Foi em 2002, que esta tradição passou a ser a única em Portugal a ser autorizada por um regime de exceção, que permite a morte dos touros que participam nestes eventos, a questão é porquê a exceção!? Não será este um ato de crueldade animal?
Muito poderá ser dito ou discutido em relação a este ritual anual de morte (num festival religioso com origens pagãs) , mas a realidade é que até que seja levantada esta estranha exceção concedida à vila de Barrancos, os touros de morte continuarão a existir. Cabe apenas a cada um de nós decidir em participar ou não.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Joel
28-08-2012 às 12:11:06Não entendo qual é o problema em matar os touros!
¬ Responder
Não matamos galinhas para comer? Então qual o problema de matar um touros de vez em quando? O pior de tudo é o perder de uma tradição tão bonita como a que se tem em Barrancos.