Contador de notas
A contagem de dinheiro (notas) à mão é coisa do passado. Para além do tempo que se poupa recorrendo a um contador de notas, há ainda que considerar a diminuição da probabilidade de erro. É mais provável haver erro numa contagem feita à mão do que numa contagem de máquina.
Existem contadores de notas para todos os gostos e necessidades. Obviamente que quanto mais evoluído e mais funções tiver o equipamento mais caro será.
Por exemplo, se você é um negociante e necessita de proceder à contagem de notas nas suas deslocações de negócio frequentes, então poderá optar por um contador de notas portátil. Normalmente estes dispositivos funcionam a pilhas e permitem um bom manuseamento e usabilidade mesmo em condições de luminosidade pouco favoráveis.
Como referi anteriormente, existem modelos para todas as necessidades, e quanto maior for o número de funções do contador de notas mais elevado será o seu preço. Em face disto, convém analisar aquilo que realmente precisa de forma a escolher o modelo mais adequado para o seu negócio.
As principais funções dos contadores de notas, para além de contagem de notas, incluem detecção de notas falsas, detecção do tamanho de nota, detecção de meia nota, dupla nota ou notas coladas, separação e agrupamento de notas (por valor), entre outras. Por outro lado, diferentes modelos funcionam a velocidades diferentes, levando a um maior ou menor espaço de tempo para realizar as tarefas pretendidas.
O meu conselho é que analise e defina as funções que realmente precisa e que compare preços para equipamentos similares, ou seja, com as mesmas funções, para assim fazer a melhor escolha.