Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Fontes alternativas de energia

Fontes alternativas de energia

Comentários: 12
Fontes alternativas de energia

Desde o início do século XX, o mundo tem sofrido com a exploração de seus recursos naturais, e com a poluição da atmosfera, e com a degradação do solo. O petróleo, por exemplo, tem sido uma fonte de energia, e foi tão continuamente extraído que seus poços já começam a se esgotar, pouco menos de 100 anos após o início de sua utilização efetiva. O carvão, é um recurso ainda mais antigo, também é considerado esgotável. A energia nuclear, da mesma maneira, tem nos alerta para o perigo dos resíduos radioativos. O uso das fontes tradicionais traça sua trajetória ao declínio, não só pela sua característica, mas por que é uma ameaça ao meio ambiente.

Chamamos fonte alternativa de energia na ecologia para que se ganhar um espaço cada vez maior, essa fontes que chamamos de alternativa, que não prejudica a natureza, e são renováveis, e é por isso são perenes, existe varias tipos de fontes como, por exemplo: fontes renováveis são as que inclui a energia solar, é o painel solar, célula fotovoltaica, e a energia eólica é a turbina eólica, e o cata-vento, e a energia hídrica são roda d’água, turbina aquática e a biomassa que é matéria de origem vegetal.

O Brasil já demonstrou, em foro internacional, que a sua intenção é aprimorar o uso da energia renováveis e diversificar as fontes de geração de energia, com esse compromissa reduz o risco de um novo déficit hidrológico, que em geral leva a crise e o racionamento.

Muitos vêem a geração de energia renováveis como uma iniciativa isolada, incapaz de atender à grande demanda de um país continental. Com a utilização da energia alternativa não precisa abandonar de imediato os recursos tradicionais. Já na Alemanha, por exemplo, provou que o uso das fontes renováveis pode ser útil para o estado, e para a população e ao meio ambiente. A Alemanha é responsável por cerca de um terço de toda a energia eólica instalada no mundo. Isso representa metade da potencia gerada em toda a Europa.com esse investimento permitiu aos germânicos destacarem na utilização do combustível de origem vegetal, ou seja, biomassa. É Praticamente inesgotável, a fonte de energia solar que pode ser usada na produção de energia elétrica através de painéis solares e células fotovoltaicas. Os países que a quantidade de sol é abundante durante todo o ano, isso estimular o uso do recurso. Existem duas grandes formula de usar energia solar, a passiva e a ativa.

O método ativo baseia-se em transformar os raios solares em outra forma de energia: a térmica ou a elétrica, enquanto a passiva é utilizado para aquecimento de prédios ou edifícios através de concepções e estratégias construtivas. Esta aplicação é mais comum na Europa onde o frio constante demanda opções para a calefação. Já os painéis fotovoltaicos é a mais promissora fonte de energia renováveis, pois sua principal vantagem é a quase ausência de poluição. A grande limitação dos dispositivos fotovoltaicos é seu baixo rendimento, já a outra inconveniência são os custos de produção dos painéis que são elevados, devido a pouca disponibilidade de materiais semicondutores.



Waldiney Melo

Título: Fontes alternativas de energia

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 0

778 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 12 )    recentes

  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 18:26:14

    Texto muito bom. Acredito que as melhores fontes alternativas de energias sejam a eólica e a solar, pois existem em abundância e são eternas.

    ¬ Responder
  • taistais

    22-06-2012 às 15:02:07

    muinto bom oseu trabalho

    ¬ Responder
  • hiris torlonehiris torlone

    08-04-2011 às 19:00:44

    ADOREI SUA MATERIA , ME AJUDOU MUITO COM O MEU TRABALHO DA ESCOLA !!!
    PARABENS !!!

    ¬ Responder
  • Manuella TorlonniManuella Torlonni

    07-04-2011 às 00:10:06

    Gostei muito dá matéria, pois me ajudou muito
    desde já agradeço...
    Subrinha e Cristiane Torlonni

    ¬ Responder
  • Relief Gaiaaugusto

    30-03-2011 às 18:29:28

    minha professora vai ficar feliz valeu pela dica

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBruna

    30-03-2010 às 17:05:23

    Muito Boa essa matéria!
    Me ajudou muito.
    Parabéns .

    ¬ Responder
  • palomapaloma

    12-03-2010 às 18:14:53

    o texto é muito bom eu fiquei sabendo muitas coisas que eu ñ sabia

    ¬ Responder
  • MONTENEGRO, JULIETAMONTENEGRO, JULIETA

    03-02-2010 às 19:21:41

    gostaria de saber se os Senhores dispõem de material sobre, Fontes alternativas de energia em DVD e também sobre reciclagem. Estou a procura de material para alunos de 8ª série ao Ensino Médio. Grata, pela atenção.

    ¬ Responder
  • maísa dos santosmaísa dos santos

    06-11-2009 às 12:58:21

    muito inteligente essa matéria,ainda mais para realização de trabalhos.

    ¬ Responder
  • Wagner Urbano Bravosara

    19-10-2009 às 09:43:56

    bastante interesante

    ¬ Responder
  • deboradebora

    19-09-2009 às 22:23:54

    Muito interessante o artigo. gostaria de receber mais informações sobre o assunto, se possível, pois estou trabalhando com meus alunos sobre o assunto. Obrigada

    ¬ Responder
  • Adelina KaserosAdelina Kaseros

    21-04-2009 às 19:02:47

    Agora,entendi melhor, isso veio me alerta sobre a energia.
    Obrigado pela sua explicação.
    E parabenizo toda a equipe da rua direita.

    ¬ Responder

Comentários - Fontes alternativas de energia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios