Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > O que é a reciclagem?

O que é a reciclagem?

Visitas: 2
Comentários: 4
O que é a reciclagem?

O lixo é um dos maiores problemas a nível mundial, dia após dia o lixo produzido pela população aumenta cada vez mais. Todos os dias é recolhido toneladas de lixo de industrias, residências, escritórios, fábricas, hospitais...A quantidade de lixo gerado por uma pessoa diariamente atinge à volta de 5Kg, multiplicando este valor por toda a população existente no planeta, este número atinge valores elevadíssimos.

Desta forma surge a questão: Onde colocar todo este lixo?

A reciclagem surge como uma das soluções para este problema, através desta é possível diminuir o consumo de matérias-primas, a quantidade de lixo e a poluição.

O termo “reciclagem” surgiu no ano de 1970, altura em que ocorreu a crise do petróleo e a sociedade começou a dar maior importância ás preocupações ambientais. Foi nesta década que apareceu o primeiro movimento de defesa do meio ambiente.

Podemos definir a reciclagem como um conjunto de técnicas que tem como objectivo aproveitar os detritos e voltar a utilizá-los no ciclo produtivo de que saíram, com o objectivo de reduzir a quantidade de lixo produzido. Resulta de um conjunto de actividades, das quais os materiais que têm como destino o lixo, são aproveitados, separados e processados de forma a serem utilizados como matéria prima para a fabricação de novos produtos. O produto reciclado, na maiorias das vezes é diferente do produto inicial da reciclagem.

Muitos dos materiais reciclados demoram bastante tempo a decomporem-se e a reintegrarem-se no meio ambiente, por exemplo uma garrafa de plástico pode demorar 1 milhão de anos a decompor-se.
Vários materiais podem ser aproveitados para a reciclagem, tal como o papel, o vidro, o plástico e o metal.

Este processo trás inúmeros benefícios para a preservação do nosso planeta, possibilita poupar a natureza da extracção dos recursos naturais, tal como a energia, a agua e a matéria prima, a diminuição da poluição e da quantidade de lixo que é colocada nos aterros sanitários, uma vez que 30% em peso do lixo corresponde a material que pode ser reciclado.

A reciclagem não só trás vantagem para o ambiente como também beneficia a economia e a sociedades.
Diminui a poluição nas cidades e torna mais fácil a limpeza destas, ao aumentar o tempo de vida útil dos aterros sanitários, origina novos postos de trabalho, entre outros.

E você? Já recicla o seu lixo?


Rua Direita

Título: O que é a reciclagem?

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 2

797 

Imagem por: Aine D

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãobrenda stefane

    04-07-2013 às 07:10:04

    as escolas deveriam aprofundar mais esse tema reciclagem.
    para tornar uma cidade melhor.
    inclusive a minha

    ¬ Responder
  • Gabriel

    26-02-2013 às 09:09:13

    Quero saber o que é a reciclagem

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 20:30:52

    A falta de conhecimento sobre o assunto da reciclagem reflete no acúmulo de matérias no meio ambiente. Obrigada pelas informações!

    ¬ Responder
  • rosimeire

    15-08-2012 às 20:09:27

    olá pessoal vamos reciclar e deus vai te abençoar e te dar asua grande vitória.

    ¬ Responder

Comentários - O que é a reciclagem?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os 10 melhores queijos holandeses

Ler próximo texto...

Tema: Alimentação
Os 10 melhores queijos holandeses\"Rua
Os holandeses são conhecidos como “cabeças de queijo”. A partir daí, podemos notar e concluir que não são apenas amantes de queijo, mas também grandes produtores.
O queijo está presente na Holanda há milhares de anos, desde os tempos de Júlio César, que ficou encantado com os queijos que encontrou no local. Desde então, os queijos holandeses dividem espaço com as flores como símbolo da cultura da Holanda, gerando a maior parte do combustível econômico do país.

Os holandeses fabricam 650 milhões de quilos de queijo por ano, exportando dois terços desse volume para outros países. São os maiores exportadores de queijo do mundo.
Além disso, cada cidadão da Holanda come por ano, em média, 15 quilos de queijo.

Conheça os 10 melhores tipos de queijos holandeses:

1- Queijo Gouda
O queijo recebe o nome da cidade onde é produzido e é responsável por dois terços de toda a produção de queijos da Holanda. É o mais famoso e copiado no mundo.
Trata-se de um queijo macio e cremoso, em formato circular, com os famosos furinhos no meio. Pode-se encontrar variações no tempero, como especiarias e ervas finas. Possui um nível elevado de gordura de 48%, mas que garante o sabor único, úmido e macio do queijo. É considerado um dos melhores queijos do mundo.

2- Queijo Edam
É facilmente reconhecido por possuir no seu interior a coloração amarelo claro e camadas vermelhas ou alaranjadas nas partes mais externas. Possui um sabor picante e é mais seco se comparado com o tipo Gouda. Por esses motivos, possui menos gordura, 40%.

3- Queijo Leiden
Possui menor teor de gordura em comparação com os anteriores por se tratar de leite coado na fabricação do queijo. É mais firme e robusto, com consistência mais rígida. Pode conter especiarias em seu interior. Possui maturação mais prolongada e é prensado, o que o torna mais firme. Além de conter pimenta cominho na preparação da sua massa, dando um sabor mais do que especial ao queijo.

4- Queijo Maasdammer
Queijo com sabor de nozes fabricado na cidade de Maasdam. Também possui os famosos buracos no seu interior e um sabor peculiar e distinto. Possui estrutura firme, consistente, devido a sua cura precoce, de aproximadamente quatro semanas.

5- Queijo Cablanca
Esse queijo de cabra é classificado de duas maneiras: um tipo é fresco e mole, mais suave e cremoso; o outro é semiduro e curado, semelhante ao aspecto dos queijos gouda.
Os primeiros possuem sabor agradável e leve, por serem mais frescos. Enquanto os segundos possuem sabor mais forte e cítrico.

6- Queijo Boerenkaas

Queijo feito essencialmente de forma artesanal, o que o torna um queijo único e exclusivo, além de mais caro que os demais. Pelo menos metade do leite utilizado na fabricação desse queijo deve ser originário de vacas que são criadas na própria fazenda produtora. Além disso, o restante do leite utilizado não pode ser proveniente de mais do que duas fazendas diferentes e próximas ao local original de produção do queijo.

7- Queijo Defumado
Esse tipo de queijo é um pouco diferente dos demais. É fabricado e praticamente finalizado, após isso, é derretido e novamente prensado em formato de embutidos. É geralmente vendido por fatia, em formato de linguiça.

8- Queijo de cravo da Frísia
É um queijo preparado de leite desnatado na região da Frísia.
Além do cominho, leva na fabricação da sua massa pitadas de cravo. Isso garante a esse queijo um sabor forte, seco e rústico. Sua consistência é firme.



9- Queijo Parrano
É um queijo de vaca que possui um sabor que combina com doces aromas.
É um queijo feito nos moldes dos queijos italianos, parecido com a textura do parmesão. Por isso mesmo, é bastante usado na gastronomia italiana.

10 – Queijo Graskaas

Esse queijo é especial pois é feito a partir do primeiro leite produzido pelas vacas após retornarem da pastagem, depois de passarem o inverno trancadas nos celeiros.

Pesquisar mais textos:

Filipe Mixa

Título:Os 10 melhores queijos holandeses

Autor:Filipe Mixa(todos os textos)

Imagem por: Aine D

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios