Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Pellets?!? Que é isso?

Pellets?!? Que é isso?

Visitas: 4
Comentários: 9
Pellets?!? Que é isso?

Também não sabia do que se tratava, até pesquisar e aperceber que me estava a passar ao lado uma fantástica forma de obtenção de energia térmica, de uma forma natural e ecológica.

Na verdade, pellets são uma fonte de energia renovável pertencente à classe da Biomassa. Podem ser obtidas através de vários processos, como a limpeza das florestas ou a partir de desperdícios das indústrias da madeira, como carpintarias ou serrações.

Tal como a madeira, os pellets são considerados uma energia renovável, mas cuja existência causa menos impacto ambiental que o abate de árvores para obtenção de lenha. Na verdade, após a recolha dos resíduos, estes são secos, triturados e moídos. O resultado é pó de madeira ou serrim, que será comprimido em máquinas próprias – pelletizadoras – originando um composto 100% natural, com um elevado poder calorífico – os pellets. O seu elevado poder calorífico provém da ausência de humidade.

A implementação destes sistemas em grande escala apresenta inúmeras vantagens como a possibilidade de obtenção de energia térmica, por biomassa, sem recorrer ao abate de árvores, impedindo a desflorestação; o processo de obtenção não é muito dispendioso e diminui o risco de incêndios florestais por promover a limpezas das florestas.

Em Portugal o projecto tem “pernas para andar”, já que, felizmente, grande parte do território nacional é constituído por floresta, permitindo que o país se tornasse menos dependente de outros, energicamente falando. Por todas estas razões, este recurso energético deve ser explorado, implementado em grande escala e protegido.

Outra grande vantagem dos pellets é a garantia da estabilidade dos preços, contrariamente ao que acontece com os combustíveis fósseis, cujos preços aumentam constantemente devido à sua inevitável extinção. Também por comparação a estes combustíveis, os pellets são menos poluentes, libertando menores quantidade de CO e CO2 para a atmosfera.

Contrariamente a outras energias renováveis, como a solar, esta encontra-se sempre disponível, garantindo resultados eficazes quando mais se necessita (no Inverno, por exemplo).

É um material de fácil manuseamento, de armazenamento seguro e sem riscos. Contrariamente a outras fontes de calor, não há perigo de explosão, derrame ou fugas.

Se está rendido às vantagens dos pellets, lembre-se que terá de adquirir um recuperador específico. Estes aquecem facilmente, sem cheiro ou fumo. São ideais para apartamentos, escritórios ou pequenas casas, assegurando altos níveis de segurança e conforto. Poderá adquirir pellets em sacos de 15 ou 30Kg, conforme as suas necessidades e capacidade de transporte e armazenamento.



Cláudia Bandeira

Título: Pellets?!? Que é isso?

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 4

784 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 19:12:05

    Nunca tinha ouvido falar desse meio de fonte alternativa de energia renovável. Muito interessante, pois diversas são as formas de se livrar do grande vilão “ouro negro” (petróleo), que só tem contribuído de maneira negativa para o mundo e o meio ambiente.

    ¬ Responder
  • jose santosjose santos

    14-07-2011 às 14:19:16

    moro em valongo gostava saber onde posso comprar as peleets uma ves que ja tenho a salamandra

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarlos Coelho

    30-01-2011 às 19:38:55

    Com o aumento desenfreado do consumo de pellts, o que acontecerá ás florestas? Os residuos serão suficientes? Não iremos cair na destruição massiva de florestas para alimentar a procura das pellts?
    E o preço, mais procura = mais aumento?
    E as cinzas, o que se faz ás cinzas? Como ainda não existe Cinzão vão para o Pilhão?

    ¬ Responder
  • PedroPedro

    29-11-2010 às 19:25:57

    Vou instalar uma caldeira de Pellets e gostaria na zona de Mafra se existia Fornecedores

    ¬ Responder
  • Joaquim Carneiro

    24-11-2010 às 20:25:50

    comprei uma caldeira a pellets e estou muito contente com o seu rendimento mas acho os pellets muito caros.Qual o preço medio de um saco de 15 kg, estou a comprar a 3.50 o saco. E caro ou barato?

    ¬ Responder
  • mariomario

    23-03-2010 às 12:37:30

    Produção
    Tal como a lenha, os Pellets são produzidos com resíduos de madeira natural com o formato de pequenos cilindros de madeira.
    A sua produção é feita a partir de madeira limpa resultante da limpeza das florestas e de desperdícios da indústria madeireira (biomassas) que depois de recolhidos triturados e secos, se transformam num produto "serrim"que é comprimido a alta pressão e temperatura de modo a eliminar o máximo de resinas e humidade, para obter o formato final. O resultado é uma matéria 100% natural, com um elevado poder calorífico, estima-se que 3 vezes mais que a lenha normal. Não são usadas restos de madeira com resíduos de colas tintas ou vernizes etc. (Estes sim. São usados no fabrico de Brikets).
    Fonte: http://pellets.blogs.sapo.pt

    ¬ Responder
  • jorge luiz leitejorge luiz leite

    22-02-2010 às 01:48:19

    Num sistema de aquecimento ciclo térmico que trabalha com uma temperatura média de 200 graus na substituição da lenha o PELLTS atenderia a um custo inferios ao GLP?

    ¬ Responder
  • Alcides Brum JuniorAlcides Brum Junior

    14-12-2009 às 11:52:31

    Por gentileza ,qual a diferença entre pellets e briquetes?
    Grato

    ¬ Responder
  • Antonio RamalhoAntonio Ramalho

    21-10-2009 às 00:09:31

    Vou instalar uma caldeira a pellets gostava de saber se ha muitos fornecedores e se são competitivos ou não? Como por exemplo na qualidade e no preço.

    ¬ Responder

Comentários - Pellets?!? Que é isso?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O Mito da Entrevista de Emprego

Ler próximo texto...

Tema: Empresariais
O Mito da Entrevista de Emprego\"Rua
Aguardando há meses pela oportunidade de um novo emprego e após ser aprovado em várias etapas do processo de seleção eis que surge um empecilho: a entrevista de emprego.

Diversas dúvidas passam pela cabeça do candidato como o que vestir, como sentar-se, qual o tom de voz adequado, o que o entrevistador espera como resposta e como impressioná-lo provando ser a pessoa certa para a vaga a ser ocupada.

A verdade é que não há regra que garanta o sucesso em uma entrevista, porém, algumas atitudes e cuidados precisam ser tomados. Abaixo seguem 10 dicas que auxiliarão o candidato enfrentar essa fase do processo de seletivo de forma mais segura, não importando a área ou cargo pretendido.

1. Seja pontual. A pontualidade é uma forma de demonstrar respeito, consideração e compromisso com a empresa, porém, ser pontual não significa ser precipitado, chegando com muito tempo de antecedência. Para isso programe-se: quanto tempo você levará para chegar até o local combinado para a entrevista? E se houver algum tipo de atraso? Programe-se para que os prazos possam ser cumpridos. Se o atraso for inevitável entre em contato com a empresa e explique o motivo para o mesmo solicitando a possibilidade de remarcar o compromisso.

2. Vista-se de maneira condizente ao cargo que irá ocupar. Mesmo parecendo ser uma superficialidade, a forma como o candidato se veste pode influenciar a decisão do entrevistador, portanto, causar uma boa impressão é essencial. Para isso pesquise o perfil da empresa, se possível observe a forma como os funcionários se vestem e use na entrevista algo um pouco mais formal do que usaria todos os dias para ir ao trabalho.

3. Zele por uma boa aparência. Como descrito acima causar uma boa impressão é essencial, dessa forma, a higiene pessoal é indispensável. Vale ressaltar que perfumes e maquiagem exagerados são pontos negativos em uma entrevista.

4. Tenha em mente suas principais realizações profissionais e as evidencie. Quais os principais desafios que essas lhe trouxeram e o que aprendeu em cada uma delas. Se é seu primeiro emprego vale ressaltar suas experiências escolares e acadêmicas como trabalhos em grupos, projetos realizados, programas de estágio e trainee.

5. Tenha atitudes positivas. Um método de entrevista consiste em perguntas aparentemente absurdas que não possuem, necessariamente, respostas prontas. O que ele deseja na verdade é avaliar seu raciocínio lógico, portanto, seja criativo, argumente e crie estratégias para sair dessa saia justa.

6. Seja genuíno e autentico. Mesmo estando sob pressão seja você na entrevista. Não minta nem use máscaras. O recrutador provavelmente perceberá que você não está sendo sincero.

7. Tenha argumentos. “Por que você quer trabalhar aqui?” ou “Quais serão suas contribuições para essa empresa?” são perguntas básicas em uma entrevista de empregos. Portanto, tenha bons argumentos para esses questionamentos.

8. Mostre-se interessado. Faça perguntas plausíveis ao entrevistador.

9. Seja gentil e educado a todo o momento. Muitas empresas costumam analisar o candidato no momento em que esse inicia o processo seletivo.

10. Mostre-se confiante. Se você fará a entrevista de emprego é porque já passou por outras fases do processo seletivo, ou seja, tem muitos pontos a seu favor. Acredite no seu potencial .

Outros textos do autor:
O Mito da Entrevista de Emprego

Pesquisar mais textos:

Mabelly Venson

Título:O Mito da Entrevista de Emprego

Autor:Mabelly Venson(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios