Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > O Contrato de Casamento

O Contrato de Casamento

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Eventos
O Contrato de Casamento

Claro e muito naturalmente que quando se fala em casamento, imaginamos a noiva com um bonito vestido, o noivo ansioso, os pais de ambos emotivos e os convidados felizes. Imaginamos a cerimónia, a festa, a banda, o atirar do bouquet. A nossa lama lírica e o sangue fadista que trazemos na nossa essência, fazem-nos pensar no casamento como uma festa, uma partilha, um grande amor e acima de tudo uma eterna felicidade. No entanto e se perguntar aos noivos se sabem o que estão a assinar no ato do casamento e o quer dizer a assinatura dos papeis que nos colocam à frente quando estamos deslumbrados com as alianças novas no dedo, a maioria não sabe. Para que não hajam duvidas e para que saiba o que está a assinar, aqui vão algumas informações sobre os diferentes regimes de casamento previstos na Lei Portuguesa. Ora vamos a isto:

Antes de mais saiba que em Portugal a designação de casamento civil. Diz o artigo 1577 do Código Português que o casamento é um contrato celebrado entre duas pessoas que pretendam constituir família mediante uma plena comunhão de vida. A idade mínima para casar é de 18 anos.

Quanto a regimes, existem 3. O Regime Geral de Bens, designa que todos os bens de ambos os noivos passem a pertencer ao casal. Isto significa que tudo aquilo que foi construído a nível financeiro, monetário, mobiliário ou imobiliário passará a pertencer aos 2 depois do casamento. Nesta situação e em caso de divorcio, será dividido pelos 2 nubentes.
Quanto ao Regime de Comunhão de Bens Adquiridos, o nome diz tudo. Todos os bens adquiridos antes do casamento pertencem a cada um dos nubentes, mas os adquiridos durante o casamento pertencem aos dois.

No Regime de Separação de Bens o casamento não vai intervir em nada no que diga respeito a bens. Quer os que tenha adquirido antes do casamento como todos aqueles adquiridos durante o mesmo. Existem casos em que este casamento é obrigatório como em casos de um dos noivos ter 60 ou mais anos.

O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo passou a ser possível desde junho de 2010, mas desde há uns anos que era possível comprovar e afirmar em sede fiscal a União de facto entre homossexuais.

Quanto ao divorcio, esse só foi possível em Portugal em 1910. Mas afinal, aqui só estamos a falar de casamentos. Para isso veja em que regime deve casar e estude aquilo que assina. Um casamento pode ser um mar de rosas, mas terá sempre de ser navegado a 2, pelo que para tudo dar certo, una-se com a alma do seu amado. Um papel será sempre um papel.


Carla Horta

Título: O Contrato de Casamento

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

671 

Comentários - O Contrato de Casamento

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios