Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > Rituais de passagem: o que são?

Rituais de passagem: o que são?

Categoria: Eventos
Visitas: 23
Comentários: 8
Rituais de passagem: o que são?

Os rituais de passagem sempre fizeram parte da vida do homem. Eles estão presentes em vários aspectos da existência humana. Desde aspectos biológicos, aos emocionais, passando pelos culturais. Os rituais ou ritos de passagem constituem-se em ciclos que se interrompem dando lugar a outros que se iniciam.

Fisiologicamente passamos por vários ciclos que se interrompem bem definidos: a infância, ciclo de intensa aprendizagem, a juventude, ciclo de descobertas intensas, a vida adulta com seus obstáculos e privações e, por fim, a maturidade e seus medos e transformações. Emocionalmente os ciclos se interrompem e se iniciam frequentemente. Um relacionamento que acaba, a perda de um emprego, o afastamento de um ente querido face à morte, a convivência com uma doença crônica são exemplos de ciclos e situações que modificam o percurso de vida.

Culturalmente os rituais de passagem são formas de organização de vida. São eventos cuja marca é a repetição. As sociedades são recheadas desses ritos. Eles transformam as percepções de mundo e criam novas realidades. Através das repetições se cria familiaridades com estes eventos, sabendo o que vai acontecer e esperando pela própria vez de passar por eles.

Na sociedade contemporânea atual, assim como na antiga, os rituais de passagem são variados e numerosos. Existem os ritos religiosos, como por exemplo, o batismo, a eucaristia, o casamento. Todos envoltos em crenças espirituais e celebrações eucarísticas. Há também os rituais acadêmicos, formaturas de educação infantil, formaturas de conclusão de cursos, formatura de graduação. Todos compostos por repetições e coesão social. Os rituais de enlace são bastante tradicionais, como as bodas de ouro, prata e demais. Nesses rituais de passagem o amor é celebrado e os sentimentos são compartilhados.

Um ciclo biológico que gerou um ritual social é a festa de quinze anos de uma menina. Ele representa a passagem da infância à puberdade dessa menina. Há a clássica metáfora da passagem da sandália infantil para o sapato de salto alto entre outras formalidades, todas ricas em simbologia e significados.

Os rituais de passagem são formalidades que apresentam formas de organização da vida pessoal, mostrando a metamorfose biológica, cultural, social, religiosa e cultural de cada um. Nesses ritos a repetição de ações, gestos, cenas e palavras garantem segurança e interação social. Neles são celebrados sentimentos como a solidariedade e a valorização das capacidades e das conquistas individuais.

Geralmente, durante esses rituais há a presença de testemunhas, juízes e representantes religiosos que dão a veracidade ao ritual e a presença de familiares e amigos para também testemunharem e compartilharem desses momentos marcantes e especiais. Através da repetição e da formalidade, elaboradas e determinadas pelos grupos sociais, os rituais demonstram a ordem, a promessa de continuidade e a passagem para uma nova fase.


Rosana Fernandes

Título: Rituais de passagem: o que são?

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 23

798 

Imagem por: Carolina Gonzalez

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 8 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoADM

    10-11-2014 às 13:41:43

    Otima explicação!!!!Me ajudou muito.

    ¬ Responder
  • Rafaela CoronelRafaela

    27-08-2014 às 05:12:41

    Esses rituais de passagem fazem parte de um momento muito especial e importante. É como se registrassem para sempre na nossa memória. Adorwi o texto e aprendi bastante!

    ¬ Responder
  • Délcio Feliciano Chiumbo

    05-03-2014 às 16:59:58

    Tudo interessante.adorei

    ¬ Responder
  • Délcio Feliciano Chiumbo

    05-03-2014 às 16:57:43

    Tudo interessante.adorei

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFro

    08-05-2013 às 12:04:07

    adooreei me ajudou bastante em um trabalho de rituais!!!!

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    15-09-2012 às 23:20:42

    Um dos rituais mais conhecidos é o bar Mitzvá. Acontece na comunidade judaica. Quando um jovem completa uma determinada idade, passam com este ritual a fazer parte integrante e a tornar-se membro da comunidade. nas raparigas é com 12 anos e um dia e nos rapazes é quando completam 13 anos e um dia. Aprendem a lei judaica e a festa é um comemoração única na vida dos jovens.

    ¬ Responder
  • Carlos Fabiano da SilvaCarlos Fabiano da Silva

    24-05-2011 às 14:06:33

    Bom, gostei muito da explicação em relação ao tema "rituais de passagem". Me ajudou na apresentação de um trabalho.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDuda

    14-02-2010 às 19:54:54

    Adorei amiga!!! Bjs...

    ¬ Responder

Comentários - Rituais de passagem: o que são?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: Carolina Gonzalez

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios