Rituais de passagem: o que são?
Fisiologicamente passamos por vários ciclos que se interrompem bem definidos: a infância, ciclo de intensa aprendizagem, a juventude, ciclo de descobertas intensas, a vida adulta com seus obstáculos e privações e, por fim, a maturidade e seus medos e transformações. Emocionalmente os ciclos se interrompem e se iniciam frequentemente. Um relacionamento que acaba, a perda de um emprego, o afastamento de um ente querido face à morte, a convivência com uma doença crônica são exemplos de ciclos e situações que modificam o percurso de vida.
Culturalmente os rituais de passagem são formas de organização de vida. São eventos cuja marca é a repetição. As sociedades são recheadas desses ritos. Eles transformam as percepções de mundo e criam novas realidades. Através das repetições se cria familiaridades com estes eventos, sabendo o que vai acontecer e esperando pela própria vez de passar por eles.
Na sociedade contemporânea atual, assim como na antiga, os rituais de passagem são variados e numerosos. Existem os ritos religiosos, como por exemplo, o batismo, a eucaristia, o casamento. Todos envoltos em crenças espirituais e celebrações eucarísticas. Há também os rituais acadêmicos, formaturas de educação infantil, formaturas de conclusão de cursos, formatura de graduação. Todos compostos por repetições e coesão social. Os rituais de enlace são bastante tradicionais, como as bodas de ouro, prata e demais. Nesses rituais de passagem o amor é celebrado e os sentimentos são compartilhados.
Um ciclo biológico que gerou um ritual social é a festa de quinze anos de uma menina. Ele representa a passagem da infância à puberdade dessa menina. Há a clássica metáfora da passagem da sandália infantil para o sapato de salto alto entre outras formalidades, todas ricas em simbologia e significados.
Geralmente, durante esses rituais há a presença de testemunhas, juízes e representantes religiosos que dão a veracidade ao ritual e a presença de familiares e amigos para também testemunharem e compartilharem desses momentos marcantes e especiais. Através da repetição e da formalidade, elaboradas e determinadas pelos grupos sociais, os rituais demonstram a ordem, a promessa de continuidade e a passagem para uma nova fase.
Comentários ( 8 ) recentes
- ADM
10-11-2014 às 13:41:43Otima explicação!!!!Me ajudou muito.
¬ Responder - Rafaela
27-08-2014 às 05:12:41Esses rituais de passagem fazem parte de um momento muito especial e importante. É como se registrassem para sempre na nossa memória. Adorwi o texto e aprendi bastante!
¬ Responder - Délcio Feliciano Chiumbo
05-03-2014 às 16:59:58Tudo interessante.adorei
¬ Responder - Délcio Feliciano Chiumbo
05-03-2014 às 16:57:43Tudo interessante.adorei
¬ Responder - Fro
08-05-2013 às 12:04:07adooreei me ajudou bastante em um trabalho de rituais!!!!
¬ Responder - Carla Horta
15-09-2012 às 23:20:42Um dos rituais mais conhecidos é o bar Mitzvá. Acontece na comunidade judaica. Quando um jovem completa uma determinada idade, passam com este ritual a fazer parte integrante e a tornar-se membro da comunidade. nas raparigas é com 12 anos e um dia e nos rapazes é quando completam 13 anos e um dia. Aprendem a lei judaica e a festa é um comemoração única na vida dos jovens.
¬ Responder - Carlos Fabiano da Silva
24-05-2011 às 14:06:33Bom, gostei muito da explicação em relação ao tema "rituais de passagem". Me ajudou na apresentação de um trabalho.
¬ Responder - Duda
14-02-2010 às 19:54:54Adorei amiga!!! Bjs...
¬ Responder