Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Qual a altura certa para pedir um aumento?

Qual a altura certa para pedir um aumento?

Categoria: Empresariais
Comentários: 1
Qual a altura certa para pedir um aumento?

Todo trabalhador almeja valorização profissional, promoção e recompensa. Contudo nem todos são dignos desse merecimento. Assim como há inúmeros excelentes profissionais, há os que realizam suas funções de forma não satisfatória e ainda alegam excesso de tarefas. Para receber mais valorização, especialmente financeira, é preciso estar bem atento ao entorno, ao tipo de empresa em que se está, as reais funções que se deveria realizar e as que se realiza de fato e ao ambiente profissional, assim como ao mercado de trabalho para aí sim, a partir de uma reflexão externa e de uma autorreflexão, poder tomar alguma atitude para solicitar uma valorização profissional como um aumento de salário, por exemplo.

Muitos gestores reclamam de profissionais que solicitam aumento salarial sem ao menos argumentar ou o que é pior pedem esse aumento com a argumentação de que são bons funcionários, assíduos e responsáveis. Todavia essas são as características mínimas de um bom profissional. Isso é o que se espera quando se contrata alguém. Portanto, alegar, diante do chefe ou do superior, ser um bom funcionário não é justificativa plausível para conseguir um aumento no final do mês. Profissionais que alegam problemas pessoais como justificativa para o pedido de aumento também não são, geralmente, bem recebidos pelos gestores. Dependendo da empresa não se pode e nem se deve misturar profissional com pessoal.

O diferencial nesse aspecto é ser líder, empreendedor, fazer e ser para a empresa um diferencial. As instituições estão em busca de trabalhadores que possam assumir suas funções e ir além, fazer a diferença para a empresa. Profissionais que não se acomodam nas suas funções, que sabem ser disponíveis, pessoas inteligentes emocionalmente que consigam perceber aonde podem atuar e ajudar além das suas funções. Trabalhadores com estas qualidades dificilmente não receberão um aumento ou uma promoção ao solicitá-las.

Para saber o momento certo de solicitar um aumento salarial então é preciso se estar ciente das próprias capacidades, funções e rendimentos na empresa. Realizar bem as funções pelas quais foi contrato não é uma justificativa para solicitar aumento, é uma obrigação do trabalhador. Contudo ao realizar suas atividades convencionais e ainda outras mais, de forma eficaz e satisfatória, é possível pensar em solicitar um aumento. Afinal haverá argumentos concretos para essa requisição. É importante mostrar ao chefe que o funcionário está fazendo a diferença, vestindo a camiseta da empresa em prol do sucesso e do bem-estar do empreendimento.

Entretanto é preciso tomar alguns cuidados ao solicitar ao chefe essa tal valorização. Evitar a conversa na frente de outros colegas é prudente. Também é importante nesse momento saber se a empresa não passa por um momento de crise financeira. O que geraria um mal-estar já que diante de tamanho problema a gestão não estaria nem cogitando aumento salarial a ninguém, quanto mais a um funcionário que viesse pedi-lo. Em caso de demissões, então, não é apropriado chegar com um pedido de valorização salarial. Nesse caso é melhor auxiliar a empresa na superação da crise e aguardar o momento mais apropriado para fazer essa solicitação.

Em caso de se constituir o momento da solicitação de aumento, é bom também verificar antes se o gestor não está em algum momento de crise emocional. Ver o estado do chefe no dia do pedido também é adequado para evitar respostas negativas. E, quando tudo está propício para o recebimento dessa valorização e o gestor não reconhece esse momento, recusando o pedido, é preciso manter a calma, continuar realizando suas funções normalmente e aguardar um próximo momento, sem insistir, em que naturalmente essa valorização virá.


Rosana Fernandes

Título: Qual a altura certa para pedir um aumento?

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

763 

Imagem por: poolie

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    09-07-2014 às 20:32:20

    Se a pessoa se mostracompetente, dedicada e com todo o gás no trabalho, pedir aumento é louvável. A hora certa é quando o chefe tá de bom humor..srsrrs. Agora, se o chefe não reconhece, daí é melhor partir para outra, pois ele jamais vai te dar um aumento, nem que se dê ao máximo às tarefas.

    ¬ Responder

Comentários - Qual a altura certa para pedir um aumento?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: poolie

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios