Vídeo currículo começa a ser alternativa...
O crescente aumento do desemprego tem gerado uma grande concorrência. Se está à procura de emprego, sabe que existem diversas pessoas na mesma situação que a sua. Por isso, para ser o eleito para determinado posto a que concorre, é imperativo que se destaque dos demais, por isso não tenha receio em mostrar o seu potencial e inove.
Cada vez mais na moda, os vídeo currículos, são já um sucesso nos Estados Unidos e no Brasil. Esta ferramenta de apresentação é vista pelos especialistas em Recursos Humanos, como uma mais-valia, principalmente para candidaturas em empresas que valorizem a inovação e a tecnologia. Porém, adapta-se a todas as áreas, porque facilita no processo de seleção, já que o empregador fica logo com uma primeira impressão do candidato, sem precisar de o entrevistar. Até porque em alguns casos, pode não estar perto do local a que concorre e com um simples clip, dá-se a conhecer, nem que esteja a vários quilómetros de distância. E se lhe parece que fazer um vídeo currículo é complicado, nós damos-lhe algumas dicas que o vão ajudar a acabar com a sua reticência.
Depois lembre-se que deve fazer uma apresentação simples e concisa que não ultrapasse um minuto. Deve falar de forma natural, sem parecer que está a ler ou que tinha decorado um texto. Siga o caminho traçado no currículo comum, destacando os últimos empregos e as especializações, tendo sempre em conta o cargo para o qual se candidata. Mantenha uma postura direita, sorria, tenha uma apresentação cuidada, não sendo demasiado formal e escolha um cenário neutro. Se não ficar contente com a gravação, repita as vezes que achar necessárias, até que se sinta satisfeito com o resultado.
Evite enviar o vídeo por correio eletrónico, para não sobrecarregar a caixa de mensagens do selecionador, opte por colocar a gravação num site, como por exemplo no Youtube, e envie o link no próprio currículo convencional. Lembre-se que com um currículo vídeo, estará a mostrar a sua essência.
O único inconveniente é que se fizer má figura, pode ser eliminado logo à partida. Mesmo assim, não acha que vale a pena arriscar? É que por mais que se queira demover desta ideia, lembre-se que “uma imagem vale mais que mil palavras”…
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Briana
02-07-2014 às 18:30:46Muito bom! Não sabia que havia mais essa novidade no mercado, realmente, está bem complicado conseguir um trabalho, há muita concorrência. Mas, o vídeo para ser apresentado é preciso treinar muito, fazer edição e saber usar as palavras.
¬ Responder - Ademir Lopes
02-07-2009 às 20:45:16Gostei do seu site....
¬ Responder