Um Curriculum Vitae Perfeito
No entanto, quando nos sentamos e começamos a executá-lo, a tarefa não se mostra tão fácil quanto esperado.
Ao ajudá-lo nesta tarefa, que acredite, pode tornar-se complicada, apresentam-se alguns truques e dicas.
A expressão curriculum vitae tem origem latina e significa Currículo da Vida (história da vida).
Quando iniciar o seu curriculum, faça uns quantos apontamentos num papel, relativamente a dados profissionais e académicos.
O curriculum deverá ser feito no computador, com letra dita normal (arial ou times new roman – tamanho 10 ou 12), de cor preta.
Um curriculum não deverá ser extenso nem maçudo. Se é detentor de muitas experiencias profissionais, tente resumi-las de forma, a que não demonstre vaidade excessiva. O ideal são 2 ou 3 folhas.
Inicie o curriculum com a sua apresentação pessoal. Nome, morada, contactos e se é portador de carta de condução (e a categoria a que corresponde).
Relativamente aos dados académicos, indique o estabelecimento de ensino frequentado, a data de inicio e de fim de curso, e se obteve boas notas, é fundamental que inclua a sua média.
De seguida, indique a sua experiencia profissional. O que fez, durante quanto tempo e onde. Indicar a função e descrição das tarefas é fundamental. Se ainda não teve qualquer tipo de experiencia profissional, coloque outras atividades (por exemplo trabalhos de férias) que julgue serem favoráveis.
Formação profissional é diferente de formação académica. Entende-se por formação profissional alguns cursos que tenha frequentado.
Todos os acontecimentos deverão ser indicados por ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo.
Use palavras ativas e positivas. Não quererá que o seu possível futuro patrão, o julgue negativo e sem autoestima.
Tenha consigo cópias de habilitações académicas e cursos que tenha tirado. Se fez ou faz voluntariado, também é importante que as possa comprovar por documentos. Se faz pratica atividades fora do trabalho que manifestem interesse intelectual, comprove-os também, pois isto causará sempre uma boa impressão. Estes documentos só deverão ser entregues numa entrevista e se o entrevistador mostrar curiosidade. Deixe-lhe as cópias se este assim o solicitar.
Lembre-se que o seu curriculum vitae é o seu cartão de visita. Muitas vezes, os curriculum vitae são enviados por correio ou por e:mail, pelo que a sua apresentação deverá ser a melhor. Apresente-se da melhor forma e bom trabalho!
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Luene
10-07-2014 às 23:49:55Fantásticas dicas de como ter um curriculum vitae perfeito. Acredito que deve ser o mais sucinto possível e com apenas uma página, bem resumido!
¬ Responder