Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Um Curriculum Vitae Perfeito

Um Curriculum Vitae Perfeito

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Empresariais
Comentários: 1
Um Curriculum Vitae Perfeito

Quantos de nós, por um qualquer motivo, já não teve de entregar um curriculum Vitae. Para o ingresso para um curso, e mais recorrentemente para concorrer à oferta de um emprego, julgamo-nos capazes de muito facilmente fazer uma apresentação do nosso percurso académico e profissional.

No entanto, quando nos sentamos e começamos a executá-lo, a tarefa não se mostra tão fácil quanto esperado.

Ao ajudá-lo nesta tarefa, que acredite, pode tornar-se complicada, apresentam-se alguns truques e dicas.

A expressão curriculum vitae tem origem latina e significa Currículo da Vida (história da vida).

Quando iniciar o seu curriculum, faça uns quantos apontamentos num papel, relativamente a dados profissionais e académicos.

O curriculum deverá ser feito no computador, com letra dita normal (arial ou times new roman – tamanho 10 ou 12), de cor preta.

Um curriculum não deverá ser extenso nem maçudo. Se é detentor de muitas experiencias profissionais, tente resumi-las de forma, a que não demonstre vaidade excessiva. O ideal são 2 ou 3 folhas.

Inicie o curriculum com a sua apresentação pessoal. Nome, morada, contactos e se é portador de carta de condução (e a categoria a que corresponde).

Relativamente aos dados académicos, indique o estabelecimento de ensino frequentado, a data de inicio e de fim de curso, e se obteve boas notas, é fundamental que inclua a sua média.

De seguida, indique a sua experiencia profissional. O que fez, durante quanto tempo e onde. Indicar a função e descrição das tarefas é fundamental. Se ainda não teve qualquer tipo de experiencia profissional, coloque outras atividades (por exemplo trabalhos de férias) que julgue serem favoráveis.

Formação profissional é diferente de formação académica. Entende-se por formação profissional alguns cursos que tenha frequentado.

Todos os acontecimentos deverão ser indicados por ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo.

Use palavras ativas e positivas. Não quererá que o seu possível futuro patrão, o julgue negativo e sem autoestima.

Tenha consigo cópias de habilitações académicas e cursos que tenha tirado. Se fez ou faz voluntariado, também é importante que as possa comprovar por documentos. Se faz pratica atividades fora do trabalho que manifestem interesse intelectual, comprove-os também, pois isto causará sempre uma boa impressão. Estes documentos só deverão ser entregues numa entrevista e se o entrevistador mostrar curiosidade. Deixe-lhe as cópias se este assim o solicitar.

Todas as folhas deverão ser A4 de cor branca e nunca com cheiros, floreados ou tonalidades.

Lembre-se que o seu curriculum vitae é o seu cartão de visita. Muitas vezes, os curriculum vitae são enviados por correio ou por e:mail, pelo que a sua apresentação deverá ser a melhor. Apresente-se da melhor forma e bom trabalho!


Carla Horta

Título: Um Curriculum Vitae Perfeito

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

764 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    10-07-2014 às 23:49:55

    Fantásticas dicas de como ter um curriculum vitae perfeito. Acredito que deve ser o mais sucinto possível e com apenas uma página, bem resumido!

    ¬ Responder

Comentários - Um Curriculum Vitae Perfeito

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios