Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Fotografia > Como tirar boas fotografias

Como tirar boas fotografias

Categoria: Fotografia
Visitas: 12
Comentários: 3
Como tirar boas fotografias

Se tem estado a utilizar uma câmara fotográfica digital compacta, é provável que todas as suas fotografias tenham sido guardadas como ficheiros JPEG. A sua câmara fotográfica DSLR também pode produzir estes ficheiros, mas também oferece a opção de produzir ficheiros Raw. Então o que é um ficheiro Raw e porque é que poderia preferir utilizá-lo em vez dos JPEG a que está habituado?

Quando tira uma fotografia, o sensor da câmara regista uma vasta quantidade de dados, muito mais do que os necessários para fazer apenas um ficheiro JPEG. Quando a câmara processa a imagem, tem de eliminar muitos desses dados para produzir um ficheiro mais pequeno. A imagem final será perfeita para a maioria dos fins a que se destina, como a impressão ou a partilha da imagem através de correio electrónico ou num sítio Web.

Ao contrário de um ficheiro JPEG, um ficheiro Raw não foi processado nem comprimido pela câmara fotográfica. Contém todos os dados registados pelo sensor quando tirou a fotografia. Estes incluem uma gama muito mais alargada de cores e tons que os utilizados num JPEG, e também podem ter muito mais detalhe em condições extremas de sombras e de realces. Por este motivo, por vezes é chamado "negativo digital". E, da mesma forma que a revelação e a impressão das suas próprias fotografias num quarto escuro lhe permitem reproduzir resultados muito melhores que aqueles obtidos numa loja de fotografia, os dados extra registados num ficheiro Raw também podem ser utilizados para obter imagens com maior qualidade. Basta ter alguma prática

Para processar ficheiros Raw, é necessário um software "conversor raw" especial, como o Image Data Converter SR, fornecido com a sua câmara fotográfica.

Quando abrir um ficheiro Raw no Image Data Converter, este começa por apresentar a imagem tal como esta apareceria se tivesse aplicado as definições na câmara no momento em que foi fotografada. Nesse momento, poderá efectuar alterações à exposição, ao equilíbrio de brancos, ao modo de cor, ao contraste e a uma variedade de outras definições, até ter exactamente o aspecto que pretende. Até pode mostrar imagens do "antes" e do "depois", lado a lado, para poder ver o efeito que está a conseguir. E não terá de preocupar-se com possíveis erros. Quando tiver terminado de ajustar a fotografia, pode guardar os resultados como um novo ficheiro TIFF ou JPEG. O ficheiro Raw original permanece completamente inalterado, para que possa recuperá-lo mais tarde e fazer um conjunto completamente diferente de ajustes, se o pretender.


Miguel Pereira

Título: Como tirar boas fotografias

Autor: Miguel Pereira (todos os textos)

Visitas: 12

603 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGertrudes

    25-04-2014 às 11:30:17

    Eu sempre gostei de fotografia, mas a minha câmara estragou-se, qual a melhor para fotografias em movimento e fotografias na praia e na noite? Obg pelo texto

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    30-04-2014 às 21:01:02

    Para fotografias em movimento o ideal são as câmeras com ISO alto(ISO1000) como a Sony DSC-T50. Quanto mais alto o ISO, melhor a imagem em movimento. Agora, para praias e noites, você precisa apenas fazer os ajustes na câmera, aprender algumas técnicas.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    17-04-2014 às 21:43:52

    Fotografar é uma arte belíssima. A Rua Direita o parabeniza pelo ótimo texto.

    ¬ Responder

Comentários - Como tirar boas fotografias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios