Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Fotografia > Fotografe à noite

Fotografe à noite

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Fotografia
Visitas: 2
Comentários: 1
Fotografe à noite

As fotografias tiradas à noite têm um encanto próprio, mas, para saírem bem, há que ter em atenção determinados pormenores e não prescindir de alguns procedimentos básicos. Na verdade, o nosso olho ajusta-se melhor às variações de luz do que a máquina fotográfica, daí que nem sempre é percetível a insuficiência de iluminação dos ambientes. No entanto, e como «o material tem sempre razão», a máquina não se deixa iludir e devolve fotos tremidas, escuras e de fraca categoria.

As melhores fotografias noturnas são as capturadas ao pôr do sol e ao amanhecer. Normalmente, e embora o sol desponte e desça no horizonte todos os dias, conseguem-se cenários únicos, fantásticos, capazes de transportar o observador para dimensões de infinito.

Para tirar boas fotografias à noite é preciso, antes de mais, uma máquina fotográfica de qualidade; caso contrário, e por muito que se esprema a pobre, ela não terá capacidade de corresponder às expectativas, e a deceção revela-se uma inevitabilidade. Depois, há que apoiar a máquina, a fim de que não figure no registo fotográfico a tremura do fotógrafo, ocasionada, inclusivamente, pelos movimentos respiratórios. Esta dica é válida para a noite e para locais fechados, onde a luminosidade é escassa. Fazer-se acompanhar de um tripé ou de um mini tripé é útil para se ter uma base para a máquina. Mesmo sem este utensílio, pode servir uma mesa, um balcão ou outra superfície, desde que se evitem os balanços, por pequenos que sejam, da câmara.

Ainda que as pessoas da foto se mexam, o apoio da máquina fará com que o ambiente permaneça imóvel. Nalguns contextos, até é possível que fique interessante notar-se a animação dos sujeitos captados (conferindo, por exemplo, um carácter de maior realismo), mas ver uma parede que aparenta estar em mudanças ou na iminência de ruir já não é tão agradável…

Por outro lado, é de evitar o zoom. Efetivamente, em atmosferas ensolaradas, não existe qualquer problema, mas em ambiências escuras o zoom incrementa as probabilidades de obter fotografias tremidas. Este risco diminui quando se usa o tal apoio.

O fundo das fotografias, sobretudo se forem tiradas em casa, assume especial relevância. Ao fotografar objetos claros, convém que o fundo seja escuro e vice-versa.

De salientar que os retratos noturnos com um primeiro plano, nomeadamente com o contraste anteriormente descrito (árvores, estátuas, …), revestem-se de grande atratividade. Atenção à seleção do ângulo da cena, que deve ser criteriosa, e ao tempo de exposição (bem estudado). Quanto maior for este tempo, mais luz entrará e, por conseguinte, mais clara ficará a imagem. Se se verificar que está demasiado clara, basta reduzir a duração da exposição.

Para captar pessoas a grande proximidade, rostos, etc., opta-se pelo modo automático, com flash e, preferentemente, com o redutor de olhos vermelhos.

As máquinas fotográficas digitais têm a grande vantagem de permitir a realização de inúmeros testes até se atingir o ideal da foto sem gastos adicionais. Portanto, não há razão para não experimentar esta arte fascinante!


Maria Bijóias

Título: Fotografe à noite

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

669 

Imagem por: jesus_leon

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-05-2014 às 04:09:30

    É linda as fotos ao amanhecer e entardecer. Realmente, elas ficam genuinamente perfeitas. Mas, para que fiquem boas à noite é importante considerar algumas técnicas mesmo. Adorei as dicas!

    ¬ Responder

Comentários - Fotografe à noite

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Imagem por: jesus_leon

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios