Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > TV HIFI > O som de uma televisão

O som de uma televisão

Categoria: TV HIFI
Visitas: 6
Comentários: 2
O som de uma televisão

A televisão há muito que deixou de ser, se é que alguma vez o foi, um simples aparelho transmissor de informação e entretenimento, tendo angariado, para além de uma plateia “devota” e fiel, relações de afectividade incondicional com os seus espectadores. Os produtores e realizadores aproveitam-se, como é óbvio, desta fragilidade emocional para induzir sensações e conseguir uma envolvência sentimental do grande público.

Por contraditório que possa parecer, no audiovisual o som reveste-se de maior preponderância do que a imagem. Embora sejam duas faces da mesma moeda, pode seguir-se um programa televisivo apenas escutando; pelo contrário, atentando a uma imagem desprovida de som, perde-se, regra geral, a substância do conteúdo. O realizador George Lucas atesta que o som, e em especial a banda sonora (que é composta por efeitos sonoros, voz, música e momentos de silêncio) de uma obra, corresponde a 50 por cento do produto final.

O som desempenha várias funções no audiovisual, sendo arauto de diversos sentimentos à assistência. Por outro lado, não permite distinguir os diferentes elementos que uma cena torna visíveis, pelo que, percepcionado como um todo, não é propício a uma análise crítica. Esta acção inconsciente provocada no espectador pode ser manipulada de forma a produzir nele as impressões e os comportamentos desejados.

Hi-fi é um termo surgido na década de 60 do século XX, para denominar a capacidade de um aparelho reproduzir sons de Lp’s, cassetes e rádio com o máximo de fidelidade, isto é, equivalentes ao original. Para os amantes do som, um kit de cinema em casa pode não evidenciar qualidade suficiente, especialmente no que concerne à audição de música estéreo. Para colmatar esta situação, o investimento num bom amplificador de áudio e vídeo e num conjunto de colunas surround aparece como uma saída. Mas, atenção! Os vendedores tentam, muitas vezes, persuadir a compra de cabos mais caros, alegando a distinção de um som superior, o que não encontra confirmação por parte dos entendidos nestas matérias.

Abafar certos sons é o que pretendem algumas facções governativas, pelo que fizeram sair, recentemente, um regulamento que proíbe as mensagens de rodapé durante a emissão dos telejornais, por ser considerada poluição visual. É claro que «para grandes males, grandes remédios», e há já quem pondere veicular tais recados através de post-it. Outra alternativa pode assentar na concepção de um cenário suigéneres que, por detrás do pivot, vá ilustrando os assuntos em causa. Alguns apresentadores ficariam realmente bem, quer pelas suas características físicas, quer pelos respectivos “tiques” profissionais, a “mergulhar” em tais “lodos” informativos…



Maria Bijóias

Título: O som de uma televisão

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

604 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    04-06-2014 às 00:05:56

    Até mesmo acessar a internet por meio da televisão é possível. Aquelas telas em LCD transmitem um som fenomenal, o que deixa muitas pessoas com uma enorme vontade de adquiri-la a qualquer custo! Para assistir ao jogo, então, nem se fale!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTelma Delfina

    21-05-2009 às 00:52:24

    TV HIFI é muito importante na nossa vida. Vivemos 7 pessoas numa relote no alentejo. Foi bonito srª maria o que escreveu. Fiquei muito emocionado

    ¬ Responder

Comentários - O som de uma televisão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios