Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Fotografia > Salvar fotografias antigas

Salvar fotografias antigas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Fotografia
Visitas: 6
Comentários: 1
Salvar fotografias antigas

As fotografias antigas são autênticas relíquias. Se ao passear pelo baú da sua avó descobriu uma fotografia que lhe trás saudade, não se limite a guardá-la. Obviamente que a fotografia está danificada, riscada, estragada, mas é a única fotografia em que está com os amigos de infância na quinta dos avós. Não deixe de recordar em condições. Indicamos-lhe algumas formas de salvar o que o tempo teimou em queimar.

Vai precisar antes de mais de um computador e de um scanner. Procure na internet programas de edição de imagem. Alguns obrigam à compra, mas existem uns bastante bons que oferecem o trial por 30 dias. Aproveite e no fim se achar que vale a pena, compre.

Existem já no mercado muitos scanners bastante inteligentes que automaticamente recuperam defeitos de luminosidade ou contraste. Se não possui um destes scanners, obrigue-se a trabalhar as cores manualmente. O programa de edição de imagem é simples de usar e inevitável nestas situações.

Os programas de edição de imagem dar-lhe-ão a oportunidade de usar filtros para pequenos ajustes e permitem mexer nas definições para obter os melhores efeitos.

Para obter uma fotografia com dois megapixels (como numa câmara digital), terá de usar a resolução de digitalização da ordem dos 300 dpi’s. Assim vai obter uma imagem com 1200*1800 pixels, isto porque as fotografias antigas têm uma dimensão diferente das mais recentes. As antigas tinham a dimensão de 10*15 cm (4*6 polegadas).

Se a sua ideia é fazer u poster (tipo A3), trabalhe para 600 dpi’s e assim sucessivamente se quiser ampliar cada vez mais a sua foto.

Relativamente á cor utilize no seu programa a opção de 24 bits. No entanto se a sua ideia é obter um nível elevado de detalhes (realçar as partes que têm pouca luz), utilize o dobro (48 bits).

Obviamente que terá de ter bastante paciência, mais ainda se a fotografia estiver muito danificada ou se ao ampliá-la em demasia, os grãos fiquem realçados. Alguns programas têm solução para isto, pelo que deve ter especial atenção ao escolhe-lo.

Os filtros que encontrará no seu programa de gestão de fotografias vão ajudá-lo a obter correções não só na cor e luminosidade, mas também no último aspeto focado.

Para manchas e vincos, também estes programas estão preparados, mas se a fotografia tiver riscos, a sua perícia é importante pois terá de pintar por cima.

Divirta-se ao recuperar as marcas que o tempo teimou em deixar nas memórias que acabou de encontrar no sótão lá de casa.


Carla Horta

Título: Salvar fotografias antigas

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 6

778 

Imagem por: giumaiolini

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-05-2014 às 04:13:09

    Tenho algumas fotos antigas que ainda estão guardadas e não as deixo de apreciá-las. Até porque sempre é maravilhoso recordar os mais belos momentos com meus avós e primos.

    ¬ Responder

Comentários - Salvar fotografias antigas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: giumaiolini

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios