Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Fotografia > As revistas, o Photoshop e a vida

As revistas, o Photoshop e a vida

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Fotografia
Comentários: 2
As revistas, o Photoshop e a vida

A fotografia digital tomou conta da imagem na era da informatização. Através dela há a possibilidade de se manipular a imagem. Com o uso de softwares apropriados, como o Photoshop, por exemplo, pode-se atingir a perfeição da foto. Com o uso dessa ferramenta é possível criar imagens perfeitas, com iluminação adequada, rostos e corpos surpreendentes.

Muitas revistas utilizam-se das ferramentas do Photoshop para dar retoque à imagem. Com o uso dessas ferramentas é possível retirar aparelhos dentários, aumentar lábios, dar brilho aos olhos, apagar imperfeições corporais, sem necessidade de plástica, acrescentar o fundo que se quiser à foto, entre muitas outras possibilidades. Diante dessa nova forma de trabalho com a imagem, o leitor da revista fica sem saber se realmente o artista e modelo é daquela forma ou se foi alterada a sua imagem. Contudo, essas alterações não espantam mais o leitor que está acostumado a esperar uma forma perfeita.

Daí cada vez mais a busca na vida real da perfeição corporal que existe somente nas fotografias, fazendo com que muitas pessoas se frustrem e entrem em depressão devido a dietas absurdas, cirurgias e tratamentos muitas vezes excessivos que agridem o corpo. A perfeição das revistas pertence ao mundo virtual, mas muitas pessoas especialmente mulheres jovens, não conseguem ter o discernimento para fazer essa diferenciação e estão sempre em busca de uma perfeição utópica. É preciso saber diferenciar a revista, o Photoshop e a vida real.

Com o Photoshop é possível atingir o conhecido “efeito boneca” em que, utilizando algumas ferramentas do programa, atingi-se a perfeição do corpo e do rosto. Com esse efeito a imagem ganha uma iluminação perfeita, uma pele magnífica, dentes brancos, brilhantes e alinhados, olhos vivos, maquiagem perfeita e cabelos deslumbrantes. Qualquer imagem, inclusive a própria, pode ter essa mudança de efeito. Basta que alguém que saiba utilizar este recurso mexa na fotografia, utilizando o efeito boneca.

As revistas utilizam-se dos processos de manipulação da imagem, apesar de alegarem que não os utilizam. Elas alegam que têm bons fotógrafos e modelos perfeitas, mas é notável, para quem é bom observador, que na fotografia há manipulação. Além do Photoshop há outros programas de manipulação da imagem mais potentes utilizados em comerciais e revistas. O que acontece com as imagens são verdadeiras “cirurgias digitais”, notáveis alterações das imperfeições humanas. São ilusões que fazem com que os leitores busquem atingir graus de beleza não atingidos nem pelas celebridades das revistas que, com todas as oportunidades que têm, de malhação, de recursos estéticos e cirúrgicos, não têm.

O recurso do editor da imagem é impressionante, mas e a personalidade e a naturalidade e a beleza natural? Muitas modelos não estão mais se reconhecendo nas suas próprias fotos devido à alta manipulação pela qual suas imagens passam. Está havendo um movimento contrário à utilização desses recursos. Elas preferem uma fotografia mais próxima ao que realmente elas são: seres humanos dotados de imperfeições.

Porém isso não é o que as revistas buscam. Ainda há uma forte tendência à edição das imagens, inclusive auxiliando na produção da fotografia, pois já que tudo é feito no computador, não é mais necessário que os ensaios fotográficos durem tanto e que se refaça várias vezes a mesma foto. Afinal tudo é corrigido e melhorado no computador.


Rosana Fernandes

Título: As revistas, o Photoshop e a vida

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

703 

Imagem por: dreamglow

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    04-05-2014 às 18:45:23

    Realmente, deve-se ter muito cuidado com a imagem que se quer transmitir, pois as pessoas que não sabem diferenciar com a vida real, acabam ficando depressivas. A mídia quer manipular mais e mais as pessoas, não se deve ser influenciado pelas imagens não-reais.

    ¬ Responder
  • vanessavanessa

    31-03-2012 às 02:08:30

    olá. gostaria de saber qual o photoshop, q usam para fotos de revistas, por exemplo, se eu quisesse tirar meu rosto de uma foto e colocar em outra foto no corpo de uma outra pessoa...ou se quisesse aumentar meus seios, sem q parecessem q coloquei no photoshop?! teria como me dizer um que seja em portugues?obrigada

    ¬ Responder

Comentários - As revistas, o Photoshop e a vida

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Imagem por: dreamglow

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios