Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Mobiliário > Manutenção do mobiliário da cozinha ou casa-de-banho

Manutenção do mobiliário da cozinha ou casa-de-banho

Categoria: Mobiliário
Visitas: 4
Comentários: 2
Manutenção do mobiliário da cozinha ou casa-de-banho

Gosto de partilhar os truques que vou descobrindo nas minhas pesquisas e desta vez falo-vos de como manter os móveis da cozinha e casa-de-banho como se fossem novos!

Se tem móveis de madeira encerada, cuja cor natural com o passar do tempo, já se perdeu, experimente esta mistura: 30ml de aguarrás, 30ml de vinagre branco, 30ml de álcool de queimar e 15ml de óleo de linhaça. Agite bem a mistura e aplique-a com um pano.

Se os seus móveis ou bancadas de trabalho são de aço inoxidável, pode optar por um produto específico, seguido de passagem com um pano embebido em álcool de queimar.

Para que fiquem ainda mais brilhantes, espalhe sobre a superfície uma pasta realizada com azeite e cinzas. Utilize papel absorvente para a remover.

A mesa de madeira da cozinha deve ser limpa com um pano húmido e, uma vez seca, deve ser aplicado um produto com cera. Se tiver manchas de gordura, ponha vinagre sem diluir e depois limpe com sabão e água abundante. Se for de madeira envernizada, aplique uma mistura de álcool de queimar e puxe o brilho com um pano de lã.

Os materiais mais utilizados em armários de casa-de-banho são a madeira, o alumínio e o cristal, pelo seu grande caracter decorativo e pela facilidade de manutenção e limpeza.

A madeira, por ser um material poroso e absorvente, dever ser devidamente protegido, de forma a resistir ao vapor de água e salpicos ou podem abaular e enegrecer com o tempo. Se se trata de madeira tropical, deverá aplicar óleo de teca anualmente, para nutri-la e para que conserve a sua cor natural. As madeiras de carvalho ou cerejeira, devem ser tratadas com verniz de poliuretano e frequentemente deve proceder à aplicação de produtos específicos. Os móveis lacados podem ser limpos com água e sabão, podendo também utilizar-se produtos com álcool, excepto os demasiado agressivos que podem provocar danos.

Nos elementos cromados do mobiliário deve ser aplicado um pouco de vaselina, lavá-los com água quente e puxar o brilho até estarem secos, não devem ser limpos com produtos abrasivos ou utensílios que os possam riscar.
As maçanetas e outros objectos de latão devem ser limpos com água e sabão. Para que fiquem brilhantes, esfregue-os com meio limão e um pouco de sal e lave com água. As peças de cobre limpam-se com um pano humedecido em água morna e vinagre.



Cláudia Bandeira

Título: Manutenção do mobiliário da cozinha ou casa-de-banho

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 4

716 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    20-04-2014 às 15:50:13

    Que dicas fantásticas, Cláudia. A Rua Direita agradece as sugestões!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoguga

    06-04-2009 às 02:13:26

    A MINHA ESPOSA É UMA MULHER QUE NÃO ME DEIXA TOCAR EM NADA.

    QUE SORTE QUE EU TENHO.

    VALEU!

    ¬ Responder

Comentários - Manutenção do mobiliário da cozinha ou casa-de-banho

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A arte de trabalhar a madeira

Ler próximo texto...

Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:A arte de trabalhar a madeira

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios