Capuchinho Vermelho
Na nossa infância fomos banhados permanentemente por histórias de encantar e de aprender e a história do Capuchinho Vermelho é exemplo disso.
A história de uma menina muito obediente e bondosa, que devido à curiosidade própria da infância e da traquinice que nos acompanha na infância, se vê embrulhada numa pequena grande aventura que coloca a sua vida e a da sua avó em risco.
Sempre acompanhada pela sua capa vermelho vivo e da sua cestinha de verga, a Capuchinho Vermelho sai pela floresta com um revigorado lanchezinho para a avó que está doente. Antes de sair de casa é avisada pela mãe que não deve seguir caminho pela floresta mais profunda, pois, independentemente dos animais maravilhosos que ali poderá encontrar, é exactamente naquele local que o lobo mau costuma aparecer.
Sempre curiosa e desperta por conhecer novos animaizinhos da floresta, a Capuchinho Vermelho aventura-se pela floresta dentro sem ligar pouca importância às recomendações da sábia mãe. Ali, encontra o lobo mau que descobre que a avó da Capuchinho está doente e que a pequena da casa da velhota vai a caminho para lhe levar o lanche.
Sai o lobo então a correr para ocupar o lugar da avozinha e enganar a Capuchinho Vermelho. Perante esta situação, a Capuchinho treme de medo quando reconhece que quem se encontra na cama da avozinha é o lobo mau que a quer comer.
A celebre frase de – “É para te comer” é ainda hoje lembrada por todos nós e quando contamos esta história cheia de sabedoria e aprendizagem aos mais pequenos, esta frase salta à vista e damos-lhe todo o ênfase.
Mas se já aqui, de forma muito reduzida explicámos a história da Capuchinho Vermelho e traduzimos a moral da mesma, não se esqueça de contar o resto da história, até porque acaba bem. O mais importante, e mais ainda se a criança for pequenina é que o caçador acabou por salvar a avozinha e a Capuchinho Vermelho, quando estas já estavam na barriga do lobo mau. Não assuste as crianças, mas o melhor é mostrar bem a moral que esta história nos ensina.
Comentários ( 13 ) recentes
- Sophia
09-05-2014 às 17:45:59As crianças aprendem de maneira diferente dos adultos. Alcançar seu coração, com certeza, é um grande desafio e muito enriquecedor.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Ruben Gonçalves
07-10-2012 às 03:25:49O mais importante em histórias deste género é efetivamente que as crianças percebam a moral e foi isso que as tornou tão conhecidas em todo o mundo. Contar uma história a uma criança é sem dúvida uma forma eficaz de a fazer perceber determinada situação.
¬ Responder - Ruben Gonçalves
07-10-2012 às 03:25:38Algumas histórias da nossa infância e até mesmo músicas, foram adaptadas aos dias de hoje. Os ajustes estão maioritariamente nos momentos considerados menos adequados a crianças, seja pelo seu carácter violento ou pouco didático. No caso do Capuchinho Vermelho o lobo já não come as personagens, tal como o monstro das bolachas deixou de comer bolachas da forma que conhecemos.
¬ Responder - Ruben Gonçalves
07-10-2012 às 03:25:25Uma história intemporal, todos nós já ouvimos a história do Capuchinho Vermelho, os nossos pais já tinham ouvido, os nossos avós também e por ai fora até uma grande série de gerações anteriores. O mais interessante é que os nossos filhos continuam a ouvi-la e embora todas as mudanças que tenham ocorrido no mundo das histórias e animação continuam a existir novas versões dessa história.
¬ Responder - Anne Teixeira
05-10-2012 às 17:09:39Adorava histórias quando criança. Todo tipo de livro me encantava. Até hoje me sinto assim, mas com diferentes estilos de livros.Lembro que uma vez li Chapeuzinho Amarelo... uma espécie de releitura do Vermelho, mas confesso que não lembro absolutamente nada da história, pois a da Chapeuzinho Vermelho ocupou um espaço maior na minha cabeça. Hoje em dia leio para meu sobrinho sempre que posso. No futuro para meus filhos, quem sabe.
¬ Responder - Teresa Maria Batista Gil
04-10-2012 às 09:17:12Está é uma história que todos conhecem, novos e velhos.A história do Capuchinho vermelho é contada de pais para filhos, avós para netos desde há muito tempo, ficando na memória de todos os que a ouvem e contam, posteriormente.Ela é, sem dúvida uma história de encantar, que passa de geração em geração.
¬ Responder - Cristina Sousa
02-10-2012 às 19:09:49É uma história infantil muito bonita e de encantar que ainda hoje é lembrada, pois faz parte do imaginário de todas as pessoas. História ainda hoje escolhida para peças de teatro infantil, tornando-se por isso, intemporal. É uma história que fala da bondade das crianças.
¬ Responder - Daiany Nascimento
01-10-2012 às 19:24:27As histórias infantis não encantam somente as crianças, mas também os adultos que sabem enxergar a beleza por de trás de tais histórias. Chapeuzinho Vermelho, nome mais conhecido aqui no Brasil, é sem dúvidas um dos mais famosos e criativos contos infantis. História que já ganhou diversas adaptações, em desenhos animados, filmes e no teatro. Toda criança adora ouvir a história da pequena chapeuzinho vermelho, que envolve medo, aventura e muitas descobertas para os pequenos.
¬ Responder - Nilson Uemoto
30-09-2012 às 21:39:32Aqui no Brasil mais conhecido como Chapéuzinho Vermelho,essa história é realmente um grande clássico da literatura infantil, recebendo várias versões para o cinema e desenhos animados.Impossível quem quando criança não tenha ouvido alguém contar ou visto na tv ou lido em livros a história da doce garota de chapéu vermelho que leva doces para a vovózinha e no caminho encontra o lobo mau é clássica e faz parte da infancia de todas as crianças.
¬ Responder - Gabriela Torres
26-09-2012 às 02:52:09Essa é uma das histórias infantis mais conhecidas no mundo inteiro.Não existe pessoa que tenha passado pela infância sem saber dessa história.Muito menos existiu criança que nunca tenha tido medo do lobo mau.
¬ Responder - Teresa Maria Batista Gil
25-09-2012 às 14:05:51O Capuchinho vermelho é uma história de encantar!. Todos ouviram a história e gostaram de certeza.A hoistória da avózinha, da neta e do labo mau ainda hoje perdura nas mentes não só das crianças como dos adultos.de fato, os que hoje contam a história aos filhos, já a ouviram outrora aos seus pais e vice versa.
¬ Responder - Sofia Nunes
11-09-2012 às 12:26:15Aquilo que me fascina em Capuchinho Vermelho em particular e nos contos maravilhosos em geral, é a sua pluralidade de significados. Afinal, os contos de Capuchinho Vermelho, da Bela Adormecida e de Hansel e Gretel, entre dezenas de outros, não eram originalmente história para crianças. Eram, pelo contrário, histórias pejadas de sangue, violência e canibalismo, que foram transformadas para crianças sem, no entanto, perderem os seus verdadeiros significados para bom entendedor.
¬ Responder - Daniela Vicente
10-09-2012 às 14:21:35O seu texto conta a história do Capuchinho Vermelho de forma deliciosa. Faz-me recordar a infância e os livros cheios de cor com ilustrações de belíssimas do lobo na cama da avozinha com a toca desta na cabeça, e o Capuchinho Vermelho assustado a olhar para o lobo mau. Eu adorei recordar esta história, se assim não fosse provavelmente ficaria uns bons tempos sem a ouvir. Parabéns pelo texto e pelo tema, mesmo.
¬ Responder