Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Gigantes jurássicos

Gigantes jurássicos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Gigantes jurássicos

O maior dinossauro, está comprovado que é da Argentina, e calcula-se que tenha atingido o comprimento de 35 metros.

Como o seu próprio nome sug, vagueava pela América do Sul, e viveu há cerca de noventa e oito milhões de anos.

O seu nome designa-se de Diplodoco e é considerado um dos dinossauros mais famosos.
Pertencia a um grupo conhecido como saurópedes e viveu no período do Jurássico superior, mais concretamente no Portlandiano, há cerca de milhões de anos.

Este dinossauro atingiu vinte e cinco metros de comprimento e foi encontrado na América. O maior , segundo os relatos da época, eram o seismosauro, que essencialmente significa "faz tremer a terra".

O seu enorme pescoço, característico, perfazia grande parte do corpo, embora haja ainda alguma discórdia sobres se este era vertical ou horizontal.

O seu crânio era retangular e continha órbitas enormes e fossas nasais, além da maxila longa e achatada, e do seu cérebro bastante pequeno.

Relativamente aos dentes, há estudos que indicam que ele se alimentava , usando uma técnica que consistia em agarrar o ramo de uma árvore com a maxila e puxá-lo para arrancar a folhagem.

Na verdade, o Diplodoco era o maior dinossauro do seu tempo, e dominou o espaço pelo menos alguns milhões de anos.

As suas patas eram enormes e carnudas, semelhantes ás dos elefantes. além disso eram também almofadadas para se adaptarem melhor ao solo.

O seu nome tem o significado de dupla viga, devid aos seus ossos terem a forma de um V nas vértebras da cauda.

Na sua anatomia inclui as vértebras, cauda, espinhos, cabeça, dentes e pernas.
em relação ao tamanho do corpo tinha uma cabeça muito pequenina e os dentes permitiam-lhe remover folhagens de ramos das àrvores.

A cauda concebia estabilidade a esta emorme criatura e usava-a como meio de defesa e aataque dos inimigos.

Ao lngo do seu dorso, havia espinhos triangulares nas suas vértebras.

O mais impressionante são as suas pernas que podiam pesar até 15 toneladas. Elas eram necessárias para suportar o seu grande peso corporal.

Deste modo as pernas eram muito fortes, semelhantes a um tronco.

Toda a gente sabe da existência dos dinossauros, numa época diferente da nossa, cujo clima permitia que eles existissem.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Gigantes jurássicos

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

609 

Comentários - Gigantes jurássicos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios