Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Prevençao do cancro da pele

Prevençao do cancro da pele

Categoria: Saúde
Prevençao do cancro da pele

A exposição ao sol, quando moderada, acarreta vários benefícios para a saúde, nomeadamente para o sistema nervoso, o que faz gerar uma sensação de bem-estar físico e emocional.
Além do mais, o sol favorece a síntese de vitamina D, que contribui para a fixação do calcio nos dentes e ossos.

Porêm, o seu oposto, ou seja a exposição prolongada e exagerada, torna as populações suscetíveis aos efeitos nocivos das radiações ultravioleta, UV.

Este fato tem aumentado considerávelmente, devido às atividades ao ar livre que têm aumentado considerávelmente, assim como as vastas regiões costeiras.

A exposição repetida aos raios UV, pode provocar severos danos na pele, semelhentes aos causados pelo envelhecimento.

Os efeitos do sol são, na verdade, as rugas, o fotoenvelhecimento, alterações na pigmentação da pele, diminuiçao das células da pele responsáveis pela resistência imunológica da mesma (células Langerhans) queratoses solares e cancro cutâneo.
Torna-se, assim, fundamental que a exposição solar, seja sempre acompanhada de um protetor de boa qualidade e que proteja dos danos do sol.

Há pouco tempo surgiu, uma nova gama de protetores solares, que possui filtros fotoestáveis de largo espetro, que previnem as queimaduras e retardam os sinais de envelhecimento cutâneo.

Estes cremes são ainda muito hidratantes, de rápida absorção e não deixam vestígios de óleo. Cntêm ainda Aloé vera e vitamina E, presente na epiderme e derme, que evita o eritema e edema e outros danos nas células.

O Aloé vera tem propriedades regenerantes, sendo um auxiliar da pele, em conjunto com a vitamina E.

Os danos da pele resultam da sua exposição ao sol, embora possam demorar anos a aparecer.
Estes são normalmente irreversíveis e podem originar o cancro cutãneo.

Os doentes de transplantes devem fazer prevenção do cancro da pele porque têm mais probabilidades de contaír manchas de sol ou queratoses solares.

Em Portugal existem muitas pessoas com queratoses actímicas, que podem evoluir para cancro, carcinoma espinocelular e metastases.

Em face deste problema, devem as pessoas fazer a sua fotoproteção, recorrendo a protetores especiais, nestes casos, Como o Dayalong actínica, á venda nas farmácias.

Esta é uma emulsão lipossomal, sem perfume que faz uma proteção completa da pele.Deve ser sempre usado em casos de risco elevado, como os doentes com lúpus, doença de Crohn, psoríase, diabetes ou artrite reumatóide.

Os que tomam medicamentos imunomoduladores, como os transplantados, devem também proteger-sse com este protetor, tal como os de peles muito brancas.

Segundo estuds efetuados, este creme reduz as queratoses em quase 50%, o que diminui as hipóteses de contraír cancro cutâneo.

Como a pele é o maior órgâo do corpo humano, deve prestar-se a máxima atenção, protegendo-a do sol com produtos de boa qualidade, aliada a visitas regulares ao dermatologista.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Prevençao do cancro da pele

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

604 

Comentários - Prevençao do cancro da pele

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios