Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Prevençao do cancro da pele

Prevençao do cancro da pele

Categoria: Saúde
Prevençao do cancro da pele

A exposição ao sol, quando moderada, acarreta vários benefícios para a saúde, nomeadamente para o sistema nervoso, o que faz gerar uma sensação de bem-estar físico e emocional.
Além do mais, o sol favorece a síntese de vitamina D, que contribui para a fixação do calcio nos dentes e ossos.

Porêm, o seu oposto, ou seja a exposição prolongada e exagerada, torna as populações suscetíveis aos efeitos nocivos das radiações ultravioleta, UV.

Este fato tem aumentado considerávelmente, devido às atividades ao ar livre que têm aumentado considerávelmente, assim como as vastas regiões costeiras.

A exposição repetida aos raios UV, pode provocar severos danos na pele, semelhentes aos causados pelo envelhecimento.

Os efeitos do sol são, na verdade, as rugas, o fotoenvelhecimento, alterações na pigmentação da pele, diminuiçao das células da pele responsáveis pela resistência imunológica da mesma (células Langerhans) queratoses solares e cancro cutâneo.
Torna-se, assim, fundamental que a exposição solar, seja sempre acompanhada de um protetor de boa qualidade e que proteja dos danos do sol.

Há pouco tempo surgiu, uma nova gama de protetores solares, que possui filtros fotoestáveis de largo espetro, que previnem as queimaduras e retardam os sinais de envelhecimento cutâneo.

Estes cremes são ainda muito hidratantes, de rápida absorção e não deixam vestígios de óleo. Cntêm ainda Aloé vera e vitamina E, presente na epiderme e derme, que evita o eritema e edema e outros danos nas células.

O Aloé vera tem propriedades regenerantes, sendo um auxiliar da pele, em conjunto com a vitamina E.

Os danos da pele resultam da sua exposição ao sol, embora possam demorar anos a aparecer.
Estes são normalmente irreversíveis e podem originar o cancro cutãneo.

Os doentes de transplantes devem fazer prevenção do cancro da pele porque têm mais probabilidades de contaír manchas de sol ou queratoses solares.

Em Portugal existem muitas pessoas com queratoses actímicas, que podem evoluir para cancro, carcinoma espinocelular e metastases.

Em face deste problema, devem as pessoas fazer a sua fotoproteção, recorrendo a protetores especiais, nestes casos, Como o Dayalong actínica, á venda nas farmácias.

Esta é uma emulsão lipossomal, sem perfume que faz uma proteção completa da pele.Deve ser sempre usado em casos de risco elevado, como os doentes com lúpus, doença de Crohn, psoríase, diabetes ou artrite reumatóide.

Os que tomam medicamentos imunomoduladores, como os transplantados, devem também proteger-sse com este protetor, tal como os de peles muito brancas.

Segundo estuds efetuados, este creme reduz as queratoses em quase 50%, o que diminui as hipóteses de contraír cancro cutâneo.

Como a pele é o maior órgâo do corpo humano, deve prestar-se a máxima atenção, protegendo-a do sol com produtos de boa qualidade, aliada a visitas regulares ao dermatologista.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Prevençao do cancro da pele

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

604 

Comentários - Prevençao do cancro da pele

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios