Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Saiba como abrir o gabinete de seu micro com segurança

Saiba como abrir o gabinete de seu micro com segurança

Categoria: Informática
Comentários: 1
Saiba como abrir o gabinete de seu micro com segurança

Quem nunca teve vontade de abrir o computador, e tentar descobrir qual a mágica que existe lá dentro que faz tudo funcionar daquela maneira fantástica que é vista? Para quem tem essa vontade, nessa matéria serão abordadas algumas dicas sobre como abrir a CPU de sua máquina com segurança, seja para aprender e fuçar o que tem lá dentro ou para possíveis manutenções corretivas e preventivas. Confira!

Cuidado com a energia eletroestática!

Pode parecer engraçado e estranho, mas a energia eletroestática pode causar sérios danos aos componentes de seu computador e até queimá-los, pois são frágeis perante essa energia. O ideal é, antes de fazer alguma manutenção ou mexer em sua CPU, descarregar a energia eletroestática contida em seu corpo.

Para fazer isso você pode segurar por alguns segundos um objeto de metal (que não esteja pintado) que possua aterramento ou colocar as mãos no chão por alguns segundos. Profissionais que atuam nessa área costumam usar pulseiras antiestática, que são ligadas a uma superfície aterrada. Mas, para usuários comuns isso é desnecessário, pois existem outros meios mais simples.

Bordas na parte interna do Gabinete

Ao abrir o gabinete e mexer em algum componente lá dentro, tome cuidado para não se machucar nas bordas internas dele, pois elas podem ser afiadas e gerar ferimentos em você.

Pronto para trabalhar!

Após tomar conhecimento desses cuidados, é hora de iniciar o trabalho. Antes de tudo, retire todos os cabos do gabinete, sem exceções. Leve-o para um local com espaço, limpo e amplo, uma mesa por exemplo.

Note que atrás da CPU, há um painel onde se conecta todos os cabos. Ai está ligado à placa-mãe de seu computador. Então, você deve começar a desparafusar a máquina do lado oposto a localização desse painel.

Depois de desparafusar todos os parafusos e tirá-los, retire a tampa puxando-a para trás. Em alguns computadores, para fazer esse processo é necessário destravar um dispositivo que fica na CPU, uma espécie de botão que trava a tampa. Caso você não esteja conseguindo retira-la, verifique se o seu computador possui essa trava.

Com a CPU aberta, você visualizará a placa-mãe de seu computador e todos os hardwares contidos nela. Não é preciso retirar a tampa do outro lado, somente em casos que for necessário a manutenção em periféricos que possuam parafusos daquele lado, como HDs e drivers de CD/DVD.

Concluindo a manutenção

Feito a manutenção no computador ou apenas saciado a curiosidade, está na hora de fechar a CPU. Antes disso, verifique que a tampa possui alguns ganchos e o gabinete, em sua parte interna, fissuras onde devem ser encaixados esses ganchos para fechar a tampa. Tome cuidado, pois ambos podem causar ferimentos por serem afiados.

Para tornar mais prático esse procedimento, deite a CPU (com cuidado) e coloque a tampa (os ganchos nas fissuras). Depois de encaixada a tampa, deslize ela para o lado contrário ao que foi deslizado quando aberta, até travar. Encaixe os parafusos em seus devidos lugares e aperte-os.

Antes de fazer qualquer um desses passos, confira os itens anteriores e veja se foi executado corretamente. Agora está tudo pronto, basta colocar o gabinete em seu lugar de costume, encaixar os cabos e liga-lo.


Lucas Souza

Título: Saiba como abrir o gabinete de seu micro com segurança

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

811 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Lucas SouzaLucas Souza

    08-10-2012 às 19:37:58

    ComboFix - ComboFix é um aplicativo muito pequeno e fácil de utilizar. Voltado a detecção e remoção de pragas, o ComboFix vasculha pastas, arquivos e até mesmo o registro do Windows para retirar vários tipos de malwares que estejam deixando seu computador lento. Sem grandes segredos de configuração, o programa mostra a cada momento a tarefa que está realizando. Ele sempre pede sua permissão para processar cada etapa de verificação. O software tem vários idiomas.

    ¬ Responder

Comentários - Saiba como abrir o gabinete de seu micro com segurança

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios