Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Bateria para energia solar

Bateria para energia solar

Visitas: 30
Comentários: 19
Bateria para energia solar

No mundo em que vivemos hoje é fundamental pensar em alternativas que garatam um melhor aproveitamento da energia. Utilizar as fontes de energia renováveis, pois são fontes inesgotáveis é imprescindível e inteligente para a evolução saudável do planeta. As energias renováveis sempre estiveram aí, são as fontes de energia natural. A principal delas é o sol, pois é a fonte de vida de muitas outras energias na Terra. Energias renováveis são as que não se esgotam, podem ser reaproveitadas, ao contrário das não-renováveis como os combustíveis fósseis, em que não é possível repor o que foi gasto.

Dentro dessa alternativa adequada de utilização e produção de energia, estão as baterias para energia solar. Elas auxiliam na conversão da energia do sol em eletricidade. Seu uso, junto com as placas solares, serve como alternativa às demais fontes de energia que utilizam combustíveis fósseis ou, na falta desses recursos, servem como sua substituição. Existem áreas, especialmente as rurais em que a energia elétrica ainda não chegou e o uso da energia solar está garantindo iluminação e fazendo funcionar vários aparelhos elétricos, sendo uma fonte altamente recomendável de energia.

Para fazer a transformação da energia direta do sol em energia a ser utilizada nas regiões em que é aplicada, faz-se necessário o uso de placas e baterias solares para essa transformação. As placas e baterias possuem células, chamadas de módulos fotovoltaicos, que transformam em energia elétrica a energia solar. O gerador fotovoltaico, composto por módulos pode ser ampliado para gerar mais energia em um espaço maior. Os módulos, cientificamente, são a união de células conectadas eletricamente. A técnica é inesgotável. Contudo o custo dessa tecnologia é diretamente proporcional a demanda por energia, pois quanto maior a demanda, maior deverá ser a potência desse gerador e, por consequência, maior o custo da tecnologia.

Essa tecnologia pode ser programada para fazer a transformação da energia solar em energia elétrica até mesmo em dias chuvosos ou nublados com o uso de baterias para energia solar. Em dias mais claros de sol intenso, a energia captada será máxima, já em dias nublados, com pouca luminosidade, a captação de energia solar será bem menor, mas em ambos os casos, há produção de energia. As placas solares, também conhecidas por células solares , são produzidas com materiais semicondutores, como o silício, por exemplo. Quando a luz solar é emitida, parte dela é absorvida pelo semicondutor.

As baterias solares armazenam a energia solar para usos posteriores. Somente com o uso das placas solares, a energia solar captada só poderá ser convertida e utilizada no momento em está sendo feita a conversão da energia solar em elétrica. Daí a importância das baterias. Além disso elas mantém o equilíbrio dessa energia, impedindo que fatores climáticos interfiram no uso dessa energia. Por exemplo, impede que variações de energia aconteçam em caso de chuva ou de nuvens passageiras por exemplo, que sem o uso das baterias provocariam baixas na energia e até o impedimento do uso de aparelhos.

As baterias podem desligar-se conforme o uso. Se o gasto de energia for superior que o produzido naquele dia, o restante de energia necessária será fornecido pela bateria, causando sua descarga natural. As baterias têm capacidade de utilização para um número mínimo de células em série. É preciso ter cuidado se as placas são fabricadas com este número adequado. Caso contrário a vida útil da bateria diminui. A bateria tem uma autonomia de uso sem a captação e conversão da energia solar. Por exemplo, se sua autonomia for de três dias, mesmo que não haja captação de energia solar nesses três dias, a bateria garantirá a energia.

As baterias solares funcionam numa interação entre placa solar, banco de baterias, controlador de carga, que evita descargas elétricas e inversor, que transforma energia elétrica contínua em alternada. O uso de bateria para energia solar é uma opção bastante proveitosa, pois a relação custo-benefício é excelente.


Rosana Fernandes

Título: Bateria para energia solar

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 30

765 

Imagem por: curiouslee

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 19 )    recentes

  • daniel de paula

    04-09-2014 às 23:01:53

    gostaria de saber que bateria instalar em um sistema de energia solar de 12 volts e 168 watts

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    07-09-2014 às 22:57:08

    Olá, você pode utilizar duas baterias de 7 amperes ou uma bateria de 14 amperes. Para calcular é assim: watts/ volts = amperes
    168/12 = 14 amperes.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • francisco

    01-08-2014 às 19:10:23

    como se faz o cálculo para saber qual o tamanho do pinel solar para alimentar uma residencia com três centrais de ar condicionado de 9.000 btus?O consumo diário é de 30 kwatts

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    05-08-2014 às 19:24:28

    Olá, você pode calcular através dessa calculadora on line. É preciso mais informações do que estas que clocastes. Acesse:
    http://www.neosolar.com.br/aprenda/calculadora/calculadora-grid-tie
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Antonio Luiz

    23-08-2013 às 13:13:20

    Bom dia,gostaria de saber se posso usar este benefisio em uma casa com (07) lampadas (01)geladeira um radio e uma tv. e quanto me custaria, e tambem se consigo transportar este material em uma kombi.

    ¬ Responder
  • Eduardo

    21-03-2014 às 15:22:09

    gostaria de saber se posso usar em casa com (05) lampadas (01)geladeira um radio e uma tv. e quanto me custaria

    F 965420273

    ¬ Responder
  • Daniele Pereira

    19-09-2012 às 14:40:25

    Gostaria de saber se a muitas desvantagens em utilizar a bateria solar como por exemplo nos dias chuvosos , pois estou montando um projeto que ultilizara bateria solar mas preciso de uma segurança em relação a carga da bateria .
    Atenciosamente.
    Obrigada !

    ¬ Responder
  • LustosaLustosa

    02-03-2012 às 15:48:13

    Preciso urgentimente de orientações de vocês a respeito das baterias estacionárias com captação de energia solar. Pois, crei que viabilizarar meus negócios no interior, com a ~utilização das mesmas. antecipo-lhes meus agradecimentos, Lustosa.

    ¬ Responder
  • BeatriceBeatrice

    31-12-2011 às 19:01:02

    Bom, tenho a mesma duvida da Maria. Porem, eu queria saber se com essa bateria eu poderia utilizar para um ipad ou um kindle ...

    ¬ Responder
  • guilhermeguilherme

    27-10-2011 às 14:42:23

    eu quero saber se seria viavel implantar um sistema de energia solar em um escritorio de contabilidade?

    ¬ Responder
  • Mario FonsecaMario Fonseca

    17-10-2011 às 16:23:23

    Boa tarde

    O meu nome é Mario Fonseca e escrevo este mail para tentar que me esclareça, caso o saiba.

    Com os aumentos da electricidade, temos de procurar alternativas e por isso coloco as seguintes questões.

    É possivel ligar o meu computador, televisão, etc a uma bateria, em vez de ligar á tomada electrica de casa?

    Se for possivel, como posso regarregar a bateria, e que tipos de bateria existem?

    Cumprimentos

    MMF

    ¬ Responder
  • Jesse JamesJesse James

    26-07-2011 às 13:44:58

    @Aloísio Ribeiro Não sei se nesse tempo todo você rescebeu resposta, mas até onde sei a energia solar ainda não é capaz de alimentar nada que tenha motores elétricos, como no caso de condicionadores de ar e geladeiras.

    ¬ Responder
  • Victor TavaresValdir Rorato

    23-02-2011 às 12:27:23

    Olá caro amigo gostaria de ter algumas informações sobre baterias solar para energia da minha chacara porque la ainda não tem energia eletrica na minha casa tem 4 bico de lampadas,1 geladeira,1 televisaõ.

    ¬ Responder
  • JeanJean

    08-02-2011 às 00:46:59

    Venho procurando um sistema de geração de energia para suprir a necessidade de meu barco.
    Gostaria de sua ajuda

    ¬ Responder
  • AUGUSTO GONÇALVES GOMESAUGUSTO GONÇALVES GOMES

    28-12-2010 às 16:52:35

    Prezados,
    Em minha residência o consumo é de aproximadamente 7KW/dia.
    Pergunto: Existe algum projeto alternativo para substituir o fornecimento normal da concessionária???
    Quanto custaria o projeto e sua implantação???
    Entendo que o projeto terá de prever uma interligação com a rede da concesionária para suprir os dias sem incidência do sol.
    Atenciosamente
    Augusto G. Gomes

    ¬ Responder
  • Nilmar SáNilmar Sá

    27-11-2010 às 15:37:51

    Tenho a mesma dúvida que os colegas. Tenho um split de 12.000 BTUs. Vocês têm algum projeto?
    Obrigado.

    ¬ Responder
  • Julius DantasJulius Dantas

    16-11-2010 às 00:22:12

    Eu tenho a mesma dúvida do Aloísio Ribeiro, caso pudessem me esclarecer esta dúvida, para ar de 9.000btus.

    ¬ Responder
  • Antonio Lopeselane

    16-10-2010 às 21:17:44

    tenho a mesma duvida do amigo aloisio, se posso utilizar a energia solar para alimentar arcondicionados, a diferenca é que tenho split e são de btus difrentes, 12, 18 e 9, qual o material que vou precisar?

    ¬ Responder
  • Ceteconta - SoftwarehouseAloísio Ribeiro

    27-09-2010 às 04:55:23

    Olá caro Amigo ou Amiga boa noite.
    Gostaria de tomar algumas informações sobre baterias solares para arcondicionado.
    Bom tenho tres arcondicionado spring de 10.000 Btus no momento os mesmos funcionam através de energia normal 220 voltes e estou querendo reduzir o meu consumo, Pergunto eu: se é viável montar um circuito de energia solar para os meus arcondicionados funcionarem através deste sistema solar. Como sou leigo no assunto, estou tomando informações se é vialvel eu adiquirir e montar este sistema de bateria solar na minha residencia, Obs: não comercio.
    eVi que vocês são as pessoas mais indicadas para me fornecer este tipo de informação.
    Tambem gostaria que vocês fizessem um orçamento e me envie para ver se vale apena dispensar a energia comum e adiquirir energia solar. Sei que o retorno não vai ser imediato mais com certeza vou tem retorno sim.
    Aguardo contato

    ¬ Responder

Comentários - Bateria para energia solar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: curiouslee

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios