Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O Homem Futuro

O Homem Futuro

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 2
O Homem Futuro

Vivemos num mundo tecnológico que a algumas décadas atrás apenas existia na mente de escritores de ficção cientifica, Júlio Verne um autor que viveu no século XIX foi dos primeiros a escrever acerca dos computadores pessoais e muitos outros objetos que usamos no quotidiano sem sequer pensarmos acerca da sua origem e que sem os quais não conseguimos funcionar.

Assim, se podermos para instantes e centrarmos a nossa atenção num determinado pedaço de tecnologia e tentarmos perceber o que veio antes, podemos perceber que para além de não sabermos muitas vezes a resposta acerca da sua origem, não conseguimos visualizar qual será o seu aspeto e possibilidades daqui por mais uns 10 anos.

Considero curioso e interessante refletir acerca do futuro da tecnologia que usamos e usaremos no futuro, não serão as possibilidades infinitas?




A uns anos pensávamos em estender a vida de uma pessoa usando criogenia, hoje vemos que tal poderá nem ser a melhor forma de o fazer (degradação dos tecidos e células devido às temperaturas extremas do processo) e que poderá ser através da manipulação genética (ADN), usando células estaminais em conjunto com um estilo de vida mais saudável que poderemos atingir esse objetivo.

As tecnologias de comunicação por exemplo, são um outro bom exemplo da capacidade e evolução tecnológica da humanidade. Passamos muito rapidamente de continentes, países e indivíduos vivendo geograficamente limitados a uma cada vez mais crescente aldeia global, em que a transmissão de informação é feita de um ponto para o outro qualquer no mundo em tempo real. Os telemóveis são hoje autênticos escritórios móveis através dos quais tratamos das nossas vidas familiares, negócios e através dos quais temos vidas sociais online que nos preenchem (em alguns casos) tanto como a nossa vida física. Qual será o futuro de tudo isto?

Os meios de transporte são outro dos exemplos que fazem muitas pessoas sonhar, será que existiram carros voadores, quais serão as alternativas daqui por 50 anos? O petróleo irá acabar e soluções terão de ser postas em prática. Os carros passaram a conduzir-se sozinhos dentro das cidades do futuro?

Iremos daqui por 100 anos criar colónias noutros planetas?

E daqui por 300 anos? Consegue imaginar como será a vida de um ser humano?

Será que irá ser como alguns autores de ficção científica dizem? Que nos iremos fundindo gradualmente com a tecnologia e que ai seremos ainda mais dependentes do tecnológico? Ou será que daqui por 300 anos já nem nos lembraremos de como a vida era neste século?



Bruno Jorge

Título: O Homem Futuro

Autor: Bruno Jorge (todos os textos)

Visitas: 0

618 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Yuri SilvaYuri

    18-08-2014 às 06:26:23

    O mais importante é sonhar com aquilo que mais almejamos, desejosos que um dia venham a se tornar realidade. O homem futuro está a cada dia perto de nós.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarla

    02-10-2012 às 10:04:27

    Boa! Gostei deste texto. Eu pessoalmente gosto muito de ficção cientifica, e é realmente o que gosto acerca de sci-fi que encontrei neste texto, a especulação assente na realidade da evolução tecnológica. Parabéns por um texto fantástico. Vou ver o que escreveste mais aqui.

    ¬ Responder

Comentários - O Homem Futuro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios