Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

Uma das sensações mais agradáveis é sentirmos a boca bem hidratada. A saliva é um fluido versátil que, para além de nos auxiliar no ato da fala, também nos ajuda a mastigar, a beijar e a digerir. Além disso, muitos outros problemas são evitados com a sua presença, desde infeções da boca, o mau hálito e a cárie nos dentes.

A falta de saliva pode ser um grande problema para nós. E essa falha é normal à medida que vamos envelhecendo. Alguns casos de falta de saliva surgem com após tratamentos à cabeça e ao pescoço com recurso a radiações que destroem as glândulas salivares. A perda de fluido salivar na boca também pode ser resultado de doença autoimune, como é exemplo o síndroma de Sjögren. Outra causa é a ingestão de determinados medicamentos que provocam secura. Os descongestionantes e os anti-histanímicos que usamos no tratamento de constipações e alergias também podem produzir esse efeito seco na boca.

Contudo, a mairia dos casos em que ocorre a sensação de boca seca é evitável. Uma primeira etapa é uma consulta ao seu dentista. Este será a pessoa certa para compreender o motivo que lhe causa a secura na boca. Atualmente, existem medicamentos que causam muito menor secura na boca do que aqueles medicamentos mais antigos. Basta que o seu médico saiba desses sintomas para lhe receitar o medicamento ideal para o seu caso.

Um corpo seco ou desidratado origina a secura na boca também. Por isso, o melhor é trazer sempre consigo uma garrafa de água para manter o seu organismo sempre hidratado. Beba água regularmente, mesmo se não tiver sede. A sede é o principal sintoma da desidratação. Se o seu corpo estiver sempre bem hidratado dificilmente sentirá a sensação de sede.

Evite o café e bebidas alcoólicas. Estas bebidas podem provocar uma grande sensação de secura na boca. Uma vez que a cafeína e o álcool são diuréticos eles eliminam os líquidos do seu corpo.

Não fume. Esta é mais uma razão para deixar de consumir tabaco. A maior parte dos especialistas que debruçam sobre o estudo desta temática acredita que o tabaco agrava a secura da boca pois inibe a produção de saliva.

Considere evitar o uso de elixires orais na higiene da boca. A maior parte destes produtos contém álcool em quantidades significativas que contribuem para a secura da boca. Se quiser usar um, escolha aquele que não contribui para a secura e que contêm na sua composição elementos hidratantes que refrescam a sua boca.

Uma solução possível é o uso de um estimulante salivar que não deixe a sua boca secar. O consumo de rebuçados ou de pastilhas elásticas estimula as glândulas salivares e aumenta a produção de saliva na boca. Utilize estes produtos nas variantes ‘sem açúcar’, pois pode estar a colmatar um problema mas a ganhar outro, por exemplo, uma cárie.

Além destas soluções, evite o uso de desumidificadores e aparelhos de ar condicionado. A ação destes aparelhos provoa a secura do ar e, por consequência, provocará uma secura nas nossas vias respiratórias e na boca.


Rua Direita

Título: Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 2

775 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Marcelo matos

    11-03-2015 às 14:34:27

    Fiz uma apresentação de um trabalho em um curso, onde tinha que falar por dez minutos; tentei falar, mas tive que parar, pois minha boca ficou seca ao ponto de não conseguir movimentar a gengiva, devido ao ar condicionado da sala.Nunca vi isso, me senti muito mal no momento.

    ¬ Responder

Comentários - Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios