Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Brinquedos > Barbie: 50 anos a criar sonhos...

Barbie: 50 anos a criar sonhos...

Categoria: Brinquedos
Visitas: 10
Comentários: 11
Barbie: 50 anos a criar sonhos...

Não há quem não conheça a mais famosa das bonecas, que encanta a pequenada. Todos brincámos com ela ou pelo menos conhecemos alguém que tenha brincado. Eu recordo-me que na minha infância também tive umas quantas, só que o meu irmão, que sabia o quanto ela representava para mim, usava-a como forma de me arreliar, escondendo-a, tirando-lhe a roupa, cortando-lhe o cabelo… Acabávamos sempre a discutir, é que ele não percebia o quanto aquela simples bonequinha, representava para mim. Nela eu idealizava o meu futuro, mal sonhava eu que a vida nem sempre é assim tão fácil…

Barbie nasceu em 1959, pela mão de Ruth Handlers, mulher do fundador da empresa norte-americana Mattel.
Esta observava muito as brincadeiras de Bárbara, a filha mais nova do casal, e reparava que Barbie (nome pelo qual era carinhosamente tratada) adorava despir e vestir as suas bonequinhas. Isto, deu a Ruth a ideia de criar uma boneca-mulher, que fizesse as crianças sonhar com o futuro. Pensou numa boneca de plástico, com idade entre os 16 e 20 anos e que permitisse às crianças despi-la, vesti-la, penteá-la… enfim, transformá-la ao gosto de cada qual.
Baptizou-a com o diminutivo da filha e mais tarde criou o Ken, namorado da Barbie e a Skipper, sua irmã. Sendo os nomes inspirados nos outros dois filhos do casal.

Assim, a 9 de Março do mesmo ano, Barbie foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque, revelando-se de imediato um sucesso.

Barbie apresentava-se como uma jovem modelo, vestida com as últimas tendências da moda, de pernas longas e cintura fina, cabelo comprido loiro. Sempre a par da evolução, Barbie espelha uma boneca versátil e sofisticada, tendo já encarnado mais de 100 profissões diferentes, conduz um carro desportivo, tem vários amigos e foi vestida por mais de 70 ilustres criadores de moda.

É certamente um mundo encantado, feito à medida dos sonhos e brincadeiras de todas as meninas e, apesar de alguns psicólogos alertaram para o facto desta perfeição gerar um mundo de ilusão nas crianças,
Barbie não pára de vender.
Imagine-se que por ano vendem-se cerca de 120 milhões de exemplares em todo o mundo, o que dá uma média de duas Barbies por segundo.

Tudo é pensado com rigor e até ao produto final estar pronto, existe um extenso processo, necessitando de cerca de 100 pessoas, desde estilistas, costureiras, maquilhadoras e cabeleireiras. Nada é deixado ao acaso, por isso mesmo, é que a Barbie é a boneca mais conhecida mundialmente e assim o deverá continuar a ser por muitos anos…



Catarina Guedes Duarte

Título: Barbie: 50 anos a criar sonhos...

Autor: Catarina Guedes Duarte (todos os textos)

Visitas: 10

717 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 11 )    recentes

  • SophiaSophia

    25-04-2014 às 17:58:49

    Lembra minha infância o seu texto sobre a Barbie. Ela sempre ficará na lembrança de qualquer adulto e acredito que sempre existirá, independente, das gerações.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    15-09-2012 às 13:59:56

    À semelhança da autora e maior parte das meninas, também eu tive algumas barbies durante a minha infância. Brincava com elas, trocava-lhes os fatos e penteava-as, mas nunca tive uma ligação especial com a boneca. O que me chateia nas Barbies é aquilo que me chateia em todos os brinquedos para crianças: a sua clara divisão de acordo com os géneros. Porque não hão-de os meninos brincar também com Barbies e as meninas com carrinhos?

    ¬ Responder
  • klennyaklennya

    05-05-2012 às 01:14:16

    eu amo a barbie d ela e linda e queria ser ela!!!

    ¬ Responder
  • RE

    30-08-2011 às 14:34:21

    eu gostaria muito de ganhar brinquedos da barbie.pois n tenho condisao

    ¬ Responder
  • BarbieBarbie

    21-08-2011 às 01:57:11

    Eu sou a Barbie Oficial. Dona do Oficce Club Barbies e dona da Mattel tambem!!! Eu tenho 70 anos!! por incrivel que pareça!!! quando tinha meus 10 aninhos odiava bonecas bebes!! e queria uma boneca pequena e moça!!! porem nao existia!!! quando tinha 18 anos criei minha primeira boneca e lhe dei o nome de Barbie( Um nome inventado por mim) e 2 anos depois quando tinha 20 anos, criei uma loja só com Barbies e com forme o sucesso construi varias lojas em varios lugares, logo depois de 5 anos criei a Mattel que não fabrica só Barbies como muitos outros brinquedos, mas no começo era só barbie!!! quem acompanhou sempre a Barbie deve lembrar. E dai criei um Club o Oficce Club Barbies um grande sucesso e com até competições Miss Barbies. Fica um Club em cada pais!!! No Brasil o Club é bem famoso preucurem saber!!! Bejos da Miss Barbie dos sonhos 70intinha(setentinha) kkk muito obrigado.

    ¬ Responder
  • leticialeticia

    04-11-2009 às 21:36:45

    oi tia eu precido de brinquedos da barbie eu amo a barbie e preciso brincar

    ¬ Responder
  • desconhecido/desconhecidadesconhecido/desconhecida

    14-09-2009 às 16:15:24

    poxa a barbie é velha!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBarbie

    19-03-2009 às 00:33:12

    Eu sou a barbie e quero agradecer falarem tanto de mim. Obrigado amiginhos de longa data.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoKika

    15-03-2009 às 21:04:13

    Sou gay assumido há 3 anos. Claro que os meus pais tiveram um choque enorme. Penso que hoje já aceitam esta realidade. Lembro-me de nesse dia a minha mãe dizer:

    - Meu querido filho, agora compreendo porque é que estavas sempre a brincar com a Barbie da tu irmã.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoPaulo A.

    15-03-2009 às 20:55:34

    Finalmente alguem escreve sobre a mulher mais sexy, pequena e famosa do mundo.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoteresa

    15-03-2009 às 13:35:00

    Barbie já têm 50 anos ?

    Mas isso faz de mim uma pessoa mais velha...

    Sempre acompanhei a barbie e ainda hoje (não digo a idade) por vezes dou comigo a brincar com Ela. Gostei da tua ilustração e informação especifica da minha grande companheira de Vida.

    Obrigado e Viva a vida, Viva a Barbie

    ¬ Responder

Comentários - Barbie: 50 anos a criar sonhos...

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Superstições Náuticas

Ler próximo texto...

Tema: Barcos
Superstições Náuticas\"Rua
Todos temos as nossas manias e superstições. Não que se trate de comportamentos compulsivos, mas a realidade é que mesmo para quem diz que não liga nenhuma a estas coisas, as superstições acompanham-nos.

Passar por baixo de uma escada, deixar a tesoura, uma porta de um armário ou uma gaveta aberta ou até deixar os sapatos em posição oposta ao correcto, são das superstições mais comuns. As Sextas-feiras 13 também criam alguma confusão a muita gente, mas muitos são os que já festejam e brincam com a data.

Somos assim mesmo, supersticiosos, uns mais do que outros, mas é uma essência que carregamos, mesmo que de forma inconsciente.

Existem no entanto profissões que carregam mitos mais assustadores do que outros, e por exemplos muitos actores não entram em palco sem mandar um “miminho” uns aos outros.

Caso de superstição de marinheiro é dos mais sérios e se julga que se trata só de casos vistos em filmes de piratas, desengane-se. Os marinheiros dos dias de hoje carregam superstições tão carregadas de emoção quanto os de outros tempos.

Umas mais caricatas do que outras, as superstições contam histórias e truques. Por exemplo, contra tempestades, muitos marinheiros colam uma moeda no mastro dos navios.

Tal como fazem os actores, desejar boa sorte a um marinheiro antes de embarcar, também não é boa ideia. Os miminhos dados antes de entrar em palco também servem para o efeito.

Dar um novo nome a um barco é uma péssima ideia para um marinheiro. Dizem que muitos há que não navegam em barcos rebaptizados.

Lembra-se que os piratas de outros tempos utilizavam brincos? Pois isto faz parte de uma superstição. Dizem que os brincos evitam que se afoguem.

Entrar com um pé direito na embarcação é sinal de bons ventos. Tal como acontece com muitos de nós, os marinheiros também não gostam de entrar de pé esquerdo.

Já desde remotos tempos se dia que assobiar traz tempestades. Ora aqui está um mote dos marinheiros, pelo que se assobiar numa embarcação, arrisca-se a ter chatices com o marinheiro.

Verdades ou mentiras, as superstições existem e se manter os seus próprios mitos acalma um marinheiro, então que assim seja. Venham as superstições náuticas que cá estamos para as ouvir.

Já agora uma curiosidade ainda maior. Dizem que se tocar a gola de um marinheiro passará a ter sorte. Será verdade ou foi um marinheiro que inventou?

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:Superstições Náuticas

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 06:39:27

    Não acredito em superstições de forma alguma.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios