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Jogos de Computador - São ou não prejudiciais?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Brinquedos
Visitas: 10
Comentários: 4
Jogos de Computador - São ou não prejudiciais?

Não é necessário ser-se um grande filósofo ou estudioso da sociedade em que vivemos para sabermos que as nossas crianças são criadas em frente à televisão. Filhos que crescem agarrados aos jogos de computador ou à playstation são do mais comum, e a verdade é que deixámos de oferecer livros didáticos no Natal e passámos a oferecer vales e envelopes com dinheiro para que eles possam escolher o último jogo que está mais na moda.

Estamos cada vez mais a educar crianças computorizadas e livres do tato que deve ser tão obrigatório numa educação.

Pequenos jovens e adolescentes que derretem pacotes de batatas fritas e sumos em pacote enquanto disparam sobre monstros gelatinosos dos vídeo jogos.

Os jogos de bola na rua, as escondidas e a apanhada ficaram fora de moda e se os medos dos pais os impedem de estar mais vezes e mais tempo nas brincadeiras de rua, os miúdos permitem-se a horas extraordinárias em frente aos jogos de computador.

Se durante muito tempo ninguém pensou realmente no quanto pode ser prejudicial esta exposição desmedida em frente ao computador, hoje em dia todos damos a mão à palmatória que não faz bem e que não é saudável.

Além dos malefícios à visão que são óbvios, começam a estudar-se os problemas nos ossos. Tendinites devido ao sucessivo gesto no rato do computador ou á sequencia permanente de teclar determinadas teclas, ou mesmo á pressão exercida sobre o joysteack.

Para além disto, o imaginário dos mais jovens também é absorvido por personagens que nunca morrem, ou melhor, que renascem a cada Play again.

Se na ideia de uma criança mata um bandido num jogo de vídeo e fazê-lo renascer no próximo nível do jogo, o mesmo poderá ela pensar da vida real.

No entanto, muitos estudos têm vindo a ser feitos quando às verdadeiras consequências dos jogos de computador.

Tendo em conta que as novas tecnologias podem ser frutuosas para toda a gente, muitos são os jogos em que as crianças e adolescentes são obrigados a pensar e a raciocinar de forma tranquila, mas excitante e produtiva.

Por exemplo, se um jogo obrigar a que os níveis sejam ultrapassados com perguntas ou descobertas de enigmas, sem dar lugar a armas e a tiros, um adolescente poderá tirar o melhor partido. Exercita o cérebro e na realidade é isso que se espera de um jovem. Obrigá-lo a pensar sem que o raciocínio esteja voltado para a violência.


Carla Horta

Título: Jogos de Computador - São ou não prejudiciais?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 10

771 

Imagem por: włodi

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Comentários     ( 4 )    recentes

  • SophiaSophia

    25-04-2014 às 18:09:28

    A própria pessoa pode controlar esses jogos de computador. Todo ato excessivo, demais, faz mal. Pode ser jogos, ou qualquer outra atividade até prazerosa. A Rua Direita recomenda os pais a colocarem limites nas crianças e ensinar sobre equilíbrio. Ter equilíbrio na vida é essencial!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoão

    29-08-2013 às 23:05:25

    Sou jogador desde que me conheco por gente, nunca tive problemas em jogar pois nunca tive uma mente psicopata de sair matando meio mundo, é possivel perceber que nao pesquisou sobre o tema afundo e se vim parar nessa pagina é porque pesquiso, a teoria mais aceita é que se a pessoa tem uma mente psicopata ela pode ser ativa por um jogo de computador, mas as pessoas normais nao terao tal problema, outra coisa que faz os psicologos e adulto em geral entrarem em território desconhecido quando tratam desse tema é que eles anulam a história que o jogo mostra por exemplo assasins creed (sim é o jogo que o filho do casal de policiais que matou os pais) é um romance na sua historia porém voces centralizam o MATAR que existe nos jogos e nao veem eles como um todo.

    ¬ Responder
  • erick

    12-11-2012 às 21:42:31

    Pqp...Um texto desse nos mostra claramente as consequências da autoria amadora decorrente da internet...pqp quanto senso comum,QUE [email protected][email protected]
    Estudos feitos mostram que jogos ajudam o indivíduo jovem a manter a capacidade sináptica devido ao seu caráter de simulação de perigo,pois na sociedade pós-moderna o jovem fica cada vez com o cerebro mais desligado do perigo e isso acarreta uma deficiência no desenvolvimento das ligações,é um processo natural...Video-games são sim necessários,porém tudo deve ter moderação e disciplina na qual os pais são os principais responsáveis na educação de seus próprios filhos,não tente explicar explicar uma causa a partir de efeitos...A raíz do problema é a cultura...a me poupe com as suas abobrinhas...

    ¬ Responder
  • DONT_PLAYDONT_PLAY

    03-02-2012 às 11:29:27

    Bom texto Valew..

    ¬ Responder

Comentários - Jogos de Computador - São ou não prejudiciais?

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Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

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Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

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Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

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