Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Máquinas > Bomba hidráulica

Bomba hidráulica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Máquinas
Comentários: 1
Bomba hidráulica

Uma bomba é basicamente um dispositivo que é usado para mover os gases ou líquidos, geralmente de um ponto mais baixo para um ponto superior. Muitas das bombas existentes requerem uma fonte de energia externa para funcionar, no entanto, as bombas hidráulicas são um caso especial porque não necessitam de nenhuma fonte externa de energia. Numa bomba hidráulica, é a própria água ou outro fluido que faz o mecanismo funcionar. Dito de uma outra forma, a energia cinética da água é a fonte de energia que opera uma bomba hidráulica.


Quando este tipo de bomba opera, uma parte da água é levada a um ponto mais elevado daquele a que a água se encontrava no início. Além disso, a água que sai da bomba tem uma velocidade diferente da água que entra na bomba. Isto acontece devido a um fenómeno chamado de pressão de estagnação. A pressão de estagnação baseia-se no princípio de Bernoulli, que diz que ao haver um aumento na velocidade de um fluido em simultâneo há uma diminuição na pressão desse mesmo fluido. O funcionamento da bomba hidráulica baseia-se neste princípio.


Uma bomba hidráulica simples começa com um tubo que traz a água da fonte. No final do tubo existe uma válvula, chamada de válvula de vazão. Quando sob pressão, a válvula de vazão fecha, suportando a pressão da água contra a outra válvula que se encontra mais atrás, chamada de válvula de retenção. Esta válvula leva à saída ou tubo de entrega. Quando a pressão da água no tubo de entrega cai, a válvula de retenção fecha, permitindo que a pressão aumente de novo contra a válvula de vazão.


Este ciclo repete-se, geralmente, a cada um a dois segundos. O processo torna-se mais eficiente com a adição de um dispositivo chamado de vaso de pressão, entre a válvula de retenção de entrega e a saída do tubo de entrega. Um vaso de pressão é um pequeno tanque de metal que contém uma determinada porção de ar. O ar atua como uma almofada que amortece as tensões resultantes das rápidas mudanças de pressão dentro da bomba, o que também ajuda a prolongar a vida útil da própria bomba.

A bomba hidráulica é usada há séculos, mas começou a cair em desuso quando as bombas a energia elétrica surgiram. Mais recentemente, porém, tem havido um interesse renovado na bomba hidráulica como uma forma de levar água potável às zonas rurais dos países em desenvolvimento.


Carlos Vieira

Título: Bomba hidráulica

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 0

795 

Imagem por: Elsie esq.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

Comentários - Bomba hidráulica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Imagem por: Elsie esq.

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios