Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O que é a energia nuclear?

O que é a energia nuclear?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
O que é a energia nuclear?

A energia nuclear provém da divisão de átomos de materiais radioativos, tais como o urânio, o plutónio e o tório. Outra forma de gerar este tipo de energia é a partir da fusão nuclear do hidrogénio.

A energia nuclear corresponde à energia que é libertada pelo núcleo dos átomos quando esses átomos são levados para condições instáveis, por meio de processos artificiais. A partir da fissão nuclear é possível gerar vários tipos de energia: mecânica, térmica e radiação.

Sendo uma fonte térmica de energia primária – a energia nuclear foi amplamente estudada para ser aplicada na propulsão de navios militares e comerciais, aquecimento, produção de vapor industrial e dessalinização da água marítima. Apesar de toda a controvérsia que envolve o nuclear, este tipo de energia já satisfaz cerca de 18% das necessidades mundiais de eletricidade.

A Segunda Guerra Mundial veio acelerar o processo de estudo e investigação sobre a energia nuclear e foi neste contexto que se revelou ao mundo o seu enorme potencial para causar danos. Pese embora as diferentes opiniões sobre esta fonte de energia, o que é facto é que o nuclear apresenta benefícios devido às suas aplicações na indústria, agropecuária, medicina ou ambiente.

As grandes preocupações e desvantagens relativamente ao nuclear residem no perigo de acidentes ambientais e na eliminação do lixo atómico. De momento não existe nenhuma forma de reciclar esse lixo atómico (resíduos que ficam nos reatores onde ocorre a fissão nuclear). Estes resíduos atómicos apresentam níveis bastante elevados de radiação, sendo por isso armazenados em contentores metálicos devidamente protegidos por caixas de betão, e lançados ao mar.

Os acidentes nucleares podem acontecer, tendo mesmo já acontecido no passado, quando existe libertação de material radioativo do reator para o ambiente. Essa libertação de material radioativo leva à contaminação de todo o meio ambiente envolvente e pode ter repercussões a várias centenas de quilómetros do local da libertação.

Como consequência pode originar cancros e outras doenças graves e levar à morte de pessoas, animais e plantas. Além disso provoca a contaminação dos solos e dos lençóis de água.


Carlos Vieira

Título: O que é a energia nuclear?

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 0

776 

Imagem por: Sakucae

Comentários - O que é a energia nuclear?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: Sakucae

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios