Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Socialização - Uma Tarefa Para as Famílias

Socialização - Uma Tarefa Para as Famílias

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
Socialização - Uma Tarefa Para as Famílias

Socialização é o processo através do qual os indivíduos aprendem as formas de vida e de comportamento do grupo ou dos grupos sociais de que são pertença numa sociedade. O primeiro grupo social a que pertencemos é a família nuclear em que estamos inseridos, na qual aprendemos as primeiras palavras, e os primeiros hábitos. Aqui aprendemos qual o comportamento que é aceite, como o que o não é relativamente às várias questões que envolvem a vida familiar, aprendemos o que é a punição por desrespeitar as regras, e entenda-se que punição nem sempre significa mau trato, antes punição é tudo aquilo que contraria o indivíduo, o olhar duro de alguém, por exemplo, é uma forma de punição, a reprovação é outra forma de punição. É então no contexto familiar que damos os primeiros passos na socialização, chama-se a este tipo de socialização, socialização primária.

Ainda não demos os primeiros passos, e nos dias que correm já estamos a aprender de outras fontes, e lá estamos nós no infantário, onde aprendemos que não somos únicos no universo, sim, porque as crianças pequenas pensam que o mundo gira à volta delas, e de facto o seu pequeno mundo familiar, para correr bem, gira mesmo à volta destes pequenotes, traquinas, mas tão ternos, que fazem as delícias de quem os rodeia. Aqui aprendemos mais regras, não nos dão naturalmente um papel para a mão, porque nessa fase nem sabemos ler, mas as regras da sociedade vão-se interiorizando, e aos poucos vamos discernindo o que é certo, segundo a sociedade em que vivemos e o que é errado aos olhos da mesma sociedade.

Num outro ponto do globo, numa outra cultura, numa outra sociedade, ou mesmo num outro grupo, ou numa outra família, os comportamentos aceites não são necessariamente os mesmos, nem os comportamentos rejeitados ou as punições.

O certo e o errado torna-se então discutível entre os grupos sociais, mas o indivíduo para viver em paz deve agir em função do seu grupo, em função da sua cultura, em função da sua sociedade. Naturalmente desde sempre existiram os desintegrados, pessoas que questionam todos os princípios correntes, todas as leis impostas, todos os pensamentos existentes a que chamam preconceitos, estes raramente conseguem ter paz, raramente conseguem enquadrar-se e tarde terão uma vida regular. Andem por onde andarem encontrarão sempre coisas que os contrariam, mas alguns destes acabam por conseguir destaque na história da humanidade, mas é invulgar isto acontecer por bons motivos.

Por tudo isto considero que a socialização primária, aquela que acontece no seio da família nuclear inicial, deve ser a mais bem interiorizada pelos indivíduos de forma a conseguir dar-lhes suporte para a socialização subsequente. Cabe então às famílias a tarefa mais importante no aprendizado das crianças porque esta aprendizagem será o suporte de toda uma vida.


Ana Sebastião

Título: Socialização - Uma Tarefa Para as Famílias

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 4

691 

Comentários - Socialização - Uma Tarefa Para as Famílias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios