Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Polo Norte deve virar mar em dez anos

Polo Norte deve virar mar em dez anos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 6
Comentários: 6
Polo Norte deve virar mar em dez anos

Cientistas britânicos, depois de passarem os três primeiros meses do ano (2009) fazendo pesquisa no Oceano Ártico previram que o Polo Norte vai virar mar, vai degelar até 2019.

E vi, pelo menos aqui no Brasil, a notícia ser recebida com uma naturalidade, como se isso não interessasse, não é comigo, não me afeta. A própria mídia não deu o destaque merecido.

Tudo que acontece no Planeta afeta à todos diretamente.

Se o Polo Norte virar mar como preveem os cientistas, um quarto da população mundial será afetado. Significa que mais de um bilhão de pessoas terão que sair de sua casa, de seu país. Milhões de refugiados!

Isso ainda não te assusta?

Então pense que sua casa de praia será destruída ou ficará submersa (que para mim é a mesma coisa).

Além disso, o desaparecimento do Polo Norte, com o degelo significa aquecimento dos mares, significa desequilíbrio ambiental, emissões de gases-estufa [que costumam ser aprisionados pelo gelo], mudança de rotas marítimas, clima alterado no mundo inteiro.

O homem é um ser adaptável mas os demais animais não. Alguns animais demoram muito para se adequar ao novo clima, dez anos não são suficientes para a história da evolução. Veremos portanto muitos desaparecerem, como por exemplo o urso polar.

Fico angustiada com pessoas que leem uma notícia destas e agem como se não se importassem. E pior, não se importam mesmo, afinal o Polo Norte está longe, é problema dos países mais próximos dele, não é? Não, não é!

A evaporação do mar é que produzem as nuvens, que precisamos para tudo: chuva que alimenta rios (água potável que bebemos), neve.

O aquecimento marítimo também afeta os recifes, mata os corais neles existentes, que são fonte de alimento de peixes . O seu desaparecimento acarretaria na morte de muitas espécies de vida marítima, o que afetaria a economia e subsistência de milhões de pessoas, que sobrevivem da pesca. Afetaria também animais que se alimentam de peixe.

Enfim, podemos ser americanos, europeus, africanos, asiático ou australianos, mas vivemos no mesmo planeta. Teremos todos os mesmo destino. É hora de esquecer os preconceitos, todos são da mesma raça: humana. Vivemos no mesmo planeta, não temos para onde fugir então temos que cuidar da nossa casa.

Devemos exigir de nossos governantes, em todas as esferas: municipal, estadual, federal, mundial providências imediatas, mas também temos que ajudar nosso planeta a partir de pequenas ações em nossa casa, na cidade onde moramos. Não podemos achar que os outros são os responsáveis, todos tem sua parcela de culpa. Todo mundo, em todos os lugares, em todos os países afetam o meio-ambiente. Reduzir a poluição e o consumo de energia, reciclar o lixo são medidas importantes. O Polo Norte preservado não é um problema político, mas sim uma necessidade para continuarmos com o nosso padrão de vida na Terra.


Rosana Pegoraro

Título: Polo Norte deve virar mar em dez anos

Autor: Rosana Pegoraro (todos os textos)

Visitas: 6

800 

Imagem por: Justin Link

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • SophiaSophia

    26-05-2014 às 06:36:38

    Você está certíssima! É um fato que influencia a todos nós e devemos nos preocupar sim! Mas, acredito que isso não acontecerá, apenas se Deus permitir. Aí, sim, não tem nada que impeça, nem os melhores recursos tecnológicos.
    Vai da consciência de cada um mesmo.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 19:42:11

    Esta sim é a verdadeira guerra do mundo. Enquanto que se luta por religiões, politicas, petróleo e tantas, tantas outras coisas, esquece-se que é aqui que vai residir o maior problema de todos nós. Texto bastante interessante. Parabéns.

    ¬ Responder
  • Lilian IralaLilian Irala

    24-10-2009 às 18:26:41

    Que «o sertão vai virar mar» é sabido, já diz a letra da música, música essa antiga, aliás. Desde que fui criança que ouço que o mar, ou a praia, que seria «de Santos», vai ser aqui em Santo Amaro, e alguns até precisam que vai ser na av. dos Bandeirantes. Se for aí, só vai ficar minha antena para fora. Se for em Santo Amaro... ops! Finalmente, vou ter uma casa de praia.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLuiz

    23-10-2009 às 17:39:11

    Eles nem se importam com o futuro de todos só se importam com o futuro deles...

    ¬ Responder
  • Paulo CesarPaulo Cesar

    22-10-2009 às 20:05:27

    Cara Rosana, concordo com vc, todos estao mais preocupados em encher os bolsos de dinheiro, gastar em coisas futis, porem a mae Terra, esta dando a resposta a tudo que fizemos nestes ultimos tres seculos...

    que Deus nos ajude...

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojames christian

    22-10-2009 às 16:36:14

    infelizmente cara Rosana concordo com tuas palavras. qdo se perde a fé nos homens, o que os resta é acreditar que no poder superior. nada do que fizermos vai melhorar a situação, é irreversível. não estou sendo pessimista, a realidade é essa. outro dia um grupo de ecologistas estava preocupado pq daqui 50anos acaba a água doce. daqui 50 anos? que otimismo.
    portanto Rosana, rezemos.
    só uma inteligência superior pode nos salvar.

    ¬ Responder

Comentários - Polo Norte deve virar mar em dez anos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Imagem por: Justin Link

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios