Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Onde está a Verdade Desportiva?

Onde está a Verdade Desportiva?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Desporto
Visitas: 127
Comentários: 2
Onde está a Verdade Desportiva?

Hoje em dia fala-se muito em Verdade Desportiva, e na verdade ela é fundamental para a concorrência leal e para a justiça nas diferentes atividades desportivas.

No entanto, quando o tema é abordado grande parte das pessoas associam-no imediatamente a questões de erros de arbitragem (nomeadamente no futebol), e quase todo o tempo e quase todas discussões giram à volta desses pormenores. Se bem que um erro de arbitragem possa ter realmente uma grande importância, quando por exemplo é determinante para o resultado de um jogo ou para decidir o vencedor de uma competição, as vezes em que isso acontece são realmente diminutas se tivermos em conta o nº de jogos e de competições que se disputam semanalmente ou mensalmente. Além disso, nessas situações o juiz tem que tomar uma decisão e agir numa fração de segundo, e logo o erro pode acontecer. Neste contexto, a ocorrência do erro pode ser perfeitamente compreensível.

Mas há outros fatores, e esses muito menos compreensíveis, que contribuem decisivamente para a Não-Verdade Desportiva. Situações como o doping e os ordenados em atraso, só para citar algumas.

Por exemplo, no caso do doping trata-se de uma ação premeditada (e por isso indesculpável) que altera completamente a Verdade Desportiva.

Outra situação com igual gravidade é a problemática dos ordenados em atraso. E talvez alguns perguntem, mas em que é que isso altera a Verdade Desportiva? Ora bem, altera tudo “logo desde a raíz”! Um Clube ou uma Equipa que contrata atletas (em princípio melhores), aos quais depois não consegue pagar e apresenta orçamentos irrealistas e impossíveis de cumprir, está desde logo a entrar numa competição desleal e injusta. Esta é uma situação bastante grave e à qual não é dada a devida atenção, porque ainda a competição não teve início e já está viciada e desportivamente desvirtuada. Onde é que está a Verdade Desportiva nisto? Esta situação é bastante mais grave e muito menos desculpável que qualquer decisão ou erro de arbitragem…

Para pôr fim a este estado de coisas, as entidades competentes e reguladoras devem tomar medidas e agir em conformidade de forma que haja realmente Verdade Desportiva nas competições e para que os Clubes e as Equipas pelo menos possam iniciar as competições e as provas em igualdade de circunstâncias, e para que haja efetivamente uma concorrência leal e justa.


Carlos Vieira

Título: Onde está a Verdade Desportiva?

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 127

768 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    10-10-2014 às 11:46:19

    Algo que é difícil de descrever se é bom ou ruim. A verdade desportiva precisa ser bem elaborada.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojoão aboim

    26-01-2010 às 21:14:16

    Eu cá sou CONTRA A VERDADE DESPORTIVA - que só interessa em competições internacionais.
    Então de que é que vamos falar nos cafés durante a semana?
    Que oportunidades vamos ter de gritar em unissuno GA - TU - NO, GA - TU - NO?
    Que desculpas vamos apresentar pela derrota da nossa equipa favorita?
    QUEM É PELA VERDADE DESPORTIVA QUER MATAR O INTERESSE PELO FUTEBOL! que não é um desporto É UM ESPECTÁCULO!!!

    ¬ Responder

Comentários - Onde está a Verdade Desportiva?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios