Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Onde está a Verdade Desportiva?

Onde está a Verdade Desportiva?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Desporto
Visitas: 127
Comentários: 2
Onde está a Verdade Desportiva?

Hoje em dia fala-se muito em Verdade Desportiva, e na verdade ela é fundamental para a concorrência leal e para a justiça nas diferentes atividades desportivas.

No entanto, quando o tema é abordado grande parte das pessoas associam-no imediatamente a questões de erros de arbitragem (nomeadamente no futebol), e quase todo o tempo e quase todas discussões giram à volta desses pormenores. Se bem que um erro de arbitragem possa ter realmente uma grande importância, quando por exemplo é determinante para o resultado de um jogo ou para decidir o vencedor de uma competição, as vezes em que isso acontece são realmente diminutas se tivermos em conta o nº de jogos e de competições que se disputam semanalmente ou mensalmente. Além disso, nessas situações o juiz tem que tomar uma decisão e agir numa fração de segundo, e logo o erro pode acontecer. Neste contexto, a ocorrência do erro pode ser perfeitamente compreensível.

Mas há outros fatores, e esses muito menos compreensíveis, que contribuem decisivamente para a Não-Verdade Desportiva. Situações como o doping e os ordenados em atraso, só para citar algumas.

Por exemplo, no caso do doping trata-se de uma ação premeditada (e por isso indesculpável) que altera completamente a Verdade Desportiva.

Outra situação com igual gravidade é a problemática dos ordenados em atraso. E talvez alguns perguntem, mas em que é que isso altera a Verdade Desportiva? Ora bem, altera tudo “logo desde a raíz”! Um Clube ou uma Equipa que contrata atletas (em princípio melhores), aos quais depois não consegue pagar e apresenta orçamentos irrealistas e impossíveis de cumprir, está desde logo a entrar numa competição desleal e injusta. Esta é uma situação bastante grave e à qual não é dada a devida atenção, porque ainda a competição não teve início e já está viciada e desportivamente desvirtuada. Onde é que está a Verdade Desportiva nisto? Esta situação é bastante mais grave e muito menos desculpável que qualquer decisão ou erro de arbitragem…

Para pôr fim a este estado de coisas, as entidades competentes e reguladoras devem tomar medidas e agir em conformidade de forma que haja realmente Verdade Desportiva nas competições e para que os Clubes e as Equipas pelo menos possam iniciar as competições e as provas em igualdade de circunstâncias, e para que haja efetivamente uma concorrência leal e justa.


Carlos Vieira

Título: Onde está a Verdade Desportiva?

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 127

768 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    10-10-2014 às 11:46:19

    Algo que é difícil de descrever se é bom ou ruim. A verdade desportiva precisa ser bem elaborada.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojoão aboim

    26-01-2010 às 21:14:16

    Eu cá sou CONTRA A VERDADE DESPORTIVA - que só interessa em competições internacionais.
    Então de que é que vamos falar nos cafés durante a semana?
    Que oportunidades vamos ter de gritar em unissuno GA - TU - NO, GA - TU - NO?
    Que desculpas vamos apresentar pela derrota da nossa equipa favorita?
    QUEM É PELA VERDADE DESPORTIVA QUER MATAR O INTERESSE PELO FUTEBOL! que não é um desporto É UM ESPECTÁCULO!!!

    ¬ Responder

Comentários - Onde está a Verdade Desportiva?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios