Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Já tem um carregador solar?

Já tem um carregador solar?


Num planeta cada vez mais sobrecarregado com os efeitos maioritariamente perniciosos da acção humana, torna-se urgente e imperativo agir contra as piores consequências da nossa actividade (industrial, tecnológica, desflorestadora, devastadora, etc.). Com emissões de CO2 anuais na ordem dos 6,5, biliões de toneladas, o planeta Terra não pode esperar manter a salubridade (da qual já não resta muito) durante muito mais tempo.

O desgaste é tal que as alterações climáticas são já uma realidade e anteciparam-se às previsões dos cientistas em cerca de 50 anos. Em climas temperados, o sol brilha agora com muito maior intensidade e o calor pode tornar-se, nalguns casos, abrasador. Ora, o que a tecnologia mais recente propõe, precisamente, é a utilização dos raios solares com fins benéficos ao próprio meio ambiente. E como? Através da criação de dispositivos que permitam evitar o recurso constante à corrente eléctrica e, desta forma, possam baixar o consumo eléctrico e potenciar o consumo de energia solar, gratuita e totalmente inócua para o meio ambiente.

Surgem, assim, os carregadores solares. Muitíssimo variados, com características diversas, ou multifuncionais (estes mais dispendiosos), os carregadores solares permitem carregar pilhas AA e AAA, o portátil, o telemóvel e outros electrodomésticos que funcionem com bateria recarregável (pequenos aspiradores, o Ipod, a PSP portable, câmaras digitais, máquinas fotográficas, etc.).

Os carregadores solares não só vêm contribuir para reduzir muitíssimo as emissões de CO2 para a atmosfera (se cerca de 10 000 utilizadores usarem carregadores solares durante um ano, irão evitar a emissão de 8 toneladas de CO2), como também tornam a vida mais simples, principalmente para quem está habituado a frequentes deslocações ou para quem gosta de acampar ou viajar, por exemplo. De facto, ficar sem bateria no telemóvel num momento inoportuno pode ser muito aborrecido, principalmente quando não existe nenhuma tomada eléctrica por perto; mas um carregador solar resolve o problema: capaz de armazenar energia até três meses, o aparelho carrega o seu telemóvel no espaço de 2 a 6 horas (dependendo do tipo de tecnologia utilizada). Mais: tem a vantagem de ser extremamente leve (de 60 a 200 gramas). Existe ainda a possibilidade de adquirir carregadores solares flexíveis, que se adequem às suas necessidades. Existe o SolarStrap, em forma de pulseira, que pode ser colocado em torno do pulso ou pendurado na mochila e o SolarBadge, que foi concebido para ser colocado numa superfície plana ensolarada.

Seja qual for o tipo que mais lhe convém, lembre-se: melhorar o ar que respiramos e regularizar o clima também depende, e muito, de si! Boas escolhas energéticas!


Isabel Rodrigues

Título: Já tem um carregador solar?

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

666 

Comentários - Já tem um carregador solar?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios