Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Bebidas energéticas

Bebidas energéticas

Categoria: Desporto
Comentários: 2
Bebidas energéticas

Atualmente, cada vez mais pessoas praticam modalidades desportivas,que exigem uma alimentação cheia de vitaminas, proteínas, hidratos de carbono e energia.

É por isso que cada vez há mais marcas de bebidas energéticas, cujo consumo aumentou considerávelmente, podendo ser encontradas nos hipermercados ou casas de saúde e desporto.
Para fazer face ao dia-a-dia cada vez mais preenchido, os jovens consomem também estas bebidas como estímulo extra para as noites de divertimento. Contudo é necessário tomar cuidado, pois elas contêm ingredientes que funcionam como estimulantes, como por exemplo a cafeína, que não deve ser tomada em excesso na juventude.

As bebidas energéticas ajudam a reforçar os níveis de energia, contribuindo para melhorar a concentração e a sua velocidade de reação, à custa de um desagradável sabor.

Na verdade, estas bebidas mais parecem um xarope para a tosse, com muita cafeína e açucar em demasia. Os seus ingredientes são além da cafeína, a sacarose, glicose, taurina, niacina, vitamina B5, B6, caramelo,citrato de sódio, riboflabina, vitamina B2 e água gaseificada.

A sacarose , principal componente do açúcar da mesa, decompôem-se em glicose, antes de entrar na corrente sanguínea, onde liberta energia.

A vitamuina B6, está ligada ao aumento de concentração e ao nível de vigilância, a B12 é extremamamente necessária ao funcionamento do sistema nervoso central.

A riboflavina é a responsável pela cor da bebida, e o seu papel é ao nível do metabalismo, auxiliando as reações químicas libertadoras de energia.

O inositol é um hidrato de carbono capaz de aliviar sintomas de depressão e ataques de pânico. Contudo os níveis que estas bebidas contêm são baixos para ter esse efeito.

A taurina é um aminoácido importante para a manutenção e as funções dos músculos esqueléticos. Em conjunto com a cafeína, esta substãncia estimula a energia.

A niacina é um composto orgânico que ajuda o organismo a converter os hidratos de carbono em glicose, para libertar energia, ajudando também à digestão.

Quem necessite de aumentar a energia deve tomar bebidas energéticas mas moderadamente. São mais indicadas para quem pratica desportos com grande desgaste de energias, como os ciclistas, atletas, corredores etc.

O ideal é elas serem vistas como um medicamento para reforçar os níveis energéticos e não tornar o organismo dependente delas.


Pedro gil Ferreira

Título: Bebidas energéticas

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 0

797 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    08-10-2014 às 20:17:15

    É verdade! As pessoas estão tomando mais bebidas energéticas por quererem mais disposição, mais energia a fim de malhar e obter um corpo escultural!

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    14-09-2012 às 16:32:29

    bebidas energéticas prometem melhorar o seu dia. mas será que funcionam mesmo? pode comprar em vários tipo de loja e pode encontrar em pó, shot ou em lata. tenha atenção que cada lata pode ter mais que uma dose recomendada. os shots você pode levar para onde quiser e beber quando precisar. são super fáceis. a acção é imediata. em pó é conveniente para levar em viagens longas, pois não se estragam com tanta facilidade.

    ¬ Responder

Comentários - Bebidas energéticas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios