Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Ferramentas > Pilhas e baterias

Pilhas e baterias

Categoria: Ferramentas
Visitas: 7
Comentários: 17
Pilhas e baterias

As pilhas e as baterias representam como que mini-armazéns de energia. São dispositivos que transformam energia química em eléctrica.

Embora detentoras de utilidade indiscutível e até de indispensabilidade, as pilhas e as baterias contêm elementos tóxicos na sua composição, perigosos para a saúde e para o meio ambiente, acabando por integrar os resíduos sólidos do lixo urbano.

Para além do cuidado de as reciclar, se não forem recarregáveis e estiverem gastas, há que ter precauções no caso de se verificarem derramamentos, tais como lavar as mãos com água corrente e abundante e procurar o médico se ocorrer irritação.

Para além disto, é importante seguir as instruções dos fabricantes dos aparelhos, não remover, sob nenhum pretexto, o invólucro das pilhas e jamais misturar pilhas velhas com novas, ou pilhas de sistemas electroquímicos diferentes. Não se trata de “pilhofobia”, mas de mera prudência básica.

Irritação é o que acontece a algumas pessoas durante certas conversas de telemóvel, pelo que decidem descarregar na bateria (até parece irónico) as culpas da interrupção de tão amena cavaqueira. «Está-se a ir abaixo», dizem.

E está, mas não é a bateria, é a paciência. Se houvesse carregadores de paciência como há de baterias talvez se resolvesse o problema. Mesmo assim, era capaz de ser um sector em permanente ruptura de stocks.

 O universo infantil é aquele em que melhor se consegue compreender o funcionamento das pilhas e baterias recarregáveis (que por sinal são preferíveis no sentido da redução do impacto ambiental). É uma energia que cansa só de olhar e cuja fonte não se esgota. Seria caso para perguntar: «Onde é que se tira a pilha?» …


Rua Direita

Título: Pilhas e baterias

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 7

801 

Imagem por: Anton Fomkin

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 17 )    recentes

  • Maria GabrielaMaria Gabriela

    06-10-2012 às 22:20:13

    As pilhas e baterias, sem dúvida, foram mais uma grande invenção para a nossa sociedade. São práticas e bastante úteis. Evitam os fios e permitem utilizar os aparelhos fora de casa. Achei importante o alerta que foi feito para os cuidados que temos de ter com as pilhas porque as mesmas podem ser tóxicas. Efetivamente nunca é demais relembrar este cuidados e saber o que fazer em caso de contacto com liquido e respectiva irritação.

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    06-10-2012 às 17:52:38

    Olá Rua Direita, tudo bem? Muito informativo e bem escrito seu texto! Ultimamente as pilhas estão sendo vistas como agentes agressivos ao meio ambiente, e não sem motivo. As baterias representam um gasto de material muito menor em relação às pilhas, e armazenam também mais energia. O rua direita faz muito bem em fazer estes tipos de textos, oferecendo conhecimento de forma acessível e fácil, para todas os tipos de pessoas. Muito obrigado!

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    06-10-2012 às 17:52:25

    Olá Rua Direita, tudo bem? Muito informativo e bem escrito seu texto! Ultimamente as pilhas estão sendo vistas como agentes agressivos ao meio ambiente, e não sem motivo. As baterias representam um gasto de material muito menor em relação às pilhas, e armazenam também mais energia. O rua direita faz muito bem em fazer estes tipos de textos, oferecendo conhecimento de forma acessível e fácil, para todas os tipos de pessoas. Muito obrigado!

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    05-10-2012 às 16:43:12

    Estou tendo aula de eletricidade aplicada na graduação. Apesar de já ter feito pilhas em laboratório acho complexo o entendimento teórico do funcionamento dessas belezinhas que nos proporcionam tanto conforto. Afinal, o que seria do meu mouse ou do meu pc sem pilhas e baterias.Mas poucas pessoas se interessam por entender como funcionam as coisas que usam. Na realidade o sistema é simples, mas pode geram complicações no descarte, por exemplo.

    ¬ Responder
  • Pedro gil FerreiraPedro gil Ferreira

    04-10-2012 às 17:47:06

    Eu pessoalmente tenho sempre pilhas no meu quarto para uma emergência.Tanto as pilhas como as baterias estão sempre a falhar devido ao uso indiscriminado que lhe damos.Usamos pilhas no relógio, no despertadr, no comando da televisão e no rádio.Quanto ás baterias elas alimentam os portáteis que nós não dispensamos, assim como os telemóveis.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    03-10-2012 às 14:14:31

    As pillhas são solução para muita coisa de grande necessidade como por exemplo, para fazer despertar o despertador, fazer trabalhar a televisão, candeeiros ou baterias.Hoje em dia não se passa sem pilhas e baterias, por causa do grande uso de computadores, portáteis, relógios, televisores ou telemóveis.

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    02-10-2012 às 22:02:05

    Francamente não é muito fácil encontrar um pilhão em qualquer esquina, mas se tivermos em conta o mal que estes objetos fazem ao ambiente quando não tratados convenientemente, percebemos que devemos acumula-los, até porque não ocupam muito espeço para mais tarde os colocar num local adequado. Se procurar bem certamente vai encontrar um perto de si.

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    02-10-2012 às 22:01:38

    Também no mundo automóvel se está a começar a usar baterias para mover veículos elétricos. Tendo esta industria uma presença tão significativa no mercado mundial, é de esperar que as baterias sofram uma grande evolução no sentido de permitir uma maior autonomia e menor tempo de carga. Sendo estes os principais pontos fracos em veículos elétricos.

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    02-10-2012 às 22:01:25

    As pilhas e as baterias são de facto elementos muito importantes nos tempos de hoje e que usamos constantemente no nosso dia a dia.Com o evoluir da tecnologia, principalmente as baterias sofreram uma grande evolução, permitindo uma maior autonomia, menos tempo de carga, mais tempo de vida, mais compactas e mais amigas do ambiente.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    02-10-2012 às 07:12:18

    Utilizo mais as pilhas recarregáveis, elas são bem melhores. Você pode sempre que acabar, colocar para carregar e depois está novíssima. Faz parte de nossa vida, adoramos quando elas estão novinhas e cheias de vigor. Baterias também tem seu papel fundamental, elas contribuem para uma melhor performance e são mais duráveis, sem precisar ficar recarreando de vez em quando. Gostei da maneira que colocaste tanto a pilha como a bateria. Muito bom seu texto, parabéns!

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    02-10-2012 às 07:10:21

    Como é bom ter pilhas emn casa quando mais precisamos dela. Não sei se prefiro as pilhas ou baterias, ainda estou na dúvida. Mas tanto uma quanto outra possui diferentes vantagens e benefícios que ajudam em nossas vidas. Espero que a duração seja bem melhor que outros utensílios que logo se acabam. As baterias são mais econômicas na minha opinião, visto que demoram a acabar suas energias, e pilha você precisa recarregar e até comprar.

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    01-10-2012 às 19:29:43

    Umas das melhores descobertas da ciência foram às pilhas e baterias. Sem elas, diversos aparelhos tecnológicos que conhecemos hoje em dia não existiriam como os celulares e smartphones, computadores portáteis (notebooks, netbooks, tablets, etc.), e muitos outros dispositivos. Já estudei o funcionamento delas na faculdade e acho incrível o que a natureza é capaz de fazer. Uma descoberta sem igual, graças a estudiosos existentes no mundo. Belo texto, muito interessante mesmo. Obrigado pela bela contribuição!

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    01-10-2012 às 01:27:52

    Uso sempre pilhas alcalinas pela durabilidade, utilizo somente no controle remoto da tv, na minha lanterna e MP3.No meu notebook uso constantemente a bateria ,procuro sempre descarregar até o fim, pra depois recarregá-la,apesar que a bateria já está ficando viciada e durando menos. Uma coisa que sempre faço quando noto que uma pilha já está velha é joga-la no lixo, pois como dito no texto ela contém produtos quimicos que são prejudiciais a saude

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    27-09-2012 às 10:45:38

    As pilhas e baterias fazem devem fazer parte do stock de uma casa, pois têm muita utilidade.Sem elas não é possível manter a energia de muitos e variados objetos de extrema necessidade.Servem para alimentar relógios, candeeiros, computadores, o comando da televisão, rádios, despertadores etc.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    25-09-2012 às 14:28:37

    Tudo é à base de pilhas e bateria, tudo o que seja tecnologias avançadas e actuais. Muitas dependem já de bateria principalmente, o que à anos atrás era a pilhas, hoje me dia á a bateria, mais fácil e cómodo.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    23-09-2012 às 22:23:05

    Aquilo que me deixa apreensiva nas pilhas é o facto de a grande maioria das pessoas, tal como não recicla o vidro, o cartão e plástico, também não coloca as pilhas no pilhómetro. É sintomático disso o facto de muitos espaços de ecopontos já não conterem o pequeno ecoponto vermelho. Assim, é imprescindível que exista uma maior consciencialização da sociedade em geral para o problema, promovendo-se a utilização de pilhas recarregáveis, ainda que mais dispendiosas.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    21-09-2012 às 22:28:58

    deve-se ter a noção que pilhas e baterias não são a mesma coisa. pilhas não permitem recarga, enquanto que as baterias permitem. existem vários tamanhos e tensões. as baterias envolvem questões como se são de níquel e lítio. consoante o seu material de construção também varia a sua tensão. as de chumbo são utilizadas em veículos automóveis, as de níquel são conhecidos no aeromodelismo. lítio nos telemóveis.

    ¬ Responder

Comentários - Pilhas e baterias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como cuidar de Plantas de interior

Ler próximo texto...

Tema: Bricolage Jardim
Como cuidar de Plantas de interior\"Rua
Cada planta tem um comportamento diferente, vou colocar aqui alguns cuidados que servem para a maioria delas.

LUZ:

Os principais erros no cultivo de plantas de interior é a falta de luz.
Se elas estiverem em locais onde não há luz suficiente, isso pode ser corrigido com a instalação de luz artificial, existe no mercado lâmpada que imitam a luz natural.


TEMPERATURA:

Mudanças bruscas de temperatura retardam e até paralisa o crescimento da planta, bem como causa a queda de folhas.


UMIDADE:

A maioria das plantas necessita de uma umidade atmosférica adequada.
Normalmente notamos que a planta não está com a umidade correta quando acontece ficarem amarelas e a queda de folhas.


IRRIGAÇÃO:

Conselhos básicos:
Uma planta em fase de crescimento vai precisar de mais água que uma que está em fase de dormência, ou já atingiu o seu tamanho adulto.
Durante a floração a planta precisa de mais água que em sua fase de crescimento
Em ambientes internos mais quentes é evidente que a planta vai precisar de mais águas que em ambientes mais frios.
Para saber qual é o momento exato de molhar, enfie o dedo no substrato, se sentir ele seco, chegou a hora

FERTILIZANTE:

Para que a planta tenha um desenvolvimento harmonioso convém usar periodicamente de fertilizantes que podem ser líquido ou sólidos.
No mercado existe a venda fertilizante com fórmulas específicas para cada planta.
Após a utilização do fertilizante regue a planta.

LIMPEZA:

Faça regularmente a limpeza de folhas secas e caule, pois elas são bastante positivas não só esteticamente como para a saúde das plantas.
Se estiver acumulada muita poeira sobre as folhas, espane, e depois passe um pano húmido
Atenção: Existe algumas espécies, que tem as folhas aveludadas, tipo a Violeta Africana, Begônia Rex, etc. que não deve ser colocada água é só usar uma escovinha bem macia.

TROCA DE VASO:

De uma maneira geral após 1 ou 2 anos as plantas de interior devem ser colocadas em vasos de tamanho maior.
Isso deve ser feito porque as raízes passam a ocupar um grande espaço e também porque o substrato vai perdendo sua composição inicial.
A época mais adequada varia de planta para planta, algumas devem ser feitas na primavera e outras quando estão na fase de repouso.
Aproveite para obterem mudas, separando brotos e dividindo touceiras.

Pesquisar mais textos:

Miguel Pereira

Título:Como cuidar de Plantas de interior

Autor:Miguel Pereira(todos os textos)

Imagem por: Anton Fomkin

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Briana AlvesBriana

    13-10-2014 às 04:09:31

    Muito bom! É tão gratificante cuidar de plantas. A gente vê o quanto elas florescem quando são bem-cuidadas. Amei as dicas!

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    18-04-2014 às 22:36:55

    Fantástico seu texto, a Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios