Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Materiais Construção > Betoneira e central de concreto

Betoneira e central de concreto

Visitas: 28
Betoneira e central de concreto

A betoneira é uma ferramenta de grande importância obra, pois sua utilização otimiza tempo e pessoal e isto compensa seu custo. Além de garantir um concreto melhor preparado e mais homogêneo.

Ela é uma máquina destinada a preparar o concreto através da adequada mistura dos materiais previamente dosados.

Seu principio de funcionamento pode ser por tambor giratório ou de gravidade e pás giratórias ou de contracorrente.

O tambor giratório ou de gravidade é o mais comum na obra. Caracteriza-se por efetuar um movimento de rotação da caçamba em torno do eixo horizontal. Tem palhetas internas fixadas a caçamba. A mistura do concreto ocorre pelo revolvimento de seus componentes.

A betoneira de pás giratórias ou contracorrente, é usada no amassamento de concretos muitos secos e caracteriza-se por ter em suas pás, e em alguns casos em seu tambor, movimento de rotação em torno de seu eixo vertical para efetuar a mistura dos componentes.

Aplica-se a utilização da betoneira no concreto e na argamassa em obras de construção de edificações em geral. Até mesmo nos casos de obras de grande porte é de grande importância para o apoio deste trabalho.

Há uma grande variedade de betoneiras e sua capacidade pode variar de 0,100 m3 a 2,5 m3.

As betoneiras mais usuais nas obras de construção de edificações são a de gravidade e a de tambor basculante, elas tem a capacidade de produzir cerca de 0,250 m3 a 2,5 m3 de concreto por hora.

Podendo possuir ou não um carregador automático que consiste em uma caçamba que ao ser acionada, sobe despejando todo seu conteúdo no interior da betoneira. Este carregador automático auxilia em uma medição mais precisa dos componentes usados.

Na central de concreto encontramos o concreto produzido por concreteiras.
O concreto dosado na central é feito por empresas prestadoras de serviços de concretagem, mais conhecidas como concreteiras. O concreto executado pelas concreteiras é feito dentro dos mais altos níveis de qualidade e tecnologia.

A correta dosagem de seus materiais componentes, que são o cimento, água, agregados (areia e brita) e aditivos (quando necessário), é feita seguindo as normas especificas regida pela ABNT e de acordo com o tipo de obra da edificação.

O Antigo preparo do concreto feito artesanalmente, rudimentar e desprovido de quaisquer controles tecnológicos, agora evoluiu para uma atividade especializada. Com uma complexa execução e altamente técnica, que pode possuir os mais diversos usos e aplicações.

Sua abrangência engloba quaisquer tipos e pontes de edificações, pavimentação de vias urbanas e rodoviárias, barragens, pontes túneis, serviços públicos e obras de saneamento, plataformas marítimas, viadutos, guias, sarjetas e até calçadas.


Fabiane Martello

Título: Betoneira e central de concreto

Autor: Fabiane Martello (todos os textos)

Visitas: 28

790 

Imagem por: dailyinvention

Comentários - Betoneira e central de concreto

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A arte de trabalhar a madeira

Ler próximo texto...

Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:A arte de trabalhar a madeira

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: dailyinvention

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios