Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Materiais Construção > MDF ou MDP

MDF ou MDP

Visitas: 24
Comentários: 6
MDF ou MDP

Quantas vezes você já se perguntou qual a diferença afinal entre MDF e MDP ao ouvir falar principalmente na matéria prima de móveis? E pior ainda quando o vendedor de uma loja lhe da uma explicação totalmente contraria a que você recebeu em outra loja.

Saiba que tanto o MDF quanto o MDP são ótimos materiais, mas cada qual tem suas peculiaridades e utilizações.

A produção do MDF é feita a partir da transformação das toras de madeira em fibras que, misturadas às resinas e prensada em prensa contínua, se transformam em chapas que saem da linha de produção já com revestimento ou não. O uso mais recomendado é em trabalhos em baixo relevo, por isso é mais usado nas portas dos móveis.

Já o MDP tem sua produção a partir da transformação de toras de madeira em partículas, que são aglutinadas e entrelaçadas com resinas especiais de última geração, isto garante maior estabilidade dimensional do painel além de grande resistência à flexão, ainda possui a vantagem de ter um aproveitamento maior da matéria-prima do que o MDF, e é justamente por isso que seu custo se torna menor.

Ao contrario do MDP, o MDP deve ser trabalhado em partes retas, sem entalhes ou cantos arredondados e sem trabalhos em baixo. Por estes motivos sua principal aplicação são em portas retas, laterais de móveis, prateleiras, divisórias, tampos retos, tampos pós-formados, base superior e inferior, além de frentes e laterais de gaveta.

Encontramos o MDP com revestimento melamínico em Baixa Pressão (BP), Finish Foil (FF), ou sem revestimento para aplicação de lâminas de madeira, laminados de alta-pressão, pintura ou impressão.

A grande diferença entre MDF e MDP, é que no MDP utilizam-se partículas de madeira em camadas, as mais finas ficam na superfície e as mais grossas no miolo. Enquanto que no MDF, aglutinam-se fibras de madeira. Apesar desta diferença, ambos são considerados como painéis de madeira de média densidade.

O MDP é o painel de madeira industrializada mais consumido no mundo para a fabricação de móveis residenciais e comerciais, ele pode ser usado em conjunto com outros painéis, inclusive com o próprio MDF. Por ter um custo mais baixo, a utilização do MDP torna os móveis mais baratos e competitivos sem deixar a qualidade de lado.

O MDP é mais leva e mais fácil de manusear do que o MDF, possui melhor resistência ao arrancamento de parafusos, ao empenamento e tem menor absorção de umidade; e tem um acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimentos.

A aparência do MDP lembra o antigo aglomerado e mesmo sendo muito superior do que ele em qualidade e durabilidade, para quem não conhece acaba parecendo que o MDP não valha o investimento.

Tanto o MDF como o MDP é vulnerável a ambientes úmidos.


Fabiane Martello

Título: MDF ou MDP

Autor: Fabiane Martello (todos os textos)

Visitas: 24

799 

Imagem por: ydhsu

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoNelson

    25-05-2014 às 01:28:01

    Quero fazer cozinha qual o que devo comprar?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 04:18:41

    O MDP é o mais recomendável,pois é mais resistente e suporta a mobilidade com facilidade, além também de ter maior durabilidade quando exposto a umidade do ambiente.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoavata

    14-08-2014 às 19:17:36

    MDP É A POHA DO AGLOMERADO COM NOME MAIS BONITO... TENHO EM CASA

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    12-05-2014 às 12:39:40

    Tanto o MDF como o MDP são diferentes em alguns aspectos, mas geram um conforto muito grande, além de sua beleza e durabilidade.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • vanessa silva de melo

    27-03-2014 às 21:05:24

    estou querendo comprar uma estante que seu material é em MDP,mas estou com dúvidas quanto sua procedência,se é boa ou não,gostaria que me dessse uma opinião.

    ¬ Responder
  • Gil CleberGil Cleber

    26-12-2010 às 03:08:43

    Peço que me dêem a seguinte orientação acerca do MDF: sou pintor, e estou cogitando o uso de MDF para preparação de painéis para pintura de quadros a óleo. Vocês acham que o material é adequado? Tem resistência e durabilidade? (a preparação, nesse caso, requer total impermeabilização da placa de MDF, já que parece que o material é susceptível de danificar-se com a umidade)

    ¬ Responder

Comentários - MDF ou MDP

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: ydhsu

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios