Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é dislexia?

O que é dislexia?

Categoria: Saúde
O que é dislexia?

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem mais comum do que se imagina. Muitas pessoas apresentam tal disfunção. Muitos confundem dislexia com um mau comportamento, indisciplina ou falta de inteligência. Na verdade o que ocorre é que no período escolar, diante das dificuldades que apresenta, a criança disléxica acaba por mascarar sua dificuldade por meio de conduta não adequada. É uma forma que encontra de lidar com a frustração de não corresponder ao esperado e exigido pelos pais, professores e colegas.

Os sintomas mais evidentes dessa dificuldade estão presentes na leitura, na escrita e na soletração, principalmente naqueles que nunca se trataram. Pesquisas apontam que cerca de 15% das crianças em idade escolar apresentam tal dificuldade. Esse dado é um indicativo de que pais e educadores devem estar mais atentos ao comportamento de cada criança a fim de não confundir uma dificuldade de aprendizagem com falta de capacidade ou até mesmo preguiça. É importante destacar que quando diagnosticada e tratada precocemente, a dislexia não se tornará em empecilho para uma vida de sucesso. Dislexia não é sinônimo de falta de inteligência, pelo contrário, pesquisas também mostram que crianças disléxicas têm a mesma capacidade que as demais e muitas delas ainda apresentam inteligência superior.

São muitos os casos de pessoas disléxicas bem-sucedidas ao longo da história. Elas conviveram bem com sua dificuldade e a canalizaram para outras formas de realização pessoal, principalmente trabalhando com as áreas de seu interesse. São alguns exemplos o inventor Thomas Edison, o ator hollywoodiano Tom Cruise, a escritora Agatha Cristie, o criador de vários personagens históricos Walt Disney, entre outros.

A dislexia é herdada, logo, alguém na família deve ser também disléxico. A grande dificuldade é relacionar os sons às letras que representam. Ela apresenta-se em falhas nas conexões cerebrais. A criança disléxica só consegue reconhecer os fonemas e não as palavras. É por isso que ela não reconhece a mesma palavra várias vezes. Ao lê-la tem a sensação de se tratar de uma nova palavra. Em virtude disso a leitura se torna difícil para ela. Da mesma forma acontece com a escrita. A mesma palavra é escrita seguidamente de formas diferentes. Contudo se tratada na primeira infância, a cura é completa. Daí a importância de se estar atento ao comportamento da criança para detectar alguma dificuldade que ela apresente.

Como diagnosticar perfeitamente? Alguns sintomas são característicos em cada faixa etária. Porém um diagnóstico correto deve ser feito por um especialista, um psicopedagogo, profissional especializado em dificuldades de aprendizagem. Na educação infantil a criança disléxica fala como bebê, em muitos casos, tem dificuldade em soletrar as letras de seu nome, apresenta dificuldade em reconhecer dias da semana, letras e sons e não consegue repetir rimas. Nas séries iniciais, a criança tem dificuldade em memorizar palavras, apresenta dificuldade na relação entre letra e som, não memoriza o que está sendo ensinado, comete erros ortográficos, reclama não gostar de ler, sente medo de ler em voz alta, é mais lento na realização de testes e provas e não consegue separar as sílabas das palavras adequadamente. Nas séries finais a resistência em ler para o grupo aumenta, ocorrem muitos erros ortográficos, quando lê, o faz muito devagar, demora nas provas, troca letras na leitura, pula a leitura de palavras ou sílabas extensas e complicadas, tem muita dificuldade em resolver problemas matemáticos e a aprender língua estrangeira.

Observando alguns desses sintomas o indicado é procurar um especialista. Em caso positivo, é aconselhado procurar alternativas de superação dessa dificuldade na escola e iniciar tratamento. Aos pais cabe manter a tranquilidade e aumentar a auto-estima da criança.


Rosana Fernandes

Título: O que é dislexia?

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

796 

Imagem por: Tiberiu Ana

Comentários - O que é dislexia?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Estratégia do arco-íris

Ler próximo texto...

Tema: Serviços
Estratégia do arco-íris\"Rua
Pessoas comuns estão a descobrir novas estratégias que supostamente fazem dinheiro rápido. Mas, a verdade da questão é que, isso é quase impossível. Ao longo de sua jornada de negociação, vai experimentar algumas vitórias e derrotas. Então, vejamos uma das estratégias que irá produzir mais vitórias do que derrotas: a estratégia do arco-íris. Esta é uma estratégia muito poderosa que qualquer um pode utilizar, especialmente novatos lá fora. Se é novo no comércio de opções binárias e gostaria de ganhar dinheiro online, esta é a estratégia ideal para si.

A estratégia do arco-íris envolve um período de 6, 14 e 26 períodos, períodos de média móvel exponencial. Estes permitem filtrar os movimentos menores no mercado e dar-lhe uma visão clara da tendência.

O mercado está numa tendência alta quando o período de 6 EMA está no topo dos 14 períodos EMA e dos 26 períodos EMA. A tendência baixa ocorre quando as EMA cruzam-se. Agora, os 26 períodos EMA devem estar no topo da EMA de 14 períodos. Em tendências altas, os comerciantes devem concentrar-se principalmente em opções de compra.

Uma opção de compra pode ser acionada quando o preço para baixo remonta à EMA 14 e começa a mover-se para cima. Uma opção de venda pode ser acionada quando o preço refaz para cima, e os períodos EMA 14 começam a mover-se para baixo.

As vantagens desta estratégia é que muitos dos sinais são precisos e não requerem muita análise para fazer um bom negócio. Com a gestão de risco adequada, pode fazer desta a sua principal estratégia. Mas, antes de tomar essa decisão, saiba que existem algumas desvantagens. O preço às vezes pode ir além dos 14 períodos de EMA. Alguns comerciantes podem não saber como reagir a isso.

Além disso, mesmo se os mercados são tendências, ainda existe a possibilidade de dar sinais falsos, mas com a gestão de riscos aplicadas, esses sinais falsos não causam muito dano. Combinar esta estratégia com coisas como Fibonacci, linhas de tendência ou médias móveis podem ajudar a reduzir as chances de perdas.

Em geral, a estratégia do arco-íris é um grande indicador. Ele faz maravilhas nos mercados de tendências e é muito fácil de usar para os comerciantes de todos os níveis. No fim de contas, é apenas uma questão de fazer uma boa gestão de risco. É uma ótima estratégia para iniciantes começarem a usar e obterem vitórias, experiência e bastante dinheiro.

Pesquisar mais textos:

Jerónimo Diogo Magalhães

Título:Estratégia do arco-íris

Autor:Jerónimo Diogo Magalhães(todos os textos)

Imagem por: Tiberiu Ana

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios