Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Faça ginástica!Não deixe os músculos atrofiar

Faça ginástica!Não deixe os músculos atrofiar

Categoria: Desporto
Visitas: 2
Comentários: 2
Faça ginástica!Não deixe os músculos atrofiar

O termo “ginástica” vem do grego “gymnádzein”, que significa “treinar-se” e, numa acepção literal, “exercitar-se nu”, que era como os gregos executavam os exercícios.

Em tempos idos, quando o quotidiano da grande maioria das pessoas impunha uma intensa actividade física, como o trabalho no campo, a ginástica podia dispensar-se. Agora, porém, e mormente nas cidades, é uma premissa essencial para manter o organismo saudável.

A ginástica assenta numa série de movimentos repetidos inúmeras vezes para moldar ou definir diversos grupos musculares. É bastante procurada nos ginásios com intentos estéticos, mas, para além disso, reveste-se de primordial importância para a saúde, dado que o estilo de vida citadino motiva a falta de uso de determinados músculos, que acabam por ficar atrofiados. Desta necessidade de exercitação surgiu a ginástica como modalidade desportiva, apresentando evolução para algumas variantes.

Assim, a ginástica artística engloba, em competições onde se deve demonstrar total controlo do corpo, através da força, da agilidade, da coordenação, da flexibilidade e do equilíbrio, no caso dos homens, seis aparelhos (solo, salto, cavalo com arções, barras paralelas, barra fixa e argolas) e, no das mulheres, cinco (trave, solo, salto e barras, paralelas assimétricas).

A ginástica rítmica desportiva é exclusivamente feminina. As atletas rivalizam manuseando cinco aparelhos: arco, bola, corda, fita e maças. Os desafios podem ser individuais ou entre conjuntos de cinco desportistas. Vence a individualidade ou a equipa que tiver angariado mais pontos, atribuídos por um painel de juízes que avalia as actuações com base em critérios específicos: saltos, equilíbrio, flexibilidade, manipulação do aparelho e efeito artístico conseguido. Os concursos internacionais dividem-se em júnior (raparigas até aos 15 anos) e sénior (meninas com idade igual ou superior a 16 anos). Regra geral, as ginastas iniciam os treinos ainda muito jovens e atingem o auge no fim da adolescência.

A ginástica aeróbica desportiva consta da realização de coreografias que patenteiem força, agilidade, sincronismo e beleza plástica. As competições abarcam categorias de trios, duplas, individual masculino e individual feminino.

A ginástica acrobática vai beber às fontes das primeiras habilidades realizadas com a formação dos primeiros circos, no século XVII. Trata-se de levar a cabo sequências coreográficas acompanhadas de música, em pares ou em grupos, no tapete. Ginastas masculinos competem em duplas ou quartetos e femininos em duplas ou trios.

Parente próximo da ginástica acrobática, o trampolim acrobático materializa outra variante, que tem a dita de desenvolver capacidades de coordenação motora.

Quase todas as escolas dispensam algum tempo à iniciação da ginástica. Para competir, todavia, há que dedicar-se por períodos imensamente superiores e ter o apoio de treinadores especializados, bem como um local apropriado para treinar. Venha daí!



Maria Bijóias

Título: Faça ginástica!Não deixe os músculos atrofiar

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

807 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    10-10-2014 às 11:51:21

    Pratico regularmente ginástica localizada na minha casa e vejo o grande efeito que ela traz ao corpo. Deixa os músculos bem firmados, além de modelar o corpo. Amo essa prática e sempre quero seguir!

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    14-09-2012 às 18:15:36

    Na verdade, poucas são as pessoas que praticam ginástica como forma de exercício físico. Isto porque os exercícios cardio e localizados são mais procurados. No entanto, a ginástica pode servir como complemento a outro género de exercícios, uma vez que comporta benefícios extra, nomeadamente o ganho ou manutenção da flexibilidade e, assim, da juventude. Praticar ginástica pode ser também menos cansativo quando comparado com os exercícios cardio, sendo assim adequado para pessoas mais velhas.

    ¬ Responder

Comentários - Faça ginástica!Não deixe os músculos atrofiar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios