Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Caiaques: de mente aberta

Caiaques: de mente aberta

Categoria: Desporto
Caiaques: de mente aberta

Afinal, a bicicleta não é o único meio de transporte onde a “besta” puxa sentada, salvo seja.

Os caiaques, que são muito semelhantes às canoas, também exigem ser impelidos pelas águas através do vigor impresso aos remos.E, em princípio, não dá jeito nenhum remar de pé, de joelhos ou de cócoras…

Os caiaques nasceram na Gronelândia e constituíam um meio de trabalho dos esquimós, nomeadamente no sector da pesca. Aliás, caiaque na língua local significa, precisamente, “barco de caçador”. Uma caçada solitária, já que o comum destas embarcações admite unicamente um ocupante.

Não se trata de estruturas propriamente familiares que permitam passeios domingueiros com a parentela, atravessando o gélido Mar do Norte para avistar baleias, focas e outros hipotéticos animais que, ancestralmente, serviam de matéria-prima à construção dos próprios caiaques.

Descendentes destes barcos primitivos, destinados a contribuir para a sobrevivência das populações de então, os modernos caiaques, já reforçados com fibra de vidro, são concebidos para a canoagem, um desporto saudável e bastante seguro, desde que tidas em linha de conta algumas precauções básicas.

Se os antigos cá voltassem e vissem isto, bem podiam associar-se à máxima de “levar o trabalho na desportiva”…

Independentemente do motivo pelo qual se decida entrar num caiaque, saber nadar constitui, obviamente, o primeiro e mais evidente requisito para alguém que se propõe conduzir um veículo aquático…!

É também importante que, previamente, se tenham feito alguns exercícios de aquecimento, não só dos braços como das pernas. Ainda que se ostente a medalha de ouro da natação, esse facto não dispensa o uso de colete salva-vidas (e vice-versa).

Quando se sai para distâncias longas, deve procurar-se companhia. Por razões de segurança, é bom que a cabeça esteja coberta com um capacete, não vá haver imprevistos e, de repente, ficar-se com uma mente mais aberta…


Rua Direita

Título: Caiaques: de mente aberta

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

633 

Imagem por: FreeWine

Comentários - Caiaques: de mente aberta

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: FreeWine

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios