Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > 5 Principais Sintomas: Como Sei Que tenho Ebola.

5 Principais Sintomas: Como Sei Que tenho Ebola.

Categoria: Saúde
5 Principais Sintomas: Como Sei Que tenho Ebola.

Uma grave doença tem chamado a atenção de todo o mundo. O Ebola tem evoluído com o passar do tempo e com ele o número de casos em todo o mundo, especialmente no continente africano onde se localiza o epicentro da epidemia.


Mas, o que é o Ebola?

É uma doença infecciosa transmitida através de vírus. Uma infecção que tem acarretado em muitas mortes em todo o mundo. Seus sintomas são comparáveis ao de uma gripe comum, porém, leva a morte em poucos dias.
Existe mais de um tipo de Ebola?

Sim. Existem, atualmente, cinco tipos distintos de Ebola. Cada tipo é uma evolução do vírus e vale lembrar que quando um paciente é contaminado com algum vírus do Ebola o mesmo passa a ser imune ao vírus, porém, não a doença. O mesmo paciente pode adquirir outro tipo de vírus do Ebola. Conheça agora os tipos de


Ebola:

Ebola Sudão
Ebola Reston
Ebola Costa do Marfim
Ebola Budibugyo
Ebola Zaire

Esse último é considerado a maior evolução do vírus, ou seja, pode levar a óbito mais rápido que as demais. Seus sintomas são mais constantes e em poucas horas o vírus começa a manifestar-se. Ultimamente, ele é o maior problema nos Países da África, principalmente nas Regiões da África Central.

5 principais sintomas:

1. Dor e inflamação na garganta.
2. Fraqueza e indisposição.
3. Dor em todo o corpo.
4. Forte dor de cabeça.
5. Febre muito alta e repentina.


Como se transmite?

O Ebola, como qualquer doença transmitida por vírus, é transmitido pelo contato direto com o portador, sendo semelhante ao vírus da gripe. Porém, para ser contaminado com a doença é necessário o contato com fluidos corporais de alguém doente, como saliva, sangue, sêmen ou qualquer outro mesmo depois de morto o paciente.


Como se espalhou a doença?

Cientistas encontraram vestígios que apontam para a origem do vírus. Foram encontrados morcegos em regiões específicos na África que possuíam resquícios do nosso vilão. Por sua vez, eles mordiam frutas durante suas buscas por alimentos e com isso disseminavam o vírus em outros animais que acabavam comendo os restos contaminados com saliva. Esses animais, por sua vez, são bastante consumidos naquela Região, como os javalis e outros mamíferos.

Sua evolução entre humanos é devido aos rituais fúnebres de familiares que morreram devido à doença, pois, existe todo um zelo na hora de preparar o corpo do ente querido, como banho troca de roupas, abraços e beijos. Como foi dito no inicio, o Ebola é transmitido até quando o paciente chega a óbito, por isso há a queima e enterro dos restos dos corpos contaminados de pessoas e animais e isso é abominável na cultura e tolerância africana. E pelo mundo, a contaminação se dá pelo contato de turistas que entraram na zona de quarentena e saíram para outros países.


Existe cura ou meios de se proteger?

Foi desenvolvida a vacina, porém, sua fabricação em larga escala é demorada. Portanto, é necessária a contenção do vírus, o não contato com pessoas contaminadas, evitar ficar em locais aglomerados e manter a higiene.


Gleison Nunes Uchoa

Título: 5 Principais Sintomas: Como Sei Que tenho Ebola.

Autor: Gleison Nunes Uchoa (todos os textos)

Visitas: 0

196 

Comentários - 5 Principais Sintomas: Como Sei Que tenho Ebola.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios