Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O mês de Junho

O mês de Junho

Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 4
O mês de Junho

O mês de Junior é a época da colheita do milho, por isso a maioria dos pratos juninos leva praticamente este ingrediente. Falamos agora um pouco sobre as tradições juninas:

Santo Antônio 13 de Junho um dos santos mais comemorados durante a festa junina, com certeza o que mais possui devotos. O santo é representado carregando o menino Jesus em seus braços e ficou conhecido como o santo casamenteiro, sempre o mais invocado pelas moças solteiras em busca de um amor. Um costume muito praticado pela igreja e pelos fieis é no dia 13 de Junho distribuir aos pobres e afortunados os famosos pãezinhos de Santo Antônio, que deve ser guardado no pote de mantimentos, para garantir que não faltará comida durante todo o ano.

São João 24 de Junho é o Santo responsável pelo título de Santo festeiro por isso em seu dia as festas têm muita dança. São João é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente aos que sofrem de dores de cabeça e garganta.

São Pedro 29 de Junho o guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. No dia de São Pedro, todo homem que tiver o nome Pedro ou Pedro ligado ao seu nome deve acender uma fogueira na porta de casa.

Simpatias: nos dias 13, 24, e 29, datas em que se comemoram os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, respectivamente, é tradicional se fazer simpatia. Arranjar namorado: planta-se um dente de alho com o nome do pretendente, escrito em um papel. Na manhã seguinte, se estiver brotado, significa que haverá casamento. Prato com água: escreva o nome dos pretendentes em papéis branco. Pegue os papeis e torça-os bem forte. Coloque um prato com água e jogue os papeis dentro. No dia seguinte, o papel que amanhecer aberto tem o nome daquele que será o seu esposo. Fita branca: pegue uma fita branca e uma vermelha e amarre em Santo Antônio. Enquanto faz os nós faça o pedido. Reze um pai nosso e coloque o Santo de cabeça para baixo pendurado sob a cama. Só retire o Santo quando alcança a graça. No dia de São Pedro, junte um pouco de comida do almoço e do jantar de tudo que você tiver comido. Antes de dormir prepare a mesa com uma toalha branca, o prato com a comida e os talheres e vá dormir. Em sonhos você conhecerá seu pretendente.

Brincadeiras: as brincadeiras são a parte mais divertida da festa junina. Correio elegante, e jogo de argola, pescaria, tiro ao alvo. Musicas mais utilizar para dançar em festa junina são o forró, xote, baião.

Quadrilha: é originalmente francesa, a quadrilha se tornou uma dança tradicional da festa junina, com ritmo sempre alegre e movimentado. Cada região possui seu próprio tipo de quadrilha, mas a forma mais praticada no Brasil é a quadrilha caipira, na qual os participantes se caracterizam como caipiras, os movimentos marcados por um mestre-de-cerimônias e que termina com um a cerimônia de casamento com direitos a noivos, padres e convidados.



Waldiney Melo

Título: O mês de Junho

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 2

673 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    27-07-2014 às 21:57:52

    Bem interessante essas informações acerca do mês de junho. Não sabia que era a época do milho. Que brutal!!!!

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 23:07:07

    em Portugal em Junho ocorrem as festas dos Santos Populares. Nestas festas tão conhecidas e apaixonantes, vivem-se todos os anos muitas tradições. Comem-se sardinhas assadas, caldo verde, compram-se manjericos e saltam-se fogueiras. São festas típicas e únicas onde se dançam em arraiais com musicas tradicionais e ao vivo.

    ¬ Responder
  • nayaranayara

    07-07-2009 às 01:23:54

    quais são os nomes das danças de festa junina

    ¬ Responder
  • suellensuellen

    02-07-2009 às 00:02:57

    Muito obrigado pelo respeito de vocês; Eu quero sabe tudo sobre festa junina

    ¬ Responder

Comentários - O mês de Junho

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios