Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A pena de morte: a favor ou contra

A pena de morte: a favor ou contra

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 6
Comentários: 3
A pena de morte: a favor ou contra

A pena de morte consiste na condenação de um indivíduo por parte do poder legislativo de um Estado. O assassinato, espionagem, estupro, adultério e corrupção são alguns crimes que podem levar o indivíduo à pena de morte. Já foi abolida em quase todos os países da Europa e da Oceânia. Contudo, a grande maioria dos países da América, África e Ásia ainda mantêm a pena de morte.

Expomos aqui alguns métodos com que se pode praticar a pena de morte: asfixia, esmagamento, cadeira elétrica, desmembramento, afogamento, câmara de gás, injeção letal, fuzilamento, entre outros.

Podemos considerar como argumentos a favor da pena de morte: a lei como autoridade terrena pode condenar um individuo à morte; a pena de morte esteve sempre presente na história da humanidade e serve de exemplo para a população; eliminação de indivíduos perigosos para a sociedade; há crimes e indivíduos em que a pena de morte é a mais adequada; a sociedade não quer que o seu dinheiro, o dos impostos, seja utilizado para ajudar de qualquer forma os criminosos.

Argumentos contra da pena morte podemos considerar: a possibilidade de matar inocentes; Só Deus tem o direito de decidir quem e quando deve morrer; a pena de morte não resolve o problema; ajudar o criminoso a encontrar o seu caminho na via legal; «a vida humana não tem preço», como vem na Bíblia, no Êxodo; os índices de criminalidade são mais altos nos países que praticam pena de morte; a prisão perpétua pode ser uma solução para o condenado; saber perdoar é um dom; oportunidade de estudar este tipo de criminoso e perceber os motivos que o levam a fazer mal.

Não existe nem nunca vai haver um consenso sobre este assunto. A pena de morte acompanha-nos há vários séculos e parece que em alguns países ela vai continuar a fazer parte da história. No entanto, muitas são as pessoas, os povos e os países a lutar para o fim da pena de morte. Os países ocidentais foram os primeiros a libertarem-se.

Agora compete a cada um formar a sua própria opinião e lutar por ela, nomeadamente, se vive num país com pena de morte.


Daniela Vicente

Título: A pena de morte: a favor ou contra

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 6

802 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    18-08-2014 às 05:38:05

    Deveria haver pena de morte para colocar medo, terror na mente desses homens cruéis. Assim, não haveria tanta gente inocente nas mãos desses assassinos, ladrões, e demais pessoas que não tem um pingo de amor pelas pessoas.

    ¬ Responder
  • Magda

    09-04-2013 às 13:38:50

    Pois,na minha opniao a pena de morte deve prevalecer porque muitos criminosos estao soltos e convictos de praticar enumerosos sem nenhum pudor,e muitos inocentes sao vitimas e vivem no maior sofrimento e sem ninguem que os defenda,segundo a biblia "ninguem tem o direito de tirar a vida do outro só deus", só que eu pergunto:somente um criminoso é que tem esse direito e onfendido nao? Que justica é essa que so existe para uns e para outros nao? Eis a questao de se votar a favor da pena de morte.

    ¬ Responder
  • Lane

    13-06-2014 às 11:55:01

    A favor!

    ¬ Responder

Comentários - A pena de morte: a favor ou contra

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios