Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Biodiesel, principais vantagens e desvantagens

Biodiesel, principais vantagens e desvantagens

Visitas: 28
Comentários: 6
Biodiesel, principais vantagens e desvantagens

O biodiesel tem vindo a assumir-se cada vez mais como uma alternativa real e viável ao uso de combustíveis fósseis, como o petróleo, cuja prospeção é cada vez mais onerosa. O biodiesel, tal como o nome indica, provém exclusivamente da transformação e adaptação de óleos vegetais caseiros (soja, girassol, etc.) para a sua utilização em motores a diesel (automóveis, camiões, carrinhas, tratores e geradores). Atualmente existem já veículos exclusivamente movidos a biodiesel, como é o caso de autocarros que circulam em cidades europeias e sul-americanas. Analisemos, pois, quais as vantagens e as desvantagens relacionadas com o uso deste biocombustível.




As principais vantagens relacionam-se com o facto de ser uma energia renovável e biodegradável, sem apresentar índices de toxicidade; o biodiesel é facilmente transportável e implica menores riscos de explosão (cerca de metade) comparativamente ao petróleo; os carros movidos a biodiesel apresentam, igualmente, menor risco de incêndio e explosão; a utilização massiva do biodiesel constituiria um incomparável benefício para a natureza, uma vez que diminuiria significativamente o efeito de estufa; é gerador de emprego, uma vez que, a massificar-se, terão de abrir-se fábricas novas e criar-se novos campos de cultivo de oleaginosas, pelo que milhares de postos de trabalho serão criados; os produtores rurais poderão aproveitar a sua própria produção e, assim, poupar nos gastos energéticos.

Os subprodutos do biodiesel poderão vir a ser usados como nutrientes para os solos cultivados; a energia produzida por litro é quase igual à do petróleo; aplicável nas estritas exigências do Protocolo de Quioto; melhora a ignição do motor e, finalmente, não implica a transformação dos motores já criados, o que lhe dá um sucesso quase imediato e garantido.

Todavia, nem tudo são rosas e as desvantagens existem. Saiba quais são: o biodiesel proporciona uma menor explosão nos motores, logo gera menos energia; pode vir a ser mais caro do que o diesel normal, dependendo da oleaginosa utilizada; a exploração desmedida de solos, o desbravamento de matas e a especialização da produção numa só oleaginosa podem originar uma diminuição da biodiversidade e problemas relacionados com a presença de novos insetos, como o da malária; o preço dos alimentos tenderá a subir, pois a soja e o milho, por exemplo, passarão a servir não só de alimento, como também de combustível; finalmente, o biodiesel não é uma energia totalmente limpa e gera, igualmente, emissões de CO2, apenas em quantidades muito menores.

Pesem-se, pois, ambas as vantagens e desvantagens e opte-se pela melhor solução para preservar o nosso planeta e as espécies que o habitam (animais e vegetais).


Isabel Rodrigues

Título: Biodiesel, principais vantagens e desvantagens

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 28

764 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • Manuel Aguirre

    15-03-2013 às 16:11:25

    Desvantagens mencionadas são somente para o biodiesel produzido no Brasil a partir de oleaginosas. pode ser produzido a partir de algas, cobinando melhora ambiental e produção de combustivel. O Depto de energia de EEUU fez abundante pesquisa mas suspendeu quando passou a crise de petróleo. Tem variedades de algas que produzem biodiesel melhor que do petróleo sem precisar esterificação e a custo muito menor. Muita pesquisa mundial em segredo, mas somente necessita ideias claras e capital para isolar variedades de maior rendimento. Métodos de cultivo em grande escala necessitam definir métodos de tratamento dos resíduos. Pode usar esgoto sanitário, depurando a água. Teoricamente é possível fechar o ciclo:
    CO2 energia solar algas = biocombustível resíduos O2.
    Resíduos fermentação anaeróbia = biogas CO2
    biocombustível O2 = nergia elétrica energia térmica.
    Mais info na BAE - UNICAMP Tese Mestrado Manuel Aguirre.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 19:17:18

    Interessei-me muito por esse trecho: “As principais vantagens relacionam-se com o facto de ser uma energia renovável e biodegradável, sem apresentar índices de toxicidade...”. Isso indica que formas de evitar o degaste do meio ambiente já existem, notícia ótima!

    ¬ Responder
  • eduardoeduardo

    22-05-2012 às 00:41:27

    bio dieesell bobo

    ¬ Responder
  • paloma inàciopaloma inàcio

    03-06-2010 às 00:23:57

    o biodiesel é uma òtima idèia para preservar à natureza e reusar o òleo de cozinha.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãosocrates

    19-05-2010 às 19:14:04

    sim tem, obrigado por gostar de Portugal

    ¬ Responder
  • danuxdanux

    12-05-2010 às 18:53:58

    oi sabe me dizer se o biodisel tem como sub produto a glicerina ?

    obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Biodiesel, principais vantagens e desvantagens

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O Mito da Entrevista de Emprego

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Empresariais
O Mito da Entrevista de Emprego\"Rua
Aguardando há meses pela oportunidade de um novo emprego e após ser aprovado em várias etapas do processo de seleção eis que surge um empecilho: a entrevista de emprego.

Diversas dúvidas passam pela cabeça do candidato como o que vestir, como sentar-se, qual o tom de voz adequado, o que o entrevistador espera como resposta e como impressioná-lo provando ser a pessoa certa para a vaga a ser ocupada.

A verdade é que não há regra que garanta o sucesso em uma entrevista, porém, algumas atitudes e cuidados precisam ser tomados. Abaixo seguem 10 dicas que auxiliarão o candidato enfrentar essa fase do processo de seletivo de forma mais segura, não importando a área ou cargo pretendido.

1. Seja pontual. A pontualidade é uma forma de demonstrar respeito, consideração e compromisso com a empresa, porém, ser pontual não significa ser precipitado, chegando com muito tempo de antecedência. Para isso programe-se: quanto tempo você levará para chegar até o local combinado para a entrevista? E se houver algum tipo de atraso? Programe-se para que os prazos possam ser cumpridos. Se o atraso for inevitável entre em contato com a empresa e explique o motivo para o mesmo solicitando a possibilidade de remarcar o compromisso.

2. Vista-se de maneira condizente ao cargo que irá ocupar. Mesmo parecendo ser uma superficialidade, a forma como o candidato se veste pode influenciar a decisão do entrevistador, portanto, causar uma boa impressão é essencial. Para isso pesquise o perfil da empresa, se possível observe a forma como os funcionários se vestem e use na entrevista algo um pouco mais formal do que usaria todos os dias para ir ao trabalho.

3. Zele por uma boa aparência. Como descrito acima causar uma boa impressão é essencial, dessa forma, a higiene pessoal é indispensável. Vale ressaltar que perfumes e maquiagem exagerados são pontos negativos em uma entrevista.

4. Tenha em mente suas principais realizações profissionais e as evidencie. Quais os principais desafios que essas lhe trouxeram e o que aprendeu em cada uma delas. Se é seu primeiro emprego vale ressaltar suas experiências escolares e acadêmicas como trabalhos em grupos, projetos realizados, programas de estágio e trainee.

5. Tenha atitudes positivas. Um método de entrevista consiste em perguntas aparentemente absurdas que não possuem, necessariamente, respostas prontas. O que ele deseja na verdade é avaliar seu raciocínio lógico, portanto, seja criativo, argumente e crie estratégias para sair dessa saia justa.

6. Seja genuíno e autentico. Mesmo estando sob pressão seja você na entrevista. Não minta nem use máscaras. O recrutador provavelmente perceberá que você não está sendo sincero.

7. Tenha argumentos. “Por que você quer trabalhar aqui?” ou “Quais serão suas contribuições para essa empresa?” são perguntas básicas em uma entrevista de empregos. Portanto, tenha bons argumentos para esses questionamentos.

8. Mostre-se interessado. Faça perguntas plausíveis ao entrevistador.

9. Seja gentil e educado a todo o momento. Muitas empresas costumam analisar o candidato no momento em que esse inicia o processo seletivo.

10. Mostre-se confiante. Se você fará a entrevista de emprego é porque já passou por outras fases do processo seletivo, ou seja, tem muitos pontos a seu favor. Acredite no seu potencial .

Outros textos do autor:
O Mito da Entrevista de Emprego

Pesquisar mais textos:

Mabelly Venson

Título:O Mito da Entrevista de Emprego

Autor:Mabelly Venson(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios