Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Passe o testemunho

Passe o testemunho

Categoria: Desporto
Visitas: 2
Comentários: 1
Passe o testemunho

Costuma dizer-se que «em equipa vencedora não se mexe». Pois, no caso da corrida em equipa é a própria que tem de se mexer…! Efectivamente, se correr é uma acção individual, nas estafetas o sucesso advém da coordenação entre todos os atletas, tirando, inclusive, partido do esforço dos mais fracos. Na realidade, a sincronização pode valer muito mais do que a superioridade física dos adversários.

As estafetas constituem provas de corrida em que concorrem grupos de quatro atletas, cada qual percorrendo porções iguais da trajectória. Nos Jogos Olímpicos, as estafetas só se aplicam às corridas de velocidade (quatro vezes 100 metros e quatro vezes 400 metros), mas também são considerados recordes mundiais de outras distâncias em pista (quatro vezes 200 metros, quatro vezes 800 metros e quatro vezes 1500 metros). Em estrada, as estafetas pressupõem distâncias superiores, como acontece no corta-mato, onde são admitidas, igualmente, equipas com mais de quatro membros.

O objecto que nunca pode faltar nas provas de estafeta é o testemunho. Trata-se de um tubo liso, de secção circular, feito de madeira, metal ou outro material rígido. Nas competições oficiais não pode pesar menos de 50 gramas e mede entre 28 e 30 centímetros. É entregue na zona de transmissão, que tem 20 metros. Este comprimento permite ao receptor do testemunho começar a correr antes de o receber, no sentido de aproveitar todas as preciosas fracções de segundo. Não obstante, o facto de se encontraram os dois em movimento reforça a necessidade de coordenação entre eles aquando da passagem, que deve ser feita com os dois a praticar a velocidade máxima. O testemunho pode ser passado de baixo para cima (técnica ascendente) ou de cima para baixo (técnica descendente), mas nunca atirado.

Os corredores são obrigados a permanecer nos seus corredores ao longo de todo o percurso, excepção feita para quando o testemunho cai. Nesse caso, e se não houver ninguém nas pistas contíguas, o último atleta que o transportava pode invadi-las, se não prejudicar ninguém, a fim de o recuperar.

A corrida de estafetas, praticada desde cedo nas escolas, é muito estimulante para os alunos, sendo um elemento educativo de grande relevo. Efectivamente, ela fomenta a socialização, valorizando o trabalho em equipa, onde não há lugar a discriminações, uma vez que até a prestação do membro mais fraco é fundamental para o resultado final. De resto, além dos quatro vezes cem metros, pode optar-se por distâncias menores: quatro vezes 60 metros e quatro vezes 80 metros. Portanto, o que interessa é munir-se de roupa e calçado adequado, arranjar um testemunho e … começar a correr!



Maria Bijóias

Título: Passe o testemunho

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

804 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Yuri SilvaYuri

    10-10-2014 às 15:39:30

    Esclareceu-me muito acerca do testemunho nas corridas. Valeu mesmo!

    ¬ Responder

Comentários - Passe o testemunho

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios